Autor: David Baêta
No livro Treinando a Emoção Para Ser Feliz Augusto Cury diz que "estar só no meio da multidão é suportável, mas estar só dentro de si mesmo é inadmissível". Este tem sido um grande problema da humanidade nos tempos atuais. Ser prisioneiro dos próprios pensamentos de forma a se isolar do mundo mesmo estando no mundo.
Há muita gente vivendo solitariamente dentro da própria família. Vivem silenciosos, imersos em seus pensamentos. São tomados por preocupações intensas do tipo luta pela sobrevivência ou preocupação exacerbada pelo amanhã, que deixam de fazer o essencial que é ouvir a si mesmos e ouvir a família. Outro aspecto sobre o qual voltarei a falar em outro momento, é que há gente preocupada em criticar e questionar os outros e isso é um demonstrativo de que não dá tempo para si mesmo ou de que se esconde de si mesmo, dos seus medos e fracassos. Isto também é uma forma de manifestação do isolamento. Quando não vemos coisas boas na nossa família e a nossa postura é de críticas, questionamentos e exigências muitas vezes descabidas, pode ser sinal de que alguma coisa está errada em nós mesmos.
Precisamos de um tempo para nos ouvir e para ouvirmos a nossa família. Os filhos precisam de pais atenciosos e os pais precisam de filhos atenciosos. Em muitos momentos há um tipo de linguagem não falada (pedido de ajuda, de socorro, etc) que não detectamos ou que quando detectamos pode ser tarde demais. Soube de uma professora que ao ser abordada por uma aluna cujo comportamento não era muito exemplar, e que queria falar com ela, recebeu a resposta de que não tinha tempo naquele momento e que depois, quando se desfizesse de alguns compromissos, poderia conversar com ela. Chorando, aquela professora relatou que poucos minutos depois recebeu a notícia de que aquela adolescente tinha se suicidado e era sobre a crise que afetava seu comportamento que queria conversar. O Deus que nos ouve e cuida de nós, o Deus que instituiu e ama a família nos orienta a tirarmos um grande tempo para ouvirmos a nós mesmos e à nossa famíla.
Visite www.gospelonline.com.br e debate sobre temas do cristianismo.
Faça um comentário