Mantendo a integridade moral no ministério

Autor: Rick Warren




Integridade é o fundamento da liderança. