Autor: Autor Desconhecido
Assim como a água que corre constantemente pode fazer um canal na pedra mais dura assim a oração persistente em favor dos povos não alcançados tem o potencial de criar canais para as bênçãos de Deus resultando no avanço do Evangelho. Esperamos que sua experiência a orar pela Janela 10/40 resulte em mais oração e trabalho contínuo em prol dos não alcançados. A seguir mostramos várias maneiras que você pode ajudar sua igreja ou seu grupo a se envolver.
1. Dê um relatório para sua igreja ou grupo. Em uma apresentação concisa dê uma visão de fatos que aconteceram enquanto sua igreja ou seu grupo está orando. É uma excelente maneira de aproveitar o momento gerado. Esse relatório poderá ser em forma de um breve anúncio um testemunho ou aproveitando uma oportunidade em um jantar de confraternização. Procure encontrar maneiras de compartilhar experiências impressões e sentimentos. Seja criativo! Esteja preparado para ajudar outros a saber como podem ajudar.
2. Intercessão contínua. Envolva sua igreja ou seu grupo na intercessão contínua. Agende um tempo mensal ou semanal convidando pessoas para orar pelos não alcançados. Pode convidar também pessoas de outras igrejas para participar. Cada reunião precisará de planejamento e preparação para obter êxito. Alguém de sua equipe quer ser o coordenador do grupo? O coordenador pode reunir as cartas de oração boletins de noticiários da região dados e informações sobre determinado povo como ponto de partida para a oração e ajudará a dirigir cada reunião. Os coordenadores podem variar a cada reunião para envolver um número maior de pessoas.
3. Realize um “Domingo para o Mundo”. Ajude toda sua igreja a ter uma visão do quadro todo com um programa que inclua todas as idades e departamentos. Essa poderá também ser oportunidade de dar início a estudos de missões. Estes cursos baseados na Bíblia podem ser trampolim para a congregação chegar a uma compreensão e a um compromisso mais profundo com a obra missionária. Utilize dramatização vídeo ou outra espécie de demonstração visual que capte a atenção das pessoas para que entendam melhor os conceitos de missões.
4. Envolva-se com a comunidade de Missões via Internet. Hoje a Internet está se tornando acessível em muitas partes do mundo e os cristãos não estão perdendo a oportunidade para estar se informando. Especialmente no caso de missões onde as distâncias e as comunicações são problemáticas um dos recursos da informática a correspondência eletrônica tornou-se valiosíssima. Isso significa que você tem a oportunidade de estar envolvido com o que há de mais atual em missões a partir de sua escola de sua igreja ou mesmo de sua casa se você possui um computador. Você pode encorajar um missionário recebendo e distribuindo seus pedidos de oração e ajudando-o em suas necessdades. Pode ouvir conferências eletrônicas onde o futuro de missões está sendo planejado hoje. Pode se oferecer para defender grupos de pessoas através do e-mail.
5. Inicie um divertido programa de educação missionária para as crianças. Crie um programa de escola dominical para crianças para ajudar a envolvê-las na ação missionária. Inclua histórias bíblicas que demonstrem o coração de Deus voltado para todas as nações atividades que ensinem as crianças a orar pelos povos não alcançados e por missionários trabalhando entre eles e outras lições empolgantes.
6. Organize uma Vigília de Oração. Convide pessoas de igrejas diferentes para se unirem em uma noite de vigília de oração. Divida o programa em curtas “estações”(ou etapas) de oração tendo cada estação um foco um pouco diferente. Cada etapa deve iniciar com uma explicação do alvo da oração e como orar por aquele assunto. É importante cantar e adorar entre as estações ou etapas.
7. Envie uma equipe de viagem de oração. Muitos de sua igreja poderão demonstrar interesse em visitar os povos por quem têm orado. Viagens de oração são um modo excelente de ajudar a igreja a ganhar experiência corpo a corpo com os não alcançados e começar a planejar um envolvimento a longo prazo. Orar no local não só produz orações mais bem informadas como também relações estratégicas com obreiros cristãos no campo. Essas relações são uma das melhores maneiras de sua igreja investir de modo efetivo.
8. Expedições de Liderança de Igrejas. Planeje uma expedição da liderança da sua igreja para seguir os esforços da viagem inicial de oração. Essas viagens de prosseguimento ajudarão os líderes a influenciar toda a congregação e descobrir de primeira mão fatos novos ou características sobre esses povos relativamente desconhecidos. A expedição da liderança da igreja é semelhante mas diferente da viagem de oração. Talvez tenha um período mais curto mas inclui muitos dos aspectos da viagem de oração: intercessão no local relatórios e interação com pastores e obreiros locais e encontros face a face com as pessoas dos povos não alcançados. Mas deverá dedicar mais tempo à discussão e oração sobre papéis específicos que o grupo poderá desempenhar num ministério a longo prazo entre eles.
