Mulher cristã – Um estilo de vida!

Autor: Vera Keiko Machado
Salmo 139: 23 e 24

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mal, e guia-me pelo caminho eterno.”
Ler todo o Salmo 139

Quem melhor para conhecer a mulher do que quem a criou?

Quem melhor para conhecer e entender uma obra de arte do que quem pintou, esculpiu, criou?

Deus criou todas as coisas: a natureza, os animais, o homem… O pôr do sol é tão lindo, é um quadro precioso e inédito todas as tardes. Isso me fascina! Eu paro para olhar a mistura de cores, a forma das nuvens, o brilho, a luminosidade, às vezes, uma lua ainda tímida… Eu acho lindo! Deus fez coisas belíssimas e diante de todas as coisas belas que ele fez, para as quais ele olhou e disse: “Bom!”; ele ainda sentiu falta de alguma coisa, algo ainda precisava ser criado. E Deus criou a mulher, e disse: “Muito bom!” Que privilégio o nosso, não? Isso não faz você se sentir bem? Não faz você se sentir importante, preciosa? Eu gosto de pensar assim. Eu gosto de me sentir assim, preciosa. Isso me faz bem. Eu quero dizer pra você que: você é importante prá Deus! Ele se importa com você. Ele conhece você exatamente como você é, o seu interior, o seu coração, os seus pensamentos. E a ama. Repita: “Deus me ama! Eu sou amada por Deus!” Quando entendemos e aceitamos esta verdade… a nossa perspectiva de vida muda, a nossa visão de nós mesmas é transformada. Nós vamos descobrir que temos muito mais valor do que pensamos ter e que podemos ser ainda melhores a cada dia. E mais, isso vai refletir nas pessoas que convivem conosco.

Muitas vezes nós achamos que só poderemos ser felizes se as pessoas ou as circunstâncias ao nosso redor mudarem, e como isso não depende diretamente de nós, vem a frustração, a infelicidade, até mesmo a amargura, a depressão, ou simplesmente fingimos que está tudo bem mesmo sabendo que lá no fundo do coração, no nosso interior, carregamos fardos enormes, tristezas, nas quais preferimos nem pensar; muitas mulheres então preferem viver num mundo de fantasia com um medo terrível de encarar a realidade e não conseguir suportar.

Mas Deus conhece o nosso interior, o nosso coração, os nossos pensamentos e ainda nos ama com um amor infinito, incondicional, muito além da nossa compreensão.

Quando penso em amor, o máximo que eu tenho noção é o amor de mãe por seu filho. Quando tive minha primeira filha, eu descobri um amor que eu não tinha a menor noção de como é imenso, intenso, forte. Quando estava grávida do segundo filho, eu pensei: será que vou conseguir amá-lo tanto quanto eu amo a Sarah, porque o amor que tenho por ela não saberia descrever de tanto que eu a amo. Aí entendi como é o coração de mãe: amo o João Pedro tanto quanto amo a Sarah, e o amor não precisou ser dividido metade para cada um, é um amor inteiro prá Sarah e um amor inteiro para o João Pedro. Amor de mãe… é… a gente só entende quando se é mãe. Mas o amor de Deus por nós, por cada uma de nós é ainda maior, muito além da nossa compreensão humana, é sobrenatural.

Deus olha para dentro de nós e aquilo que não está bem ele quer e tem poder para mudar, restaurar, completar.

Ler Vs. 23 e 24.

É muito bom pararmos e tirarmos um tempo para olharmos para dentro de nós. Nós quase não fazemos isso, não temos muito tempo para essa avaliação. Temos tantos afazeres (muitas vezes somos donas de casa, esposa, mãe, avó, profissional, motorista dos filhos, enfermeira quando tem alguém doente em casa, cozinheira, professora, economista, a solução de todos os problemas da casa, sempre saber onde estão as coisas que estão procurando, se preocupando com todos, etc), mas agora temos a oportunidade de pensarmos em nós!

