Aprendendo a escolher

Autor: Fausto Brasil

II Reis 7:3-12

Constantemente estamos diante de decisões difíceis na vida. Fazer escolhas nem sempre é uma tarefa fácil, mas é impossível viver sem faze-las. Estabelecer alguns princípios nos ajudarão em muito a não escolhermos errado.

No texto bíblico citado acima, o rei da Síria, Ben-Hadade se levanta contra Israel, sitiando Samaria. Durante o cerco do inimigo, os samaritanos começam a sofrer a escassez de alimentos e o desespero vai tomando conta de seus habitantes, ao ponto de duas mulheres entrarem em acordo para comerem seus próprios filhos.

Fora das muralhas, quatro homens leprosos conversam em busca de uma decisão, era um momento decisivo para eles. Eles precisavam escolher um caminho. Perguntam: “Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos? Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos, se nos matarem, tão-somente, morreremos” (v.3-4).

O que devemos fazer para acertar em nossas escolhas?

Busque a Deus em oração.

Se você diz que crê em Deus, é essencial que você o busque em oração. Em Isaías 9:6, o profeta afirma que um dos atributos de Jesus é o ser “Conselheiro”. Quando oramos, abrimos espaço para que Deus interfira, se seguirmos conforme nossa teimosia, movidos apenas pelo desejo de satisfazer nossa vontade, as conseqüências poderão ser amargas. Orando, você estará confrontando sua ansiedade e colocando Deus no meio do problema!

Há momentos que o melhor a fazer é aquietar e esperar Deus agir. As vezes a situação está tão inflamada, que o melhor a fazer é aguardar o momento certo de agir, deixando que Deus faça primeiro o que é necessário. Em II Samuel 22:33, Davi diz: “Deus é a minha fortaleza e a minha força, e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho”. Querendo dar uma mãozinha para Deus, as vezes ao invés de desembaraçar, acabamos dando nós cegos, e o desespero toma conta. Se a situação é assim, melhor deixar Deus por a mão, Ele sabe como desembaraçar.

Há um princípio que tenho procurado usar como regra: Na dúvida não ultrapasse! Especialmente frente a decisões mais sérias em minha vida, enquanto não estiver seguro de que é o que Deus quer que eu faça e que é o melhor a fazer, prefiro ficar no meu lugar. Dirigindo um carro, em uma ultrapassagem perigosa, a escolha errada pode ser fatal para o motorista. Em Romanos 14:23, Paulo afirma que o que “não provém de fé é pecado”, não agrada a Deus. Se sua situação no momento é esta, o melhor a fazer é aguardar o momento certo!

Use de bom senso.

Este na verdade fora o recurso usado pelos 4 leprosos, frente ao problema vivido por eles. Isto significa avaliar o problema com realismo, avaliar as possibilidades e chegar a conclusões. Significa pensar!

Evite agir por impulso.

Em II Samuel 13, encontramos o momento infeliz em que Amnon, filho de Davi, apaixona-se por Tamar, sua irmã por parte de pai. Ele se angustia, perde apetite, fica obcecado em possuí-la. Perde sua capacidade de avaliação e acaba sendo manipulado pelos seus sentimentos, abusa sexualmente Tamar e depois a despreza. A ausência de temor para com Deus e a falta do bom senso, leva Amnon a fazer uma péssima escolha e as conseqüências de seu ato, produziram não apenas prejuízos a Tamar, mas a toda a família, colocando Davi contra seu filho e levando Absalão, irmão de Tamar a matar seu irmão Amnon, dois anos depois.

Questione: É lícito? Convém? Vai edificar?

Em I Coríntios 10:23, Paulo leva os coríntios a fazerem essa análise. É lícito? É permitido por Deus? E ainda que seja, convém? Vai trazer edificação para mim e para outros? As respostas a estas perguntas poderão levá-lo a discernir o que Deus pensa a respeito.

Em Êxodo 32, Arão, encontra-se numa posição de escolha. Moisés estava no Monte Sinai, já por vários dias e alguns do povo de Israel, encontravam-se inquietos por sua demora, começaram então a pressionar Arão, afirmando que Moisés talvez já estivesse morto e clamavam para que fosse-lhes permitido que fizessem um deus, Arão ordena então que trouxessem todo ouro possível a ele e dele fizeram um bezerro fundido. A fraqueza de Arão em dizer não para o erro, levou muitos à morte, as conseqüências de sua má escolha foram as piores. Firmeza e coragem, para dizer não para o que é errado e dizer sim para o que é certo, infelizmente muitos pactuam com o erro e sofrem as conseqüências de suas más escolhas.

Busque conselhos de pessoas idôneas.

Não diga seus problemas para todos que aparecem à sua frente. Quando se faz isto, se escuta muita coisa boa, mas muitos conselhos ruins, que podem influenciá-lo a tomar a decisão errada. Seja criterioso quanto às pessoas que você procurará para falar do que tem sentido e pensado. Você já tem orado, pensado e avaliado a questão é hora de procurar pessoas que você acredita que pela experiência de vida e maturidade espiritual possam ajudar você a enxergar a situação de outros ângulos e abrir-lhe os olhos para questões que você não tem conseguido identificar. Tome cuidado com o conselho de ímpios, no Salmo 1:1, o salmista afirma: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios,…” Atente para o fato de que o ímpio não se encontra apenas fora da Igreja, mas dentro também, há daqueles que apesar de estarem no lugar certo, vivem de maneira errada e alimentam pensamentos ímpios, não tendo temor de Deus e por isso mesmo não se importam se o que pensam e fazem agrada a Ele ou não. Fuja destes! Procure pessoas sérias com Deus!

Tenha paz no coração.

Em Colossenses 3:15, Paulo afirma: “Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações,…” Se você tem a Jesus como seu Senhor e Salvador, você tem o Espírito Santo habitando seu corpo. Ele testifica em nosso coração a vontade de Deus, se você tem buscado conhece-la.

Caso você tenha tomado decisões erradas, busque o perdão de Deus, por não ter-lhe dado ouvidos e clame por sua graça, para desembaraçar seu caminho e conduzi-lo a transpor suas conseqüências. Leia ainda: Isaías 26:3,4; Mateus 6:23 e I Pedro 5:6,7. Os leprosos do texto, foram surpreendidos com sua escolha. Deus abençoe suas escolhas e lhe surpreenda com suas bênçãos.

www.clickfamilia.org.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*