Autor: Alessandro Henriques
Esta é a pergunta que as nações têm feito ao povo de Deus, através da história. O salmista reconhece esta realidade e a menciona no salmo 115. Após citar essa pergunta, o salmista responde, demonstrando assim a grandeza do nosso Deus: “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada”. Os deuses das nações têm sua morada na terra, pois eles pertencem a este mundo. Todavia, O Deus Vivo é maior e está acima de tudo e todos.
O salmista, então, passa a fazer uma comparação entre os deuses das nações e o Deus de Israel. Ele afirma que o valor dos deuses deste mundo não passa de ouro ou prata, os quais revestem, nada mais, que pedaços de madeira. Já o Deus Único nunca foi, nem nunca será resultado de mãos humanas. Ele é o Todo-poderoso.
Ele ainda nos relembra que os deuses das nações têm boca, mas não falam. Nosso Deus, por outro lado, fala conosco diariamente e é muito real. Eles têm olhos e não vêem, mas o Deus Verdadeiro nos vê e cuida das nossas vidas e famílias. Eles têm ouvidos e não ouvem, enquanto o Deus Eterno ouve cada uma das nossas orações, clamores e choro e, no devido tempo, nos responde segundo sua graça, amor e soberania.
O salmista ainda nos lembra que os deuses do mundo têm nariz, mas não sentem cheiro algum. Por outro lado, o Deus revelado em Jesus recebe nossas petições e louvores como um aroma suave e agradável. Ele não somente escuta nossas vozes, mas também é tocado, sensibilizado, pela adoração do seu povo. Ele reage desta forma por nos amar e ser um Deus cheio de graça e misericórdia.
As mãos dos deuses das nações não podem se mover, enquanto as mãos do Criador nos envolvem e protegem carinhosamente. Enquanto os pés dos deuses não os levam a lugar nenhum, o Senhor da Igreja anda com ela diariamente, nas suas lutas e tribulações.
Agora nós é que perguntamos: onde estão os deuses das nações? Eles não podem nada! Só o nosso Deus é Deus de eternidade em eternidade. Somos chamados a confiar nele, somente nele. Qualquer lugar, pessoa ou coisa em que confiemos acima de Deus é um deus morto, que nada pode fazer por nossas vidas. Dinheiro? Conhecimento? Poder? Fama? Qual deles te atrai mais? Cuidado com os deuses do mundo. A salvação vem de Israel, do Deus vivo revelado na pessoa de Jesus Cristo.
Faça um comentário