Autor: Ricardo Maia da Silva
Eucaristia, como também é chamada a Ceia do Senhor, significa ação de graças ou gratidão alegre.
De fato, participar da Ceia do Senhor é a nossa resposta de gratidão ao amor de Jesus Cristo que, vencendo a morte, nos trouxe a reconciliação com Deus e com os homens. É Jesus mesmo, o Ressurreto, quem nos convida à Eucaristia (a rendermos graças), por isso, cremos na sua presença real conosco. Ele se assenta à Mesa, nos chama para a refeição e nos alimenta dEle mesmo.
Na Ceia do Senhor, somos consolados na dor e fortalecidos na Fé, pois nela, Cristo nos faz participantes ativos da Sua obra redentora. Ele nos inclui na História da Salvação, vivida por seus discípulos no passado e pela sua Igreja, ao longo dos tempos, até a sua 2a vinda (parousia).
Aliás, essa é a conotação correta da palavra bíblica Memorial, a evocação do passado, trazendo-o para o presente como uma realidade viva e atuante e não apenas como uma mera “lembrança”.
Neste terceiro Domingo da Páscoa, à noite, celebraremos a Ceia do Senhor, e o Evangelho lido será Lc.24:36-49, onde vemos a presença de Jesus Ressuscitado perguntando aos Seus discípulos: “Tendes aqui alguma coisa que comer?” (v. 41). Nesse ambiente eucarístico, Jesus conversou com eles e “lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (v. 45).
Ao participarmos da Ceia, apresentemos corações dóceis à vontade Senhor, a fim de que seja autêntico o sacramento que celebramos.Tendo na Ceia mais do que uma “lembrança”, mas a presença real do Ressurreto conosco, sejamos alimentados na Fé e fortalecidos para a vida, enquanto Ele nos abre o entendimento para compreendermos o que quer de nós.
Faça um comentário