Autor: Autor Desconhecido
Em 1 Pedro 1.22, o apóstolo Pedro escreve: “Purificando as vossas almas pelo Espírito, na obediência à verdade”.
Na nossa alma, em nossas mentes, guardamos todo o tipo de lembranças, de pensamentos e sonhos pessoais. E tudo o que desejamos, passa antes pela nossa mente, como um pensamento daquilo que queremos ou objetivamos alcançar.
Oque Pedro está dizendo aqui é que como nova criatura em Cristo Jesus, temos que deixar de lado, o velho homem e passar a viver na novidade de vida que temos em Deus. Só que este mundo, inundado pela maldade, sensualidade, egoísmo, orgulho e por todo tipo de pecado, pode impedir um jovem de alcançar aquilo que Deus tem guardado para ele. Em Isaías 59.1 está escrito que o pecado faz separação entre os homens e Deus. Logo, para alcançarmos uma vida de paz na presença de Deus é preciso que vivamos em santidade e pureza, na mente e no coração. Um pouco mais atrás, no verso 16, de 1 Pedro, está escrito que precisamos ser santos porquanto nosso Deus é santo. Diz também em Hebreus 12.14 que sem santidade ninguém verá o Senhor.
Purificar nossos pensamentos é algo tão importante que em Romanos 12.2, Paulo escreveu: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus“. Vejam bem, ele diz que temos que ser transformados pela renovação da nossa mente. E Paulo disse isso, pois sabia que os pensamentos contaminam todo nosso corpo o colocam em pecado nosso viver, levando a alma a cobiçar aquilo que desagrada a Deus. O apóstolo aqui, não diz para sermos transformados pelo jejum, pelas boas obras ou pela fé. Mas diz para sermos transformados, ou seja, convertidos pelos nossos pensamentos.
Outro texto ainda, bem interessante sobre esta questão, está em Filipenses 4.8: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Mais uma vez a Bíblia nos ensina sobre o pensamento. Também aqui não diz, apenas, para fazermos tudo o que é bom, que é verdadeiro, de boa fama, mas para pensarmos na pureza, na justiça e no amor.
E o que Pedro escreveu nesta epístola, é que devemos, ou melhor, precisamos purificar nossa alma e nossa mente. E junto, ele já dá uma dica de como fazer isso. Ele já nos ensina como nos purificarmos; na obediência à verdade. Não apenas obediência, pois se pode obedecer a uma pessoa, obedecer a regras, leis e até ao inimigo das nossas almas, que é o diabo. E para isso, basta vivermos em pecado, com pensamentos errados e impuros que estaremos obedecendo à concupiscência da carne. Mas se formos obedientes à verdade e a verdade é Jesus Cristo, passamos a viver em pureza. Jesus mesmo disse, em João 14.6; “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida”. Jesus nos ensina que ele é a verdade e que tudo o vem Dele é verdade. E nesta verdade é que um jovem deve viver e guardar sua mente e coração. E para que se possa viver na verdade de uma vida vitoriosa, sem pecado ou acusação, tristeza ou dor, mas cheia de alegria e paz, é necessário que alcancemos a verdade de Deus, expressa na Bíblia. Em João 17.17, Jesus diz: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”. Aqui está o maior segredo para cumprir o texto lido no início. Primeiro, sermos santificados, ou seja, purificados. Segundo, na palavra. Qual palavra? A palavra de Deus que é a verdade. Assim, vivendo segundo o querer de Deus, um jovem pode santificar sua alma obedecendo a Deus, seguindo Seus mandamentos, cumprindo a Sua vontade.
E se um jovem enche sua mente das coisas de Deus. Se ele medita na Palavra, se ele procura servir a Deus, se envolve com pessoas cristãs, participa da obra e das atividades da Igreja e coloca como primazia em sua vida crescer no conhecimento e revelação das Escrituras, todos os seus pensamentos se convertem numa única direção. Para aquilo que o Senhor Jesus tem preparado para sua vida. Os prazeres e desejos da alma deixam de ser aquilo que o mundo oferece e passa a ser aquilo que Jesus nos ensina como sendo a verdade. O pecado passa a causar nojo e rejeitamos tudo o que desagrada a Deus, tudo o que entristece Seu Santo Espírito. Sentimo-nos mau ao praticar o erro e ao agir fora da vontade soberana de Deus.
Para nos encaixarmos dentro do propósito de Deus temos que conduzir nosso falar, nosso agir, nosso sentir e nosso pensar dentro da pureza. Procurar conduzir nosso viver à obediência à verdade, a obediência à Deus. E excluímos então o pecado da nossa vida, da nossa mente e da nossa alma.
Por isso jovem, renove tua mente nesta noite. Não deixe o diabo te acusar sobre coisas do passado. O apóstolo Paulo, no capítulo 3, de Filipenses diz: “uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que ficam para trás, avanço para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”. Para deixar o passado, o pecado, os erros, Paulo disse ter que esquecer do que ficou. Esquecer é uma atitude que passa pelo campo mental, que passa pela nossa mente e atua na nossa alma e no nosso coração. Ele viu-se livre de tudo o que o prendia sob acusação renovando sua mente na verdade, em Cristo Jesus. Tanto que ele diz que seguia em frente, em direção ao chamado, ao plano de Deus para sua vida. E isso ele apenas conseguiu por que passou a pensar nas coisas que agradam e Deus, passou a obedecer a Deus, a viver conforme o querer de Deus e conseqüentemente foi santificado na verdade. Mas não apenas por aceitar a verdade, não apenas por acreditar em Jesus ou tê-Lo como seu Senhor e Salvador, mas sim por viver na verdade e sujeitar sua vida e suas atitudes ao Espírito santo de Deus.
Faça um comentário