Autor: Jonas Batinga dos Santos Filho
INTRODUÇÃO
Todas as instituições, entre elas a Igreja, têm organização, pois é impossível funcionar como comunidade sem uma definição organizacional.
Uma estrutura organizacional adequada viabiliza a utilização de um estilo de administração que garante a otimização dos sistemas, processos e do desempenho das pessoas, levando à obtenção de maior eficácia e, consequentemente, à consecução dos objetivos gerais expressos na missão e visão da Escola Bíblica Dominical.
Para que haja padrão de excelência, faz-se necessário analisar o que temos realizado e como tem seguido a Escola Dominical, com algumas exceções, utilizando modelos estáticos, não conseguindo responder satisfatoriamente as expectativas que os tempos modernos demandam.
É fato que a educação cristã tem sido representada, não apenas no Brasil, em nosso meio denominacional, mas em outras denominações e em todo o mundo. Assim, se não quisermos ficar com a nossa educação cristã parada, precisamos repensá-la à luz de sua importância e de nossa realidade. Pensar na Escola Dominical objeto visando torná-la meio cada vez mais eficaz de resgate espiritual e também social dos indivíduos e da sociedade, tem sido uma constante nos últimos anos por nossa denominação, que vê a necessidade de preparar obreiros para a relevante missão de “ir por todo o mundo e pregar o evangelho”. Sem uma preparação dificilmente chegaremos a um padrão de qualidade. A escolha redentora que prepara as pessoas para viverem em sociedade: integrar os menos sábios e marginais na vida social, A reprodutora compreende que a escola reproduz a estrutura social, política, ideológica da sociedade urgente. Ela vê a educação como parte integrante da sociedade.
A escola é um instrumento de reprodução da cultura corrente da classe dominante. Na visão transformadora deve-se agir estrategicamente para alcançar mudanças que conduzam a uma realidade social, econômica e educacional melhor para todos.
O que isso tudo tem a ver com a igreja, Escola Bíblica Dominical e educação cristã? Estas correntes oferecem grandes possibilidades para se entender a educação cristã em nossas igrejas e construir um modelo religioso de educação que favoreça o crescimento dos cristãos, da igreja, da própria sociedade. A mensagem da Palavra de Deus deve influenciar de maneira global.
Uma nova mentalidade de educação religiosa deve ter este objetivo, visando mudar a realidade da própria igreja, tornando-a um autêntico agente do reino de Deus. O que significa dizer que o modelo de educação cristã deve capacitar os indivíduos a terem uma ética pessoal coerente com a Bíblia e uma ética social concordante com as Escrituras. Somente chegaremos a um padrão de excelência quando dissermos “chega” diante do terrível quadro social, moral e espiritual que o mundo vive.
Transformar os indivíduos e também a sociedade com a verdade radical da Palavra de Deus deve ser a preocupação e atuação permanente de um programa de educação religiosa coerente com a Bíblia e com o mundo em que vivemos.
A Escola Bíblica Dominical deve continuar ensinando a Bíblia, na sua inteireza, e relacionando estes estudos com a vida das pessoas. Deve desafiar os cristãos a viverem em todas as áreas e esferas da vida social coerentemente com a Bíblia.
A EBD é a agência de mudança de pensamento e de comportamento, para a glória de Deus e felicidade dos seres humanos.
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