Você quer ser um líder?

Autor: Marisa K. A. de Siqueira Lopes




Pense nesta pergunta. Mas, por favor, não a responda depressa demais. Precisamos reaprender a refletir sobre o significado das coisas. Este é um exercício de extrema importância. Neste nosso mundo moderno, vivemos em um ritmo tão alucinante que, pouco a pouco, ficamos vazios de significados e adquirimos o péssimo hábito de reproduzir, sem critério algum, tudo o que vemos e ouvimos, como fazem os papagaios. Vamos, portanto, refletir sobre esta pergunta, sobre o significado daquilo que representa ser um líder.
Dentro de uma visão mais tradicional, ser um líder significa assumir uma posição de destaque, adquirir um status diferenciado pelo fato de exercer poder e domínio sobre os que o cercam. Está implícita nesta visão a idéia de subordinação das pessoas perante o líder, construindo, assim, uma estrutura onde o poder é exercido de forma hierárquica. O relacionamento entre líder e seguidores é distante, marcado pelo controle, direcionado apenas ao propósito de atingir metas, resultados. O líder encontra-se, portanto, bastante isolado das pessoas que o cercam.
No entanto, expandindo um pouco esta visão tradicional, o líder pode ser visto sob uma perspectiva totalmente diferente, que quebra os paradigmas conservadores daquilo que se entende por um líder. Dentro desta nova perspectiva, o líder não se exalta, mas, ao contrário, humilha a si mesmo, sacrificando-se por amor de outros. Ele não é servido, mas, é aquele que serve. Seu papel não é fazer-se essencial mas, tornar-se dispensável com o tempo, pois se empenha em capacitar as pessoas, em liberar potenciais. Para tanto, precisa estar sempre próximo, acessível, desenvolvendo um relacionamento de confiança, respeito, e amor com aqueles que o cercam. Ser líder é ser capaz de tocar aquilo de mais precioso que existe no ser humano: a imagem e semelhança de Deus. Este toque do líder faz desabrochar nas pessoas seus talentos, esperanças e uma nova atitude diante da vida. Nosso maior exemplo: Jesus.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*