Crescimento Espiritual

Autor: Jeremias Pereira da Silva




Qual é sua estatura espiritual?
Tudo que tem vida cresce, ou pelo menos é o que deveria acontecer.
Somos gerados novas criaturas para nos tornarmos semelhantes a Cristo. Essa é a estatura do varão perfeito.

Crentes bêbes estão carnais, tem preferências por obreiros, estão envolvidos em pecados sexuais, mentem, difamam, em constantes dúvidas sobre a fé e as doutrinas centrais do evangelho; são soberbos, se machucam facilmente, afastam-se da comunhão por qualquer picuinha, não evangelizam, críticos, azedos, chorões, murmuradores, não sabem decidir o que é certo ou errado; dizem acreditar na bíblia mas a cosmovisão ( a maneira como vê a vida) é mundana; não contribuem, são avarentos; quando contribuem fazem com a motivação de ficarem ricos. Igrejas cheias de crentes imaturos são frias, sofrem escândalos, divisões, perdem o foco missionário. Falta o fruto do Espírito e aquela manifestação pratica de santidade conseqüência da graça do Eterno.

O Crescimento espiritual não tem qualquer relação com nossa posição em Cristo. Em Cristo temos todas as bênçãos espirituais. Em Cristo somos novas criaturas. Em Cristo somos irrepreensíveis. É assim que o Eteno nos vê. Crescimento é a vida de Cristo em nós dia-a dia.

O crescimento espiritual não está relacionado com o favor de Deus. Deus não tem filhos prediletos. E o seu amor não muda a nosso respeito. Deus não nos amará mais se nos tornamos crentes mais maduros. A maturidade é quando nos tornamos cada vez mais semelhantes a Cristo. "Cristinhos".

O crescimento espiritual não está vinculado ao tempo. Há pessoas das quais se pode dizer "tanto tempo na igreja e ainda menino na fé". Maturidade não tem a ver com o calendário.
A pessoa pode freqüentar os cultos ou a escola dominical anos e não crescer quase nada na fé. Os hábitos mundanos continuam fazendo parte de sua vida.

O crescimento espiritual não está relacionado ao conhecimento intelectual da bíblia. Há pessoas que sabem tanto a bíblia que parecem que vão dar aula no céu. Estudam tanto que não tem tempo para praticar a palavra. Sabem só a letra e a-m-a-m debates e discussões sobre pontos mais difíceis da bíblia. Maturidade é bíblia em ação no poder do Espírito Santo.

O crescimento espiritual não tem qualquer relação com atividade ou função da pessoa numa igreja. "É pastor! Líder na igreja! Filho de líder e fez isso!" Maturidade nada tem a ver com ocupação no trabalho da igreja. Em alguns casos a participação em muitas atividades pode impedir a pessoa de amadurecer. Ela fica soberba por estar em posição de liderança e não querem prestar contas de nada. Há igrejas e ministérios sendo lideradas por meninos e meninas na fé.

O crescimento espiritual não está vinculado à prosperidade financeira. "Olha como aquela pessoa é abençoada: tem carro novo, boa casa, dinheiro, boas roupas". Prosperidade pode vir de Deus ou a pessoa mesma buscar com sua força, mas isso não revela crescimento espiritual. Pode ter bens e, no entanto ser avarenta e idólatra.

O crescimento espiritual é a pratica da palavra de Deus manifesta em transformação de vida. Vem pela compreensão e pratica de princípios Eternos ensinados pela palavra de Deus. Através da ação do Espírito Santo compreendemos essas verdades. O mesmo Espírito energiza e aplica a Palavra e transforma nossas vidas.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*