Conversao familiar

Autor: Josué Mello Salgado

A sociedade brasileira tem assistido, estarrecida, a atual e enorme crise na família: pais matando filhos, filhos matando pais. As razões vão desde a dependência de drogas, passando pela ganância financeira e chegando até a paixão obsessiva.
O quadro é desesperador, pois o inimigo não mora mais ao lado, mas pode estar dentro do próprio lar! Em meio a tal catástrofe familial, o que podemos esperar?
A última nota do Antigo Testamento e que aponta para o novo, é uma nota de esperança e de alerta: “e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição” (Mal. 4.6). A vinda do precursor do Messias seria preparatória e traria uma nova relação entre pais e filhos. Em sentido teológico, a presença de Jesus no lar se concretiza em plenitude por relações restauradas entre pais e filhos.
Pais cujos corações estejam convertidos aos seus filhos, significa pais que se assumem, não apenas como genitores, mas, também, como personagens almos, que não se omitem na responsabilidade dada pelo Senhor para educar os seus filhos “no caminho em que devem andar”. Pais cujos corações estejam convertidos aos seus filhos, significa pais que, como resposta da sua própria conversão ao Senhor Jesus Cristo, empregam vontade, emoção e razão, portanto, coração no relacionamento de amor, na educação e na disciplina dos seus filhos.
Filhos cujos corações estejam convertidos aos seus pais, significa filhos que reconhecem a autoridade de seus pais sobre suas vidas, autoridade esta emanada do próprio Senhor. Filhos convertidos aos seus pais são filhos que tendo passado pela experiência da genuína conversão ao Senhor Jesus, empregam vontade, emoção e razão no relacionamento de amor, de respeito e, sobretudo, de submissão à autoridade de seus pais sobre suas vidas.
A comunidade dos regenerados não pode viver “conformada” aos padrões de desrespeito aos pais ou de desistência à educação e formação social e espiritual de filhos que caracterizam a nossa sociedade moderna. A comunidade dos regenerados é comunidade dos convertidos. Pais convertidos a genuínos pais. Filhos convertidos a genuínos filhos. Só assim podemos dizer que Jesus habita plenamente em nossos lares.
Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*