A teologia do reino e seus aspectos fundamentais.

Autor: Sergio Ribeiro




O Reino de Deus é objeto da experiência ou de espera?  Se analisarmos  apartir de uma ótica existencial e concreta e não apenas metafísica e transdental, não é difícil de ter uma resposta:  Ele é objeto da experiência  presente na comunidade com Jesus: onde os doentes são curados e os que estavam perdidos são encontrados, onde  os que estavam estagnados recobram sua vitalidade e a velha e cansada vida torna-se nova e frutuosa, aqui começa o reino de Deus. Ele começa com uma semente… Justamente porque o Reino de Deus é experimentado presentemente, visivelmente e concretamente na comunidade com Jesus, não apenas como um objeto de espera do celeste por vir. O reino de Deus deve ser esperado como a gloriosa esperança no porvir, mas jamais desconciliado da experiência, pois a experiência e esperança fortalecem mutuamente.O Reino de Deus acontece no aquém, como reino terreno, ou é reino dos céus no além? Os que conhecem apenas uma face do reino de Deus, afirmam que ele acontece   apenas  no além, referem-se  sempre  de novo as palavras de Jesus: “o meu reino não é deste mundo”(Jô 18:36). A analise exegética deste discurso de Jesus nos mostra que essa é uma expressão sobre a proveniência e não sobre o lugar geográfico do reino. É claro que ele não é deste mundo, mas de Deus, se não, não poderia curar este mundo doente. Mas em Jesus e por seu intermédio ele está nesse mundo. Na oração do Pai nosso pedimos para que venha a nos o teu reino “ assim na terra como no céu e com o céus” e com o céus  imaginamos  como parte da criação que está plenamente de acordo com Deus; e com a terra, a parte da criação que ainda está restritas. O reino de Deus também é tão terrenos quanto o foi o próprio Jesus, e quem procuram ver o seu final dirá: com a cruz de Cristo, o Reino de Deus está definitivamente plantado nesta terra, não de forma pleno e total, mas como um pré-estabelecimento do que está porvir.  O Reino de Deus é um causa somente de Deus ou também dos seres humanos? O reino torna-se realmente experienciável como causa de Jesus. Ele se torna igualmente realizável através das pessoas “ o reino de Deus esta dentro de vós” (Lc 17:21). Na comunidade  com Jesus, experimenta-se o poder de Deus. Por essa experiência  os homens torna-se “colaboradores do Reino de Deus”, fazem as mesmas  obras messiânicas do próprio Jesus “Quem crê em mim, também fará as obras que eu faço”  (Jo 14:12)O reino de Deus é um outro mundo, ou significa que este mundo será transformado em outro? Temos aqui a essência do Reino de Deus; mas também uma das questões teológicas menos compreendida no universo eclesiástico. Muitos imaginam o Reino de Deus apenas como um outro mundo, o qual deve vir apenas no final desse mundo. Outros vêm à vida eterna apenas como uma nova vida além da morte, que se seguira esta vida. Esta é uma linha tênue que pode desvirtuar da criação de Deus e da proposta do reino. A nova criação não é apenas outra criação tão somente; porém, a criação nova deste mundo decaído também. A vida eterna não é apenas uma outra vida tão somente, porém, também a ressurreição desta vida, no Filho de Deus.Com isso o Reino de Deus é o “Já e o ainda não”, pois o mesmo ainda “NÃO” se manifestou de forma plena, com a párusia de Cristo, mas “JÁ” o vemos e vivemos, porque esta no meio de nós (Lc 10:9) O Reino de Deus é teocracia ou a união como Deus vivo? Na tradução de “ Reino de Deus” por “Domínios de Deus” ressoa a significação do que seja teocracia; a causa de Jesus, no entanto, acentua o reviver de todas as criaturas  em comunhão com o criador: o Reino de Deus  é o espaço aberto onde já não há opressão. Não pode haver liberdade humana sem esse espaço aberto de Deus. Reino de Deus significa que Deus está próximo e plenamente presente e permite que  seus filhos participem de suas propriedades e de seus bens, pois Deus participa das propriedades da  sua vulnerabilidade e mortalidade

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