Autor: I. Barreto
“O problema principal da cobiça é que ela sempre induz a algo pior” Bispo Roberto McAlister
A primeira relação patológica numa criança é o chamado Complexo de Édipo, uma inclinação da criança ao progenitor do sexo oposto, geralmente desaparece com ajuda de um conselheiro ou com o passar do tempo .
PAIS E FILHOS
A educação dos filhos é objeto de estudos, pesquisas, tema e capa de várias revistas em todo o mundo. Educar pode ser ; conceder, prover , suster , tudo isso com critério, e quando pensamos em critério no meio evangélico nos vem à lembrança a vara do pregador citada em no Livro de provérbios, e quando se trata de corrigir com vara, é bom lembrar que a moderação é um fator importante nesta forma de disciplina. Hoje o diálogo é mais indicado, principalmente a partir de certa idade já não fica bem a disciplina com vara .
NÃO !
Pais existem que podem conceder o que querem e o que pedem e até mesmo o que exigem seus filhos .O progenitor que tudo concede sem nenhum critério torna seus filhos ociosos, e pródigos . Um Não! , pode ser um fator positivo na formação da personalidade, e aprender pelas escassez é também uma forma de aprendizado.
Quando uma criança quer algo e não consegue aprende pela privação, ela precisa aprender que tudo tem um valor, importância e utilidade, que ela não sabe tudo . Nunca saberá , porque também não sabemos .
PROBLEMAS ?
Problemas no meio da família é comum mesmo numa família evangélica. Até Billy Graham teve seu filho pródigo.
No Antigo Testamento começou com o fratricídio de Caim , no Novo Testamento houve quem ousasse possuir a mulher do seu próprio pai, talvez não fosse a mãe biológica, de qualquer forma foi o complexo de Édipo levado às últimas conseqüências. Não se tem conhecimento de alguém, que ligado de uma forma vital à Igreja tenha matado seus pais ou avós . Não podemos nos esquecer do estranho pedido da filha de Herodias que pela sua mãe pediu a cabeça de João Batista . Que outras coisas horríveis já não houvera pedido? Seria aquele o primeiro macabro pedido daquela filha ?
RELACIONAMENTO
Qual o relacionamento dos filhos em qualquer lar onde tudo se consegue num piscar de olhos ? Sem dúvida , num ambiente assim, da felicidade pela facilidade, a ociosidade toma conta , torna-se o centro da vida, e quando não existe religião com adoração ao Criador, a criança se perde com as obras das criaturas, as luzes da cidade o consumismo toma a direção , torna-se o paradigma.
A quem se liga ou deve se ligar um filho ? Aos pais todos respondemos . Porém, filhos existem que quebraram o vínculo com os pais e fizeram um novo vínculo com coisas que se compram para satisfação do Ego, passam a refletir um novo chavão : “O cosmo é o meu pai, sou cosmético “
Nada mais problemático do que a transformação da figura do progenitor em provedor da ociosidade, e filhos existem que em nome da vida fácil planejam eliminar o provedor para ficar com as coisas …. Quebra-se a essência do elo paterno ( Afeição , pais e filhos ) e cria-se a paternidade Hedonista ( Prazeres , Filhos)
O filho olha para seus pais e ver a figura do Provedor de prazeres , o progenitor vai ficando cada vez mais distante até desaparecer no horizonte. Retorna lentamente…… , aos olhos do filho toma agora uma nova compleição , a figura do Provedor de Prazeres infinitos .
Será que ela tinha medo de perder os pais, ou tinha medo de perder a vida ociosa? Sair de casa significava perder o conforto . Matar o provedor e ficar com as coisas, parecia uma boa idéia . Não Foi.
A idéia de se apossar da herança de forma antecipada é antiga , assim como sua reprovação. “A posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada.” Provérbios 20:21
A IRA
A ira mortal contra progenitores é mais comum na riqueza do que na pobreza, muito mais na abundância do que na escassez . As histórias que se escutam quase sempre se relacionam às riquezas, onde a paternidade às vezes é substituída pela vida fácil e ociosa. Quando a paternidade é subjetiva, não se sabe o que fazer nem a quem obedecer.
A educação num Lar cristão deve ser conforme Paulo escreveu aos crentes de Éfeso “Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor “
A arrogância dos pais num ambiente onde tudo se pode e nada se reprime, é propício ao surgimento de filhos irados “em pé de guerra” Tiago já ensinava que as guerras procedem dos prazeres que militam na carne de cada um, como a carne do protestante ou do não crente é a mesma , todo cuidado é pouco , para os crentes o escape é : “Criar os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor “. Resumindo criar os filhos na Igreja do Senhor.
A Igreja ainda é a Arca de Noé , lugar de refúgio para toda família da terra.
Faça um comentário