Nesta sondagem que vamos fazer, nós vamos tentar levantar alguns pensamentos, sentimentos que podemos ter, coisas próprias de mulher:

1· INSATISFAÇÃO: Quando as coisas não vêm da forma que eu quero.

É uma data especial ( aniversário, aniversário de casamento, dia das mães, natal…) e você espera ganhar um presente, flores. As flores vêm, mas não da forma que você queria, eram rosas e você prefere tulipas vermelhas, mas rosas também são bonitas, talvez tulipas sejam difíceis de encontrar nesta época do ano; só que as rosas não eram vermelhas, eram cor-de-rosa delicadíssimo, mas não eram vermelhas e também não eram 12, eram apenas 6, mas se pelo menos tivessem vindo um cartão bem pessoal, mas um cartão que já vem com os dizeres tradicionais?!?

Nunca nada está bom, nada é suficiente. Temos uma expectativa que não é atingida. Sempre reclamando!!!

“Nossas maiores frustrações são fruto de nossa própria imaginação.”

Nós falamos sobre flores, presentes, mas esse pensamento, sentimento pode ser pior; não temos o marido da forma, o filho da forma, a sogra da forma, a nora da forma, o emprego da forma, a casa da forma…

2· MÁGICO: apresentar uma ilusão para encobrir a realidade que você não quer ver.

Um dia de sol maravilhoso, muito quente. Seus amigos ou mesmo só suas amigas combinam de ir ao clube na piscina. Você quer ir, não tem outro compromisso, quer estar junto com as amigas, está precisando conversar… Mas você diz: “Eu gostaria muito de ir, mas não posso. Preciso ir ao mercado, arrumar o meu guarda-roupa e tem que ser hoje. Talvez eu pegue um resfriado, a água da piscina pode estar muito fria, etc… ” Arruma uma porção de desculpas. Todas as desculpas que você deu é aquela ilusão que você apresenta para encobrir a realidade de que você está com vergonha porque está com uns quilinhos a mais.

Um dia eu resolvi que não amava mais meu marido. Foi logo depois que eu ganhei a Sarah. Eu achava que ele poderia me ver só como mãe da filha dele, eu me sentia gordinha, feia, não podia acompanhá-lo sempre como fazia antes. E eu falei para ele com toda a tranqüilidade que eu não sentia mais nada por ele e como pastor separado não ficava bem, nós poderíamos, como nos dávamos muito bem, viver como amiguinhos dentro de casa. Ele viu que eu não estava brincando e ficou não sei nem como dizer. Quando voltei à lucidez, eu percebi que na realidade, antes que ele me rejeitasse por eu estar horrorosa, eu o rejeitaria primeiro para não sofrer tanto, porque eu era louca por ele e ainda sou.

Até algumas doenças, as psicossomáticas surgem para encobrir angustias do coração. E algumas mulheres passam de uma doença para outra, tratamentos que não resolvem porque a doença sempre volta, por quê? Porque são os sentimentos que precisam de cura, a alma não está bem, o espírito não vai bem.

3· GANGORRA: menosprezar, humilhar as pessoas para se projetar porque elas tem algo que eu não tenho.

“Eu não gostei do tapete que Fulana comprou, não combinou em nada com o sofá e ainda pagou caríssimo. É tem gente que tem dinheiro, mas em compensação, um mal gosto… Se fosse eu,…” Esse tipo de comentário não existe entre as mulheres, não é? Eu menosprezei a Fulana por que ela tem algo que eu não tenho: dinheiro para comprar aquele tipo de tapete Persa horroroso.

“Eu não entendo você, todo mundo revoltado com esta situação que Beltrano gerou, e você vem dar uma de superior dizendo prá gente orar por ele e parar de falar mal dele. Isto não é falar mal, é falar as verdades que têm que ser ditas. Você é que tem sangue de barata!” Como eu não tenho a capacidade de Ter misericórdia de alguém que me magoa ( por que isso só Deus pode dar) eu menosprezo o conselho e a posição de alguém que com a ajuda de Deus se dispõe a perdoar e orar por Beltrano que causou tanto mal.

