Superando obstaculos

Autor: Waterson José Ferreira

Creio que todos nós já tivemos a oportunidade de conhecer pessoas com deficiências físicas que superaram as limitações causadas pelas mesmas. São deficientes auditivos, visuais, paraplégicos, enfim, uma gama de homens e mulheres que, diante de fatos que poderiam muito bem tê-los levado à depressão, a inércia total, não se deram por derrotados, mas saíram à luta, e hoje provam a todos, e, principalmente a si mesmos, que quando realmente queremos muito alguma coisa, esta pode se tornar possível.
Alguns desses personagens tornaram-se famosos nas artes, na ciência, nos negócios. Poderia citar alguns nomes aqui, mas sei que no momento em que você faz a leitura, sua memória sem nenhum esforço começa a lembrar de alguns deles. Louvado seja Deus por estas vidas que têm sido para todos nós um exemplo de superação, dedicação e esforço pessoal.
Agora olhe para você. Talvez não haja em você nenhum defeito físico, ou quem sabe, coisas tão pequenas diante das deficiências de outras pessoas, porém, pode ser que haja algo que o limita. O que é este algo que paralisa sua vida e suas ações? Porque este algo tem um poder tão grande sobre você?
Pense o quanto você poderia ser útil na vida de outras pessoas e na obra do Senhor com as habilidades que Deus mesmo concedeu a você! Quantas necessidades seriam supridas se parasse de enxergar as suas deficiências como um obstáculo e as visse como uma grande oportunidade de se superar.
Fico pensando que há inúmeros irmãos com capacidade de ensinar, de tocar um instrumento, de se relacionar com outras pessoas, enfim, irmãos com habilidades maravilhosas concedidas pelo Espírito Santo de Deus, mas que por algum motivo, limitam-se a viver enclausurados em seu próprio mundo, acomodando-se a fazer coisas quase que insignificantes diante dos grandes desafios apresentados por Deus. Irmãos que poderiam contribuir significativamente para a obra do Senhor, para a edificação da Igreja, mas que, por algum motivo, resolveram dizer a si mesmos: “Eu não tenho capacidade; há pessoas mais preparadas que eu; já estou ultrapassado; vou continuar fazendo até que outro apareça”. Poderia citar aqui outros motivos, cada um de nós poderia apresentar outros vários.
Jesus nunca se limitou, nem mesmo permitiu que qualquer outra pessoa ocupasse a função que só a Ele cabia. Humanamente falando, Jesus nasceu pobre, cresceu debaixo das limitações em que se encontravam todos os pobres de Seu povo. Não teve a oportunidade de sentar-se nos bancos de uma universidade. Toda a sua educação foi simples e limitada, porém em todas as coisas Ele superou os obstáculos que diante Dele eram impostos, até mesmo a cruz.
Um dia talvez você dirá: “Eu poderia ter feito mais! Poderia ter me dedicado mais! Poderia ter ensinado outras pessoas! Poderia ter levado mais a sério!” Quem sabe outras pessoas poderiam ter sido influenciadas pela sua paixão, dedicação, alegria, entusiasmo. Porém, a preocupação consigo mesmo, o medo de se expor, a acomodação ao seu próprio mundo particular, fizeram com que você se anulasse ou pouco desse de si mesmo em favor do próximo, do irmão e da obra do Senhor.
Deus tem dado tanto a alguns mais e a outros um pouco menos, mas Ele tem sido generoso para com todos. Analise seu próprio comportamento, em lugar de insistir em ser apenas um expectador e contar aquilo que você viu outros fazendo, tenha coragem e ousadia de sair de seu mundo particular, colocar os dons e talentos que Deus lhe deu para funcionar, e contar suas próprias histórias, aquilo que Deus tem feito em sua vida e através dela.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*