A vitória da igreja

Autor: Carlos Xavier





A história da Igreja está repleta de lutas, muitas delas, desenvolvidas em nome do Reino de Deus, do Evangelho de Cristo e da sobrevivência da própria Igreja institucionalizada. Reinos (países) foram conquistados, povos dominados, impérios estabelecidos, culturas exterminadas, sim, tudo isto “em nome de Deus”.
Mas nem tudo em sua história foi ruim. Poderíamos destacar grandes vitórias sobre os impérios das trevas, nas quais muitas vidas foram libertas no nome de Jesus, principados e potestades foram questionados pelo poder da Palavra, ainda que sob o preço do sangue de muitos mártires.
Porém, as lutas mais difíceis, se deram no interior da própria Igreja, e assim continua em nossos dias. Não são poucas as divisões motivadas pelas diferenças doutrinárias, ideológicas ou políticas, todas sob a marca das disputas de poder e da intolerância. Quando assim ocorre, é uma “des-graça”, o preço é muito caro e aquilo que parecia ser uma vitória da igreja, torna-se derrota, a glória do homem subverte a glória de Deus, a criatura ameaça assumir o lugar do Criador.
O Apóstolo Paulo nos deixou grande lição para evitarmos tal loucura. Ele vivenciou o caminho da humildade, seguindo os passos de Jesus, e aprendeu a se gloriar em suas fraquezas (2Co.11:30) pois, nestas, a glória e o poder de Deus são abundantes. Ele descobriu que a igreja vitoriosa não é aquela cheia de ouro, de poder político, reconhecida pelos seus numerosos membros, nem tão pouco pelo nível sócio-econômico destes.
Através de seu testemunho, Paulo nos revela que a vitória da igreja não se dá quando ela ou parte dela estabelece sua vontade ou projeto. A vitória da igreja é manifesta quando, através do seu compromisso em acolher o mais fraco, ela se fortalece em suas próprias fraquezas, suportando o sofrimento, tornando-se objeto da Graça de Deus e empenhando-se em buscar realizar a vontade de seu Senhor, Jesus.
 
visite www.icurriculo.com


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*