Autor: Carlos Siqueira
Em certo momento da vida cristã nos deparamos com a seguinte interrogação: será que vale apenas continuar orando? Começamos a achar que Deus já sabe da nossa necessidade, pois afinal de contas ele é Deus e sabe de tudo antes de nós abrirmos a nossa boca e além do mais achamos que já faz tanto tempo que estamos orando, que realmente a vontade de Deus deve ser contrária ao pedido e acabamos por desistir de algumas coisas que pensávamos ser promessa de Deus para a nossa vida. Sem perceber começamos a orar menos e em um certo momento nos damos por conta que oração já não faz parte da nossa agenda, pois os anos passaram e ou ficamos frustrados com Deus ou já estamos acomodados com a nossa realidade.
Quando oramos estamos em uma situação que independe daquilo que somos diante dos homens, pois neste momento somos nós e Deus. Abrimos a nossas bocas e declaramos as nossas mais profundas ansiedades , confessando os pecados que ainda não conseguimos dominar à nossa vontade.
Cada um sabe do seu cada um e Deus sabe do pecado de todos, mas ele quer ouvir a nossa confissão ,bem como quer encontrar em nós uma atitude que nos faça pensar como caçadores, que na busca da caça, não se cansa com o tempo , mas persevera na expectativa de descobrir o local correto para pegar a sua presa.
As vezes passa-se uma noite inteira de tocaia, camuflado ao ambiente, esperando o momento do tiro ou do golpe certeiro. O caçador tem em mente a realidade que o motiva a caça: encontrar a presa.
Quando nos colocamos em oração precisamos ter em mente esta realidade: precisamos encontrar Deus. Sabemos toda a teoria de que Deus ouve todas as orações, que Deus é onisciente, mas o sentimento de ser alguém que está sendo ouvido por Deus é diferente de estar falando no meio de muitas vozes que falam ao mesmo tempo com Deus. Precisamos falar com Deus e da mesma forma que o caçador, precisamos encontrar decisivamente com Deus, pois ao encontrá-lo teremos o prêmio da nossa dedicação.
O melhor da oração acontece com o advento da resposta, pois sabemos que vem de Deus, ninguém mais sabe, apenas aquele que depositou no altar de Deus a sua súplica. Oração nos leva ao encontro de um desafio que é bater em uma porta sabendo que embora fechada agora , ela vai se abrir, pois aquele que pede recebe sempre a resposta exata para as suas necessidades.
Podemos conseguir muitas coisas através da nossa capacidade, no entanto nada se compara com a resposta de oração, sabemos que é de Deus , portanto é original, incomparável, personalizada e ninguém pode roubar.
Esperar em Deus pode ser cansativo, quando o tempo é o nosso. Não sabemos quando a resposta vem , apenas que vem no tempo certo, nem antes nem depois, mas no tempo de Deus. Quando entendermos que o tempo não é o nosso, passaremos pela história sem se entristecer com ela, pois a esperança descansa por fé naquele que é fiel para cumprir o propósito que estabeleceu por sua própria benignidade.
Quando a resposta chega encontra um campo preparado para a manifestação do propósito do Senhor, portanto enquanto oramos Deus está trabalhando cada um de nós para receber o seu benefício. Orar é uma ordem ,pois quem não ora não recebe de Deus coisa alguma. Deus faz assim, para que entendamos que sem ele nada podemos fazer.
A vida nos oferece muitas coisas boas, mas as melhores serão benefícios do próprio Deus, que conquistaremos nas horas gastas em oração, mas independente disto, Deus não nos trata como seres adestrados, pois até as verdadeiras motivações serão colocadas em nós pelo relacionamento com Deus., portanto não somos coitadinhos e desesperados, mas pessoas corajosas que ousam entrar na presença daquele que é santo e fonte de todo benefício, pois tudo que aqui conquistarmos será fatalmente corroído e corrompido se não for dado pelas mãos do Senhor. Precisamos entender que Deus quer dar, mas nós precisamos aprender a depender da sua provisão e isto não tem nada relacionado à fartura, ou sobejar, mas sim ao não faltar , tendo uma provisão que é constante, diária e suficiente, pois mais importante que a benção é poder estar com o Deus da benção.
Oração é um desafio pois constantemente estaremos recebendo de Deus a força para continuar a pedir, pois nisto reside a fé, que nos leva a perseverar enquanto não acontece o fato. A porta que Deus abre nos é sabido que ninguém pode fechar, por isto enquanto estamos batendo Deus está ouvindo a batida que não é proveniente dos punhos fechados, mas do nosso coração que se liga ao coração de Deus. Orar é falar com Deus, bater a porta de Deus é insistir em oração, onde estamos sendo observados pelos anjos e reconhecidos por Deus como aqueles que o procuram incessantemente, pois aprendemos que estar de pé , no controle do dia a dia é um milagre que é manifestado por pura misericórdia, quando recebemos as promessas da sua palavra.
Deus nas nossas orações, é encontrado pelos insatisfeitos que decidiram buscar satisfação não na força do seu próprio braço, mas no dinamizador que é fonte inesgotável de vida, pois é santo , justo e perfeito.
Oração é um grande desafio, pois levamos a Deus as nossas petições esperando resposta que direcionem de maneira inequívoca, as decisões que podem interferir na história pessoal, ficando a certeza que não se aprende na teoria, mas na prática aplicada, por uma vida de servidão e obediência à soberana vontade estabelecida de Deus.
Quem pede, recebe; quem busca acha; quem bate, a porta se abre; quem fica calado, acaba frustrado e depressivo, pois nunca encontrará o seu presente de valor inestimável, recebido das mãos de Deus. Quem se priva da oração, pode falar muito de Deus, mas sem a menor experiência de falar com Deus e ser conhecido por ele. O grande desafio é crer que Deus tem a resposta e seja qual for, certamente é a que devemos aceitar com satisfação, pois o futuro não se pode prever, mas Deus vê além, pois é o alfa e o ômega, o princípio e o fim, sua decisão sempre será a mais sábia e inequívoca.
Faça um comentário