Autor: Johannes Hirschberger
Agostinho nasceu em 354 em Tagaste, no Norte da África, filho de pai pagão e de mãe cristã. De acordo com o espírito e os costumes do seu tempo, passa uma juventude movimentada.
Mas. enquanto estudava Retórica em Cartago, conta-nos ele mais tarde, (Conf. III, 4) “caía-me nas mãos o livro de um certo Cícero, com o título de Hortensius e com o convite a entregar-se à filosofia. O livro transformou as tendências do meu coração, dirigiu para ti, Senhor, as minhas orações e modificou as minhas aspirações e os meus desejos. Repentinamente se me esvaeceram todas as esperanças vãs, com um incrível ardor de coração anelava por uma sabedoria imortal e comecei a me elevar para converter-me para ti… Como ardia eu, Deus meu, como eu ardia por abandonar as cousas terrenas e refugiar-me em ti, pois está escrito: “Contigo está a sabedoria”. Ora, amor da sabedoria é o significado da palavra grega — filosofia. Aquele livro inflamou-me o coração no teu desejo.” Mas ainda em Cartago, depois de ter-se libertado do maniqueísmo, não conseguia encontrar uma nova e fixa posição, cedendo ao cepticismo representado por Cícero e pela Nova Academia.
Mas quando chegou a Milão, passando pela cidade de Roma onde professa a Retórica — permanece retor durante toda a sua vida e não se deve esquecer essa circunstância para se lhe interpretar as expressões — trava conhecimento com os escritos dos platônicos!’, vem-lhe a idéia que, além do mundo corpóreo, há um mundo ideal e compreende, . contrariamente ao pensamento dos maniqueus, que Deus em particular deve ser incorpóreo.
E quando, por influência da pregação de Ambrósio, trava conhecimento de mais perto com a espiritualidade do Cristianismo, passa por uma radical transformação interna. Retira-se agora (386) com alguns amigos a uma herdade — Cassiciaco — perto de Milão, retoma as reflexões sobre o mundo do pensamento, lança por escrito os seus conhecimentos numa série de obras, ordena a vida. e faz-se batizar por Ambrósio em 387.
Um ano depois volta para Tagaste e funda em sua casa uma espécie de claustro. Emprega todo o tempo com a atividade de escritor; sobretudo nas discussões espirituais com os maniqueus. É então que aparece o seu tratado da liberdade da vontade. Em 391 ordena-se sacerdote, e vem a ser bispo de Hipona em 395. É quase inesgotável sua fecundidade de escritor. Quando os vândalos lhe sitiaram ò bispado, ainda tem a pena na mão. E depois da sua morte (430), quando ruiu o império romano- do- ocidente e dele não deixaram os vândalos senão ruínas, a sua obra sobrevive imortal, perene fonte de primeira ordem para o espírito filosófico e religioso do ocidente.
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