O Reino de Deus

Autor: Ariovaldo Ramos

“Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mt 4:17)
O Reino de Deus chega exigindo mudanças. O ser humano como indivíduo e como sociedade tem de mudar, adaptando-se ao Reino. O Reino de Deus é a nova realidade que invade a história. *
“Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação.” (Dn 2.44,45)
O Reino de Deus, no sonho de Nabucodonosor, é a pedra que é lançada contra a estátua formada de ouro, prata, bronze, ferro e com pés de barro e ferro misturados. A pedra derruba a estátua, transforma-a em pó que o vento espalha, cresce, virando uma montanha, e alarga-se ocupando toda a terra.
A estátua compreende toda a história humana até a chegada do Reino. Nela está contida toda a tentativa humana para resolver o  próprio dilema sem levar em conta a vontade de Deus.
A raça humana faz, basicamente, três perguntas, e, sobre elas edificou todo o sistema em que ora vivemos:
1-        quem somos? (de onde viemos, para onde vamos, por que somos – estão contidos nessa questão). Para respondê-la inventamos inúmeras religiões e filosofias e continuamos convivendo com a depressão e o suicídio. O Reino responde-a dizendo: somos de Deus e para Ele devemos viver, o que só é possível por meio de Cristo, pela ação do Espírito Santo.
2-        O que fazemos com a riqueza gerada no planeta? Para respondê-la temos tentado desde o escambo até a economia moderna. Contudo, continuamos com a fome e a miséria. O Reino responde-a com uma palavra: solidariedade – quem tiver duas túnicas divida com quem não tem, quem tiver comida faça o mesmo (Lc 3.11).
3-        O que devemos fazer para vivermos juntos? Para respondê-la temos praticado desde o clã, a mais primitivas das sociedades, até as democracias mais aprimoradas e continuamos a conviver com a violência e a guerra. O Reino responde-a com outra palavra: fraternidade – trate ao próximo como você gostaria de ser tratado.

O Reino é o novo sistema que vem para destruir o outro, tipificado pela estátua. Por isso o Reino exige adaptação. O Reino é o jeito divino de resolver o problema do homem.
*
“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho” (Mt 11.4,5).
O Reino dos céus é o poder que reverte os efeitos da queda. A queda trouxe a enfermidade, o Reino traz a cura.
O Reino de Deus escolhe os pobres, os que mais sofrem os efeitos da queda.
*
“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” (J0 3.3,5).
Nascer de novo é nascer como resultado da água: a Palavra (Jo 13.10; 15.3). Porque a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus (Rm 10.17), pelo poder do Espírito Santo. Se para ver e entrar no Reino é preciso nascer de novo, então, o Reino de Deus só se vê do lado de dentro.  Se a pessoa viu é porque entrou. O Reino de Deus é um milagre, uma iniciativa Divina.
*
“Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mt 6.10)
O Reino de Deus é um novo estado de coisas onde só a vontade de Deus é feita.
O Reino de Deus é uma oração, logo é um desejo. O desejo de toda a criação, porque a  feitura da vontade de Deus é a retomada da normalidade do Universo. Assim como seguir o manual do fabricante é a forma de usar um aparelho na sua inteireza.
*
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6.33).
O Reino de Deus, a prática da vontade de Deus, é o estilo de vida da Igreja, o povo do Reino.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*