Autor: Rene E. Seifert
Estas são algumas afirmações de como o Novo Testamento se refere ao novo pacto de Deus com o seu povo – a igreja. Hoje estamos celebrando mais uma vez este tão importante memorial para nós como igreja. É de extrema importância termos a compreensão bíblica a respeito da celebração da Ceia do Senhor.
Assim como o batismo é a iniciação da pessoa na igreja, assim também a Ceia do Senhor é a continuação desta identidade do crente com a igreja. É a maneira básica pela qual nos relembramos do compromisso e da aliança de Deus com o seu povo, através de Cristo.
SIGNIFICADO SIMBÓLICO DA CEIA DO SENHOR
A comunhão é um tipo de Ceia das Bodas no Céu. “Então o anjo me disse: Escreva isto: “Felizes os que foram convidados para a festa de casamento do Cordeiro” (Ap.19:9). Ela é uma retrospectiva e um olhar para o futuro – proclamando a Sua vitória na cruz e proclamando a Sua vitória na Sua volta (1.Co.11:26).
QUEM DEVE PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR
Ela foi instituída para os crentes, e não para os incrédulos. Antes de participar é necessário que se faça um auto-exame (1.Co.10:21;28). Quem participar de forma indigna, isto é, sem ser crente e sem comunhão com Deus será julgado por Deus.
Para a igreja a celebração deve ser algo muito desejado como expressão de profunda gratidão pelo tão grande e completo sacrifício, pela viva esperança da Sua volta e também pela comunhão que nos une Nele. Celebremos com alegria e gratidão.
Faça um comentário