Autor: Osmir Aparecido Cruz
Este tema não parece ser um tanto agradável. Pois o que tem a ver a matemática com a fé? São coisas totalmente diferentes. Eu concordo plenamente com a diferença entre ambas, mas o fato é que muitas vezes fazemos de nossa fé uma matemática. O que não é correto. Vou explicar melhor.
A matemática é apenas uma ciência da cabeça. Podemos dizer que conhecemos matemática apenas do pescoço para cima. A compreensão da matemática envolve apenas uma parte da pessoa: o intelecto. Já não podemos dizer a mesma coisa sobre a fé. Pois ela não só envolve o nosso intelecto como todo o nosso ser. Eu diria que abrange desde a planta do pé até a cabeça.
Existem pessoas que querem compreender as coisas de Deus apenas intectualmente. Impossível. Isso é fazer matemática. Não se pode usar os mesmos métodos das quais compreendemos a matemática para compreender as coisas de Deus. Deus não pode ser multiplicado; dividido e nem subtraído ou somado. Ele é único e contem todo poder. Só se compreende de Deus através de todo o nosso ser: intelecto; sentimentos; emoções; personalidade; etc. Quando um Doutor da Lei interrogou Jesus querendo saber qual era o maior mandamento, Ele lhe respondeu: “amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt. 22:37). Quando amamos Deus pela fé estamos colocando toda a nosso ser diante dele.
O exato momento para um cientista deixar de crer em Deus é quando ele chega ao ponto onde as coisas passam a ser inexplicável. Momento em que o matemático diria que é um calculo sem solução. Uma equação incompleta. Este é o momento onde a fé entra em ação.
Deus não se limita ao nosso conhecimento humano. É por isso que Ele coloca em nós a fé. Porque a fé explica o inexplicável; compreende o incompreensível. O dia em que crermos somente no que se explica, estaremos limitando Deus ao nosso intelecto humano. Deus passará a ser como qualquer um de nós. Isso nunca vai acontecer.
Não é errado termos dúvidas sobre algumas coisas na Bíblia das quais não conseguimos compreender. Afinal, a Bíblia esta cheia de coisas estranhas. Mas é errado querermos diminuir nossa fé pela não compreensão de fatos. Nossa fé não esta baseada nos fatos da Bíblia e sim no Deus da Bíblia. Deus não inspirou homens a escreverem a Bíblia para nos revelar fatos históricos e sim para revelar a pessoa de Deus. A Bíblia tem como propósito revelar Deus. É isso que dá vida a Bíblia, o poder de Deus nela contido. É essa é a diferença da Bíblia de qualquer outro livro.
Quando o autor do evangelho de João explicou o porque de sua escrita disse: “para que creiam” (Jo. 20:31a). Esse é o foco da Bíblia: crer em Deus.
Que possamos Crer mais e mais em Deus. E naquilo que nos parece entranho, possamos buscar a iluminação do Espírito Santo para tal compreensão. Que Deus nos abençoe.
www.ejesus.com.br
Faça um comentário