Comentário sobre as visões teológicas

Autor: Clayton Lima dos Santos




1-A NEO-ORTODOXIA

O pensamento desta teologia vai de encontro a outras teologias, como por exemplo, a do pentecostalismo que conserva a reforma., quando afirma ser ele o único herdeiro da reforma. De certo que o catolicismo romano se corrompeu pelo seus dogmas e tradições que se afastaram do ensino bíblico real assim como o liberalismo que deixa o homem no apogeu do seu ego, muitas vezes na sua maneira de vida longe dos padrões pregado por Jesus. A propósito da bíblia ela traz a vontade de Deus para o homem, certo que, com muitos exemplos históricos que não provam, mas que estes são a revelação de Deus de como devemos nos portar, diante Dele, por estes exemplos. Portanto a bíblia é a revelação de Deus para o homem e não testemunha da sua revelação.

2-A CRÍTICA FORMAL OU DESMITOLOGIZAÇÃO

No seu ponto de vista de Mitologias esta teologia peca pois nenhum dos símbolos e tipos bíblicos podem ser comparados com mitologias, pois os símbolos trazem ensino através da interpretação destes, são, por exemplo, os de apocalipse, de nível escatológicos como também alguns de Daniel que até se cumpriram na história secular ou mesmo os usados por Jesus para tornar a linguagem mais a altura do povo da época.

3-A HEILGESCHICHTE

Tal teologia vai de encontro as crenças fundamentais do cristianismo pois Jesus disse “ Eles tem a minha palavra… e esta os julgaram naquele dia.” Tudo que Jesus ensinou usou muitas vezes escrituras do antigo testamento atribuindo a elas canonicidade e inspiração divina. Sendo assim esta teologia erra quando tira a bíblia como fundamento do cristianismo.

4-TEOLOGIA DA SECULARIZAÇÃO

Ora, se cada homem pudesse se justificar diante de Deus por sua justiça que fez Jesus vindo ensinar a vontade de Deus para que o homem seguindo se salvasse ? Por que morrer na cruz ?. Isto é uma teoria que leva aos que a adotarem a viver uma vida em seus caminhos distante da vontade e verdade de Deus.

5-ÉTICA SITUACIONAL OU CONTEXTUAL

Há escrituras na Bíblia de ordem imperativas para o nosso bem diante de Deus pois, se a nossa visão pessoal servisse par os problemas morais pouparia Deus de criar seus conselhos na bíblia que, de fato, que servem de norma de vida e conduta diante dos homens e de Deus.

6-TEOLOGIA DA ESPERANÇA

Esta teologia é positiva pois em toda a Bíblia encontramos exemplos de esperança nas promessas de Deus e não foram decepcionados “…Tende bom animo…” Assim a bíblia nos ensina a confiar em Deus sempre.

7 -TEOLOGIA DA HISTÓRIA

De fato a humanidade sempre está sujeita a história que vai se formando, sempre encontra outras possibilidades e sempre busca o caminho “correto ” no entanto é livre para optar. Existe um caminho que se o homem e os cristãos o buscasse e melhorasse (os que dizem seguí-lo) no seguir, o mundo seria outro – Jesus Cristo.

7-TEOLOGIA DA EVBOLUÇÃO

Os filósofos gregos também tentaram achar uma substância primordial que fosse a origem da vida e sua evolução. Estes contribuíram muito na cultura de nosso mundo, mas que evolução seria capaz de fazer permanecer as leis da natureza como estão, as leis que orientam os planetas nas suas órbitas sem se chocarem. O mundo e os seres viventes sim, foram criados por Deus assim como estas leis.

09 –TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

É claro que o um trabalho no campo social, político e econômico para livrar o homem de problemas nestas áreas é válido, mas se tornará infrutífera no ambito espiritual se este homem não entender que precisa andar com Deus (santificação e vida conforme as escrituras), pois o amor de Deus em nós evita a injustiça, a violência que vemos em nossa sociedade.

10-TEOLOGIA DO PROCESSO

Quando falam que o próprio Deus está em mudança e aperfeiçoamento sugerem um Deus mutável e imperfeito enquanto na bíblia diz: “Pois eu o Senhor não mudo…”ML 3:6. Ora, Deus tem todo o poder e o homem tem em suas mãos o arrependimento, a tempo, e pode mudar uma sentença contra ele alcançando o perdão, não significa que Deus é mutável.

11- TEOLOGIA DO SER

De fato, buscar a Deus é algo de Fé não de forma científica, a bíblia diz: “ os verdadeiros adoradores o adoraram em espírito e em verdade.”

12- O DISPENSACIONALISMO

Concordo com esta teoria pois no velho testamento Deus, devido as constantes guerras do seu povo, era apresentado com “O Senhor dos Exércitos”, já no N. Testamento na pessoa de Cristo se apresentou agora como o Deus amoroso, Pai da Eternidade e etc.

13-O FUNDAMENTALISMO

É claro que todo cristão deve possuir a vontade de conservar em se a verdadeira teologia Cristã fundamentada na bíblia visto que o próprio Jesus a confirmou como escritura sagrada quando a utilizava.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*