A criança na igreja

Autor: Damy Ferreira
Nestes dias de tanta corrupção, o que mais me alegra é ver as crianças na Igreja, ainda que correndo pelos corredores e às vezes até quebrando a reverência durante o culto.

É maravilhoso constatar que, enquanto na Igreja, as crianças estão afastadas de todos os perigos a que se expõem, até mesmo dentro de casa, diante da televisão, e a começar das calçadas de suas casas.

No entanto, a criança na Igreja, para ter sucesso, precisa ser trabalhada em casa pelos pais. Por exemplo, se os pais não fazem o culto doméstico com suas crianças, elas jamais terão respeito à leitura da Bíblia na Igreja. Do mesmo modo, jamais ficarão reverentes nos momentos de oração e, muito menos, jamais terão coragem de orar na sua classe. Este, aliás, parece ser um problema com muitas crianças nas nossas igrejas, e na nossa também.

Nesta oportunidade, quero desafiar os pais de minha igreja a passarem para seus filhos, antes de mais nada, um exemplo de vida cristã que possa influenciar seus comportamentos na Igreja.

Será que as crianças de nossa Igreja estão vendo seus pais pararem para ler a Bíblia e orar em casa? Será que elas ouvem seus pais pronunciarem frases otimistas, de esperança e de fé, nos momentos difíceis da vida familiar? Não nos esqueçamos que as crianças vão fazer na Igreja, o que elas estão vendo seus pais estão fazerem em casa. Não foi exatamente isto que influenciou a vida de Timóteo, o jovem pastor discípulo de Paulo, que aprendeu da avó Loide e da mãe Eunice, as coisas da fé? (2 Tm. 1.5; 3.14-15)

Ainda mais: como no Velho Testamento, que os pais tinham a obrigação de ensinar a Palavra de Deus aos filhos em casa, os pais devem fazer o mesmo hoje. Os pais devem ler a Bíblia com os seus filhos e orar com eles. Devem também procurar qual a lição da classe da EBD e ajudá-los na compreensão da mesma. Quando chegarem à Igreja estarão ansiosas para mostrar à professora e aos coleguinhas, que estão sabendo a lição.

Nunca me esqueço de uma linda experiência que tive no meu quinto ano de ministério. Ao visitar uma jovem senhora, que havia ganho seu primeiro filhinho, achei-a com o bebê de uma semana deitado no centro de sua cama, tendo uma Bíblia aberta ao lado. Explicou-me aquela jovem mãe que estava sempre lendo a Bíblia em voz alta perto do bebê para que ele começasse a acostumar-se com a Palavra de Deus.

A criança pode ser muito abençoada na Igreja, se a Igreja da criança começar a existir na sua própria casa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*