Autor: (Adaptação por Sérgio Presta)
Diante do crescente aumento da expectativa de vida do ser humano que vêm se efetivando nas últimas décadas, uma pergunta começa a acontecer:
O que é ser jovem?
O General Mac Arthur teve oportunidade de se pronunciar a respeito das fases da vida e o fez nos seguintes termos: “A juventude não é um período da vida. Ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação.”
Com isso podemos constatar, com uma certa facilidade, que ser jovem é uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto.
É isso que Deus quer para cada um de nós: que posamos viver veementemente as nossas emoções; conseguir, a cada dia, um novo triunfo da coragem sobre a timidez; e, principalmente, fomentar o gosto pela experiência nova, mesmo que arriscada, sobre o marasmo da nossa zona de conforto.
Com isso Deus nos mostra que não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos. Envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal e os projetos que Ele preparou para cada um de nós.
Não resta dúvida que os anos enrugam o rosto, porém, renunciar aos projetos de Deus para a nossa vida, isso sim enruga a alma. Devemos ter a nítida consciência de que as preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.
O verdadeiro jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: e depois o que é que vem?
Ser jovem é poder desafiar os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida. Considerando tudo isto, é que Deus nos diz que não importa se temos noventa, trinta ou dezessete anos; pois, somente vamos envelhecer o nosso espírito com o total aniquilamento das nossas fantasias, com o abandono de seus sonhos e com a vã certeza que Deus nos relegou a um segundo plano e que não temos mais nada a acrescentar na Sua obra.
Assim, caso você tenha um projeto para cansar, uma tristeza para sentir, uma comida da qual reclamar, não se permita enrugar, envelhecendo. Caso o seu sonho foi desfeito, permita-se outros sonhos e siga em frente.
Lembre-se de agradecer a Deus todos os dias por tudo que Ele fez, faz e fará todos os dias da nossa vida; pois, no mundo, existem muitos que dariam tudo para estar no seu lugar.
Faça um comentário