As características do Cristo Apocalíptico

Autor: Pr. José Antônio Corrêa / jac@proveg.com.br
AP 19.11 e sg.

INTRODUÇÃO:

1. Um dos temas que mais tem sido alvo dos pregadores da Palavra de Deus nos últimos tempos, é o tema “escatologia”, ou seja as últimas coisas que estarão acontecendo no mundo, a segunda vinda de Cristo, o milênio, etc.

2. Realmente, Cristo voltará segunda vez, para resgatar a sua Igreja e estabelecer o seu Reino sobre a terra.

3. Este tema é muito forte no Livro de Apocalipse. No capítulo que lemos, encontramos a imagem do Cristo Apocalíptico, ou a imagem do “Cristo da Revelação”. Ele possuirá características próprias e especiais:

“As Características do Cristo Apocalíptico”

I – SUA APARÊNCIA SERÁ INCONFUNDÍVEL – VS. 11-13

1. Vejamos algumas frases no texto que descrevem sua aparência:

a. “Olhos como chama de fogo”, Vs. 12; Ap 1.14; 2.18. Os olhos de Cristo são penetrantes, dotados de uma aspecto terrível. O fogo de seus olhos, representa a ira divina, prestes a se manifestar. Ninguém poderá fugir de seus olhos.

b. “Sobre sua cabeça havia muitos diademas”, Vs. 13. É importante notar que tanto o Dragão, como o Anti-Cristo, também possuem diademas, Ap 12.3; 13.1. Porém, Cristo é o verdadeiro governante e possui muitas coroas. Tem muitos tipos de esferas de governo, ou seja “todo o governo”.

c. “Se nome, sobre Ele escrito, só é conhecido por Ele mesmo”, Vs. 12; Ap 3.12. A expressão nos leva a entender que Cristo tem um novo nome, secreto. O nome de uma pessoa representa seu ser especial. O novo nome tem a ver com sua manifestação na segunda vinda. É bom lembrar que Cristo já possui muitos nomes ( Fiel e Verdadeiro, Alfa e Ômega, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, etc.).

d. “Está vestido com um manto tinto de sangue”, Vs. 13. Podemos comparar este verso com Is 63.2, onde Deus aparece como guerreiro vingador. Aqui João aplica esta figura a Cristo. As vestes sujas de sangue, foram manchadas com o sangue daqueles que rejeitaram a Palavra de Deus e seguiram nosso inimigo. É a justa retribuição de Deus, Gl 6.7-8.

2. Realmente, a aparência do Cristo Apocalíptico, é até certo ponto assustadora, vingativa. Porém, hoje Cristo te chama. Venha a Ele, pois naquele dia você não poderá escapar dele.

II – SEU JULGAMENTO SERÁ IMPLACÁVEL – VS. 15, 17, 18

1. Vs. 15:

a. “Espada que ferirá as nações”. Descrita em Ap 1.16. Esta espada representa a Palavra que sairá da boca de Cristo, Ef 6.17 – “Espada do Espírito”, que é a Palavra de Deus. Cristo destruirá seus inimigos com a Palavra de sua boca. Para derrotar o Anti-Cristo, não será preciso Cristo usar palavra alguma. Bastará apenas o sopro da sua boca, II Ts 2.8.

b. “Cristo regerá as nações com vara de ferro”, Ap 12.5. Temos aqui uma alusão ao governo milenar de Cristo, quando Ele governará como monarca, como supremo Pastor.

c. “Pisará o lagar do vinho do furor da ira do Todo Poderoso”. Como se as nações estivessem dentro do lagar, para serem pisoteadas por Ele.

2. Vs. 17-18:

a. A figura de uma ceia, para as aves de rapina, cujo prato principal, será a carne dos reis e dos poderosos da terra, e também a carne dos escravos, dos pequenos e dos grandes. Temos aqui uma referência a uma grande guerra, que dizimará em grandes proporções, tanto populações militares, como também populações civis.

b. Há aqui um contraste com as “Bodas do Cordeiro”, Ap 19.7.

3. Sim, o Juízo de Cristo será implacável, mas ainda estamos no tempo da graça de da misericórdia divina.

III – SUA APARÊNCIA É ABSOLUTA – VS. 16

1. Aqui Cristo recebe o título mais importante de seu caráter divino: “Rei dos Reis”, e “Senhor dos Senhores”, Ap 17.14.

2. Estes textos nos mostram que a autoridade de Cristo será sem limites. Ele exercerá seu domínio sobre os mais poderosos da terra. para isso, Ele recebeu o nome que é sobre todo o nome, Fp 2.9-11.

3. Já falamos sobre a questão dos nomes de Cristo. Seu nome aqui expressa seu poder e autoridade, que será exercido pela espada. Por esta razão, este nome estará escrito no seu manto e na sua coxa, à altura de sua espada.

4. I Tm 6.15. Temos aqui também uma referência à manifestação do Senhor na sua segunda vinda. Há uma expressão diferente do Apocalipse, mas expressa a mesma idéia. É a expressão”: “Único Soberano”.

5. Sim, Cristo é o dono de toda autoridade, Mt 28.18. Tanto na terra, como no céu, e esta autoridade será exercida em termos absolutos em sua segunda vinda.

IV – SUA VITÓRIA É GARANTIDA – VS. 19-21

1. Os poderes satânicos serão vencidos e destruídos para sempre:

a. Será destruída a Besta que saiu do mar, Ap 13.1-3, que simboliza o Anti-Cristo, II Ts 2.3-4.

b. Será destruído o Falso Profeta, a Besta que saiu da terra, Ap 13.11-13.

c. Será destruído o próprio Satanás, Ap 20.10.

2. Serão destruídos também os poderes terrenos:

a. “Os reis da terra com seus exércitos”, Vs. 19.

b. “Os restantes”, Vs. 21. Todos foram mortos e serviram de carne para as aves de rapina.

c. Vejamos outra referência à vitória de Cristo, Ap 17.14.

3. Não há dúvidas, nós cremos num Cristo que é vencedor!

CONCLUSÃO:

1. O Dia Final se aproxima. Cristo voltará segunda vez para julgar as nações e estabelecer o seu Reino.

2. Seus inimigos serão destruídos totalmente e para sempre. Poderes satânicos, e todos aqueles que se esquecem de Deus, Sl 9.17.

3. Receba o Reino de Deus dentro de você, para escapar deste Juízo horrível.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*