Autor: Renato Vargens
O Inicio do século 20 foi marcado por uma série de fatores que apontavam uma significativa mudança na sociedade. A ciência proporcionava descobertas nos campos mais distintos, vacinas foram criadas, máquinas brotaram de mentes engenhosas, além de idéias que surgiram com a proposta de melhorar substancialmente a qualidade de vida dos moradores do planeta. Filosoficamente o mundo experimentava um momento de profunda credibilidade na humanidade, pensava-se que finalmente, a sociedade encontrara seu rumo e que através da ciência, cultura e trabalho seria possível construir uma sociedade justa e equilibrada.
O momento era absolutamente especial, nunca o novo fora tão novo, isto porque, a cada instante, novos horizontes se abriam diante da humanidade produzindo assim uma euforia humanizante. Na verdade, a expectação comum dos formadores de opinião da época era que o novo século traria modernidade e desenvolvimento. É claro que esta expectativa contribuiu para o esvaziamento do sagrado e da religiosidade. No entanto, com o desenrolar do século e com os acontecimentos catastróficos que dele fizeram parte, a humanidade até então nutria a esperança de dias melhores deixa-se levar pela frustração de ver um mundo cada vez mais desumano e violento.
A pós-modernidade surge no final do século 20 num ambiente de decepções e inquietações. Sonhos deixaram de ser sonhos, invadindo a classe das utopias irrealizáveis. O Século em questão com suas duas grandes guerras apontou-nos a incapacidade humana de construir um mundo mais equânime e justo. Decepcionada consigo mesma, a humanidade deixou-se levar pelo descrédito e pela incredulidade quanto a sua condição de construir um mundo melhor. É neste contexto de idéias perdidas, sonhos frustrados, que em todo o planeta a chama do sagrado se reacende. Na verdade, bastou que se quebrasse conceitos e paradigmas construídos no decorrer do século quanto a capacidade humana de soerguer a sociedade a um patamar de justiça e equidade, que escancaradamente as portas da existência se reabriram em busca de uma espiritualidade intimista e pessoal.
Isto se percebe claramente nas comunidades pobres das grandes cidades do Estado do Rio de Janeiro. Milhares de pessoas por motivos dos mais diversos viviam a mercê do caos e da miséria, ao perceberem que a concretização de suas esperanças em uma vida de dignidade não se realizava, sentiram-se impelidos a procurar em Deus o alivio para suas frustrações, tensões e inquietações. A abertura para o sagrado despertou um afloramento substancial da espiritualidade. É neste contexto, que comunidades inteiras transferiram sua crença no homem para a fé incondicional em Deus.
A fé em Deus contribuiu em muito para uma mudança substancial nas atitudes por parte dos moradores destas comunidades. É absolutamente perceptível que boa parte daqueles que desenvolvem algum tipo de empreendedorismo tiveram uma relação profícua com a fé e a religiosidade. Tenho pra mim que a relação com o sagrado tem o poder de mexer com os valores internos do individuo resgatando nele valores indispensáveis ao sucesso de qualquer empreendimento. A maioria daqueles que se abriram para o sagrado sofreram uma mudança significativa quanto a sua identidade. De algum modo, sentiram-se valorizados por Deus, amados pelo eterno, proporcionando de forma automática o resgate da auto-estima.
Foi com uma nova visão de si mesmo que os moradores destas comunidades rejeitaram a idéia “gabrielização da vida”. A maioria daqueles que se relacionam com o sagrado resgataram o sentido da existência, entendendo que podem até ter nascido assim, no entanto, viver e morrer assim jamais. Na verdade, boa parte destes, simplesmente abominam o estereotipo de Gabriela, cravo e canela. Junta-se a isso que a relação com o sagrado imprimiu um novo senso de missão nestas pessoas, fazendo com que o solitário dê lugar ao solidário, com que o descompromissado dê espaço ao comprometimento social e comunitário.
Nesta perspectiva a fé tornou-se mola propulsora aos empreendedores, até porque, o encontro com o mítico impulsionou aqueles que se enquadram neste contexto a trabalhar arduamente na expectativa de uma vida melhor.
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