4· TRANSFERÊNCIA: a culpa é do outro. Esse acho que é o mais primitivo. Adão culpou Eva, e Eva por sua vez, a serpente.

O outro também pode ter culpa, mas a minha culpa não pode ser transferida, porque não vai resolver o problema.

“Se você não tivesse me deixado tão nervosa, eu não teria levantado a minha voz que te irrita tanto!” “Também, o que é que você queria que eu fizesse, essas crianças não têm um pai que se importe com elas, tudo eu, sou eu pra tudo, você deixa tudo nas minhas costas depois vem reclamar do jeito que eu falo com elas? Falo do jeito que eu quiser! Se eu falei desse jeito, você é que é o culpado!”

5· CONDICIONAL:

“Eu só mudo o meu jeito de ser, se ele mudar primeiro!”

“Enquanto essa minha “ex-amiga” não vier falar comigo se retratando, eu não vou perdoá-la de jeito nenhum!”

Se você nutre mágoas no seu coração, você está fazendo mal a você mesma e sofre com isso. Libere perdão. Não espere pelo outro, talvez ele nunca venha, e você vai ficar a vida inteira sofrendo, carregando esse fardo por toda a vida?

Nós vimos alguns pensamentos, sentimentos, muitos outros poderiam ser levantados. Às vezes achamos que está tudo bem, mas se deixarmos Deus fazer uma sondagem no nosso coração, nos nossos pensamentos podemos ver que talvez não esteja tudo tão bem assim.

Mas, e agora? que fazer com os “caminhos maus”?

Ler vs. 23 e 24.

Eu quero dizer que a sua vida pode ser muito melhor se você se deixar ser guiada por Deus, pelo Caminho eterno. Você não precisa aceitar essas coisas, esses sentimentos que não fazem bem à você, nem às pessoas que convivem com você., nem se acomodar nesta situação.

Mas nós, sozinhas, não conseguimos controlar esses sentimentos, quando percebemos, estamos sentindo. Atitudes são mais fáceis de serem controladas, sentimentos, não. Eles são maios fortes do que nós, não temos solução para eles, e também não podemos ignorá-los, fingindo que está tudo bem, ou tentando acreditar que está tudo bem, isso não resolve.

Só existe uma pessoa que pode curar o nosso interior: Aquele que criou o nosso interior, Aquele que nos conhece melhor do que nós mesmas, que conhece todos os nossos mecanismos de defesa, diante de quem nada está encoberto. É Aquele que nos propõe uma nova vida, uma vida feliz com a esperança e poder de superar nós mesmas.

Existe um caminho eterno, há uma saída, uma única saída, um único caminho: Alguém disse:

“Eu sou o caminho, e a verdade , e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

JESUS CRISTO, o Filho de Deus!

Jesus é a maior prova de amor de Deus por nós, que morreu para nos trazer vida, levando sobre ele as nossas dores, nossos complexos, frustrações, pecados, levando-nos a desfrutar da presença e comunhão com esse Deus maravilhoso que nos criou, que nos conhece por dentro, que nos ama, que tem poder de transformar a nossa vida, nossa casa, nossa família, nos dando condições de superar todos os nossos sentimentos, de vencer cada luta que travamos conosco mesmas. Em Jesus nós podemos vencer, temos vitória garantida!

Gostaria de convidá-la, nesta tarde, a entregar a sua vida para quem sabe cuidar de você, para quem pode transformá-la de dentro para fora, para quem pode fazer de você uma vencedora sobre você mesma, Jesus , a prova do amor de Deus.

Eu já entreguei minha vida para Jesus e o recebi como meu Senhor e Salvador, tenho comunhão com esse Deus maravilhoso, que é meu Pai. E quando algum sentimento mal tenta tomar conta do meu coração, eu já digo: Jesus , é contigo! Esse sentimento já foi levado por Jesus na cruz e não me domina mais, volta prá cruz, que lá é o teu lugar.

Você pode entregar sua vida, seus sentimentos, pensamentos prá Jesus agora mesmo, onde e como você está.

Vera Keiko Machado é bacharel em teologia, casada com o Rev. Celso Manuel Machado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*