Autor: Autor Desconhecido
Leitura: Daniel 1.6-7
O chefe dos oficiais deu-lhes novos nomes: a Daniel deu o nome de Beltessazar; a Hananias, Sadraque… (v. 7a)
O nome que recebemos tem um valor muito grande, pois ele nos identifica. Não somos um “João-ninguém”, como diz a expressão. No tempo de Daniel e até hoje, para o povo judeu, o significado do nome é algo muito especial. E você, sabe qual o significado do seu nome?
Daniel sempre foi muito temente a Deus. E, de fato, o nome de Daniel expressava isso, pois significa “O Senhor é meu juiz”. O nome escolhido pelos pais simbolizava algum desejo para a vida do filho. O nome Hananias significa “Deus me deu a sua graça”, Misael significa “Quem é como Deus?” e Azarias significa “Deus me ajuda”.
Daniel e seus companheiros foram mergulhados em um novo contexto, num novo jeito de viver, pensar e crer. Com o objetivo de que eles assumissem novos valores e identidades, os babilônios deram a cada um deles um novo nome.
Mas isso não fez com que eles desistissem de temer a Deus.
Muitas vezes, também somos colocados em situações nas quais a identidade de cristão é atingida de uma forma ou de outra. Muitos passam por essa situação na escola, no trabalho e no círculo de amizades. A verdade é que, se queremos ser fiéis e tementes a Deus, nem sempre conseguimos agradar a todos, como também aconteceu a Daniel e seus amigos. Jesus nunca disse que nossa vida seria fácil. Quem for fiel a Ele, sofrerá perseguição. O desejo de Deus é que sejamos fiéis a Jesus. Então, valorize o nome que você recebeu.
Oração: Ajuda-me, ó Deus, a enfrentar situações nas quais minha identidade de cristão é atingida. Ajuda-me a ser mais forte nos momentos de tribulação. Amém.
Faça um comentário