A expressão “blasfêmia contra o Espírito Santo” foi proferida somente pelo Senhor Jesus Cristo (Mt 12.31,32; Mc 3.28,29; Lc 12.10). A blasfêmia contra o Espírito Santo é conhecida também como “pecado imperdoável” ou “pecado para morte”. Acredita-se que Hebreus 6.4-10; 10.26,27 e 1 João 5.16 referem-se a esse tipo de pecado.
Antes de averiguarmos o que é e quando ocorre a blasfêmia contra o Espírito Santo, vejamos o que ela não é. A blasfêmia contra o Espírito Santo não é, conforme alguns interpretam, o pecado da “rejeição do Evangelho” ou a “recusa da graça de Deus em Cristo Jesus” e que, por sua vez, “pode e deve ser corrigido”, ou que “o pecado imperdoável torna-se perdoável através da conversão”. Também não “consiste em duvidar da verdade”, nem simplesmente “negá-la”.
O Senhor Jesus foi taxativo ao afirmar que esse tipo de pecado jamais seria perdoado.
Portanto, o que é e quando acontece o pecado imperdoável?
A blasfêmia contra o Espírito Santo é:
a) “Atribuir as coisas boas de Deus a um ato de Satanás” (Burge);
b) “Atribuir os milagres de Cristo à influência de Satanás” (Davis);
c) “A rejeição deliberada e consciente da atividade de Deus, e a atribuição desta atividade ao diabo” (Davids).
E acontece quando:
a) “O homem voluntária, maliciosa e intencionalmente atribui o que com clareza se reconhece como obra de Deus, à influência e operação de Satanás” (Berkhof);
b) “Um homem reconhece a missão de Jesus pelo Espírito Santo, mas a desafia, a amaldiçoa e a ela resiste” (Grundmann);
c) “A incredulidade procede de conhecimento e da malícia deliberada” (Calvino).
Em suma, a blasfêmia contra o Espírito Santo não é uma “rejeição”, mas sim, uma “atribuição”, isto é, atribuir de modo consciente e deliberado uma obra a Satanás quando na verdade sabe-se que é de Deus.
Se você é crente em Cristo Jesus e está preocupado se porventura já cometeu este tipo de pecado, pode estar certo de que nunca o praticou; pois aquele que blasfemou contra o Espírito Santo nunca, enquanto viver, se arrependerá do seu pecado, visto que jamais sentirá o desejo de confessá-lo.
–Autor: Josivaldo de França Pereira
O autor é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Santo André-SP. Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição – SP. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Associada do Ipiranga – SP. Mestre em Missiologia pela Faculdade Teológica Sul Americana de Londrina-PR e Doutorando em Ministério pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper/Mackenzie – SP. É secretário de missões do Presbitério Santo André (PRSA), autor do livro Atos do Espírito Santo (Ed. Descoberta, 2002) e de vários ensaios e artigos bíblicos disponíveis na Internet. E-mail: rev.p@ig.com.br
Ola,gostaria de fazer uma pergunta.
Eu li sua matéria falando sobre a blasfêmia,e gostaria de saber se porventura a pessoa em alguma situação na vida acabou xingando o espirito santo em algum momento,isso e considerado a blasfêmia imperdoável?
Se alguem faz pacto com o maligno renunciandoe insultando o ES e depois se arrepende cometeu blasfemia?
Pacto com o maligno pode ser perdoado?
Sim, qualquer ofensa pode ser perdoada. Não tem uma maior ou menor para Deus. Somente peça perdão, peça que sua vida seja coberta pela graça do Pai e siga adiante sem olhar para trás.
Caminhe com Cristo e para o alvo que é representar Deus na terra. Felicidades
Você pode me responder .eu tenho um pensamento de xingamento contra o espírito santo Sendo que eu não quero eu não quero xingar a única que estou selado pro dia da redenção
Gostaria de saber tbm se em pensamento e blasfêmia isso me persegui todo dia
Eu penso em Deus 24horas, mas acabo tendo pensamentos que surgem na minha mente ofensivos ao espírito santo mesmo contra minha vontade. Amo o espírito santo e amo Deus e seu filho Jesus Cristo. Tenho medo de ir para o lago de fogo por minha mente estar com esse mau pensamento tento lutar contra todas minhas forças e faz dias que não descanso a minha mente de tanto terror e tristeza por pensar estar magoando o espírito santo. Me ajudem por favor
Eu não queria limpar a igreja católica,e falei que, Ah eu tenho que limpar aquela porra, falei sem pensar,isso e pecado contra o espírito santo?
Eu não queria limpar a igreja católica,e falei que, Ah eu tenho que limpar aquela porra, falei sem pensar,isso e pecado contra o espírito santo?
Boa noite! Um dia em uma certa ocasião uma pessoa chegou e me contou algo como fofoca , e disse que foi o Espírito Santo que a contou e eu a perguntei você está chamando o Espírito Santo de fofoqueiro? E ela disse sim foi Espírito Santo que me falou! E disso ela riu e eu rir ,e hoje me atormenta o pensamento de que por eu ter perguntado isso a ela e rido no fim ,de ter pecado contra o Espírito Santo.