Integridade: força e inteireza moral

Autor: Norm Anderson
“Quem anda com integridade, anda com segurança” – Provérbios 10.9

A palavra integridade provém do latim “integritas”, que se traduz por “sanidade, pureza”, e também de “integer”, “inteiro, completo”. Significa firme lealdade a um código moral ou ético, e também a condição de se ser sadio, completo. Quando existe integridade, os pensamentos, palavras e ações de uma pessoa estão alinhados entre si.

Integridade é essencial para que os relacionamentos sejam fortes. Tanto nos negócios, quanto na vida pessoal, integridade é uma das qualidades de caráter mais valorizadas.

Uma palavra relacionada à integridade é “integração”, que significa “tornar um”. O oposto é “desintegração” que podemos pensar como sendo um estado de “não” integridade. Nesta condição, as pessoas “caem aos pedaços”, os relacionamentos “se desagregam”, a confiança “se quebra”.

Sem integridade a vida e os relacionamentos são fracionados, doentios e incompletos. As pessoas se ferem umas às outras, propositalmente ou não. Elas se enganam e são enganadas. Este é um modo de vida devastador.

Nós procuramos ser inteiros, completos e sadios. Não queremos ser enganados ou depositar nossa confiança na pessoa errada. Se pessoas indignas de confiança nos causaram dano, maior ainda será o nosso desejo de buscar relacionamentos íntegros. A vida já é complicada o suficiente sem que tenhamos que lidar com pessoas de “duas caras”, que agem com duplicidade. Quando alguém diz que vai fazer alguma coisa, tudo o que queremos é ele realmente faça aquilo que disse que iria fazer.

Benefícios da Integridade

* A vida se torna simples; o estresse diminui.
* Tempo e esforço não são desperdiçados com motivos ocultos ou encobrindo rastros.
* Menos danos se causa aos outros.
* Podemos nos empenhar mais em coisas positivas, ao invés de buscar reparar as coisas negativas causadas pelo engano.
* Melhora o trabalho em equipe e o progresso aumenta.

“Caráter é aquilo que você é no escuro” — Dwight L. Moody
“As pessoas podem duvidar do que você diz, mas sempre acreditarão naquilo que você faz” — Anônimo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*