Autor: Cléo e Paulo Ubirajara
Cléo (Integrante de Atletas en Ação) e
Paulo Ubirajara (Bira) Diretor de Atletas em Ação no Brasil
“Todo Atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós , porém, a incorruptível”. I coríntios 9:25
Na atualidade, o esporte tem-se tornado não somente muito mais competitivo, em parte por causa dos investimentos financeiros na área, mas também mais agressivo e, muitas vezes, desleal. É claro que, durante as competições e jogos, devemos dar o melhor do nosso esforço, pois é o objetivo do esporte, mas precisamos evitar jogadas desleais para com nossos adversários. Cremos que o conceito de vitória no esporte não está somente relacionado à derrota do adversário, mas também em darmos o melhor de nosso esforço, para atingir o alvo que temos. Portanto, mesmo quando perdemos a partida, se demos o máximo, podemos sair da quadra, com um sentimento de realização, por termos feito o nosso melhor, reconhecendo e elogiando o mérito de nosso oponente, diz Paulo Ubirajara (Bira) Diretor de Atletas em Ação no Brasil.
A competição atlética em si mesma não é errada, pois é a realização de um desejo por competição própria da natureza humana, o que precisa ser evitado é a motivação errada. Numa competição, podemos focalizar nossos alvos egocêntricos, para provar que somos melhores que os outros, desenvolvendo nosso ego para obter fama.
Em I Coríntios 9:24, está como devemos correr a corrida da vida! Neste versículo, o Apóstolo Paulo trata, obviamente, de nossas vidas espirituais. Devemos correr de tal maneira que GANHEMOS. Tanto na linha de chegada e durante os exercícios da vida, nosso alvo de vida é glorificar a Deus, competir de acordo com as Suas regras, para então tomarmo-nos ” Vencedores aos Seus Olhos”.
Paulo ilustra como se fosse uma batalha contra coisas como: orgulho, avareza, egocentrismo, inveja, amargura.
O trecho continua ensinando que, se a vida é como competir num jogo, então, muitas coisas da vida podem ser vistas como situações de competição.
Por exemplo: ter boa saúde significa ser vitorioso contra o nosso “oponente”, a doença.
Devemos competir nos esportes para a Glória de Deus: I Coríntios 10:31.
A palavra glória significa “refletir o caráter interior de”. Então competir para a glória de Deus significa que ao competir, tanto podemos ganhar quanto perder. Devemos refletir o caráter de Deus: Romanos 12:1.
Devemos competir com a motivação apropriada, de acordo com plano de Deus.
MOTIVAÇÃO CORRETA
O amor de Cristo é a base de nossa motivação, em tudo o que fazemos. Como o atleta cristão pode substituir a sua motivação atual, pela mais alta motivação que vem de Deus?
Muitas vezes, nós somos motivados por coisas que podem não satisfazer ou realmente ajudar-nos a alcançar nosso potencial. A satisfação profunda na vida vem de conhecer a Deus. Salmos 145:16
No centro de toda a motivação, está uma sede incrível de amor perfeito e aceitação perfeita que nunca acaba. O amor de Cristo é perfeito; não é baseado no fato de você ser bem sucedido ou falhar! Prender-se ao amor de Cristo nos dá a maior e mais consistente motivação interna para alcançar o auge do desempenho. E é dentro desse amor que nós descobrimos os troféus da graça, que são verdade sobre nós, como crentes em Cristo.
O ATLETA COMPLETO
Davi demonstrou a atitude de um atleta completo. Davi não tinha idade para ser convocado, foi enviado por seu pai com comida e suprimentos para seus irmãos.
O campeão dos filisteus, um verdadeiro gigante. Qual técnico de basquete não gostaria de tê-lo como pivô de seu time? Ele era um guerreiro tão alto quanto um aro de basquete, com mais de três metros de altura. Golias dirigia-se ao meio do vale e amaldiçoava o Deus de Israel.
Durante 40 dias, Israel ficou parado com medo, enquanto Golias gritava seus insultos. Davi, um adolescente que temia a Deus, não podia permitir que um “mero” gigante afrontasse a Deus. sabia que Deus haveria de livrá-lo, como já havia feito anteriormente, em outras situações. Ele sabia que estava perfeitamente seguro aos cuidados de Deus. Ele possuía confiança absoluta em Deus.
Quando Davi confrontou Golias, gritou, gritou para o gigante: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em Nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos Exércitos de Israel, a quem tens afrontado”. A Bíblia diz que Davi correu rapidamente para alinha de batalha. Isso é confiança!
A alvo imediato de Davi era derrotar Golias, mas o seu objetivo geral era o de glorificar o Deus vivo! Tudo o que Davi possuía era fé em Deus e o talento que Deus lhe havia dado.
É óbvio que Davi era fisicamente inferior a Golias. Mas ele foi obediente em usar o que possuía, espiritual, mental e fisicamente, para glorificar a Deus.
Davi demonstrou a atitude de um atleta completo.
“Evangelizar é como um esporte que necessita de técnica, treinamento e muita dedicação. Tendo sempre como objetivo o grande amor de Jesus para SALVAR VIDAS”.
Extraído do Material Didático do Ministério Esportivo da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, nomeado: “ATLETAS EM AÇÃO” Adaptação: Márcia Jane S.de Godoy
Faça um comentário