Porque as pessoas vão a igreja? Pelo que?

Autor: Antonio Jeam
Fiquei parado na porta de uma igreja olhando as pessoas sentadas lá dentro e outras chegando e me veio essa pergunta na cabeça:
“Porque as pessoas vão a igreja?” Perguntei isso aos meus líderes e eles disseram muitas coisas, algumas eu já havia imaginado.
“Problemas financeiros”
“Casamento destruído”
“Infelicidade emocional”
“Desemprego”
O Pastor é gente boa”
“Não tenho nada mesmo pra fazer”
“O pessoal é divertido”
“A música é boa e a palavra me faz bem”
“Sou um perdido e preciso de salvação”
Muitas são as respostas, mas pouca é a convincente e bíblica!
Percebo que as pessoas procuram a igreja porque lá eles tem a promessa que seus problemas serão resolvidos. Me parece uma agência de soluções ou um balcão de Assistência Social.
Se de fato vão por problemas financeiros, penso que se tivessem um salário maior ou um dinheiro por receber, a igreja não seria mais necessária.
Se vão porque estão tristes e com problemas emocionais, caso encontrassem um piadista ou uma programação social, tal como uma festa ou passeio, a igreja não seria mais necessária.
Se é porque estão desempregados, então, aparecendo o emprego, a igreja não é mais útil.
Se é por causa do casamento destruído, quando houver acerto entre o cônjuge, a igreja será obsoleta.
Se é porque o pastor é gente boa, um dia a igreja não será mais legal, porque ninguém é gente boa o tempo todo.
Se é porque a música é boa, o dia em que o conjunto desafinar, o cara não volta mais na igreja.
Se a palavra for dura e de encontro ao pecado que a pessoa está vivendo, então, a igreja será ruim e o pastor estará lhe perseguindo.
Caso seja porque está perdido e precisando de salvação, me parece que irá ficar por toda a vida na igreja, porque depois de ter sido salvo e achado, agora precisará crescer e como crescimento é algo contínuo e interminável, ficará até morrer na igreja, mas essa não me parece a razão principal porque as pessoas vão a igreja, pelo menos não vejo ninguém dando testemunho de que estava perdido e sem rumo e que havia pecado contra Deus e aí veio na igreja para consertar essa dívida com o Senhor, mas sim, a razão é comercial, ou seja, eu tenho um problema e a igreja tem o produto, vendido  pelos televangelistas “pobres de teologia” que estão olhando você como um comerciante o vê também. Consumidor! Tem até uma revista evangélica com esse nome!
Agora eu pergunto: Porque é que você vai a igreja?
Não precisa me responder, responda para Deus que é o maior interessado em você!
 
Pastor Congregacional – SP
luznanet@uol.com.br
a.jeam@uol.com.br
ICQ 179329596

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*