9. Desenvolva a Liderança Cristã Mundial do seu grupo. Estimule algumas pessoas chaves de sua liderança a comparecer a conferências congressos ou reuniões de ativistas em missões. Eles poderão também encontrar pessoas e cursos que ajudem o(s) líder(es) de missões dentro do seu grupo.
10. Adote um Povo não Alcançado. Anime a sua igreja a considerar a “adoção” de um povo específico que ainda não foi evangelizado como ministério a longo prazo. Sua igreja toda deverá abraçar esse projeto de adoção e integrá-la à vida da congregação. Para maiores informações sobre como “adotar” um povo escreva para o Centro de Investigação e de Informação do Projeto Adote Um Povo a/c Missionário Ted Limpic – Caixa Postal 2029 – 01060-970 – São Paulo SP.
11. Ministério com estudantes internacionais. Em muitos cidades existem estudantes estrangeiros que estudam em nossas universidades e representam os povos e as cidades pelos quais você tem orado. A presença deles é uma maneira que Deus trazer as nações para a nossa porta. Ministre a esses estudantes internacionais da sua comunidade! Faça amizade com eles ajude-os e dê-lhes a oportunidade de conhecer a Jesus através de sua vida.
12. Caminhada de oração em casa. Orar por povos não alcançados pode desenvolver uma preocupação mais séria com as necessidades de sua própria cidade. É natural que sua igreja incorpore a caminhada de oração como parte de sua estratégia para alcançar a sua comunidade. Dirija reuniões de treinamento para realizar caminhadas de oração em sua própria igreja. Alguns que achavam que jamais atravessariam o mar poderão mudar de idéia depois que participarem de uma caminhada de oração em sua própria cidade ou bairro.
13. Adote um missionário ou projeto. Embora a maioria dos povos não alcançados tenha pouquíssimas atividades cristãs dirigida a eles muitos possuem pequenos trabalhos ou projetos que estão começando. Essas equipes iniciantes ou mesmo um único missionário estão sempre com falta de sustento e falta de recursos. Se sua igreja ou seu grupo puder encontrar um desses projetos embrionários ou em andamento e puder ajudá-lo(s) será um grande estímulo oferecer assistência. Escolha um missionário ou um desses projetos para orar por ele para ajudar nas finanças ou fornecer outro tipo de assistência necessária. O apoio fiel de uma igreja significa muito para os que labutam em situações espiritualmente isoladas e todo missionário poderá ser mais eficaz tendo mais recursos oração e pessoas dando apoio nos bastidores.
14. Envie um missionário de sua igreja. No decurso de um projeto de oração muitos em sua igreja aprenderão sobre numerosos grupos de povos talvez pela primeira vez. É uma época chave para convidar e desafiar as pessoas da igreja para se tornarem missionárias. Muitas agências declaram que sua maior necessidade são professores e auxiliares administrativos. Certifique-se de que não seja necessário treinamento em seminário para ser útil no campo. Ofereça oportunidades a todo tipo de pessoas jovens ou velhos especialistas ou iniciantes. Estimule alguns a se preparar para tornar-se plantadores de igrejas mas certifque-se de que todos na congregação saibam que existem oportunidades de serviço missionário para eles em outros papéis importantes de apoio.
Se alguém na igreja demonstra interesse no ministério transcultural de tempo integral esteja pronto a buscar apoio da igreja para ele. Encoraje a congregação lembrando o fato de que Jesus pode tomar nossos cinco pães e dois peixes e com eles alimentar uma multidão. Ajude a quem se interessa por missões a entrar em contato com agências missionárias que possam ajudá-los a ir ao campo.
15. Seja pioneiro da visão. Em razão do crescente movimento de oração pelos povos não alcançados outras igrejas poderão estar enviando equipes de oração para as mesmas cidades e grupos de povos. A visão está crescendo na igreja para completar a tarefa da evangelização mundial; logo haverá redes de igrejas organizações e indivíduos cristãos consagrados à implantação de igrejas entre cada grupo de povos ainda não evangelizados.Amém! Talvez você ou alguém que você conheça possa ser o pioneiro o incentivador que trabalhe em prol de um povo contatando e cooperando com outras pessoas interessadas no mesmo grupo. Você pode ser uma pessoa chave em sua igreja como representante em favor desse povo específico.
16. Envie uma equipe para plantar igrejas. Talvez a sua igreja ou seu grupo possua os dons específicos para enviar plantadores de igrejas que ministrem entre um povo não alcançado. Não é uma tarefa fácil. Algumas igrejas conseguiram formar parcerias com uma agência missionária e com outra(s) igreja(s) que tenham experiência em enviar equipes de plantadores de igrejas. Enviar uma equipe para plantar uma igreja é um compromisso muito sério mas com grandes recompensas.
Fonte: http://www.aup.org/janela3/ptpnext.htm
Faça um comentário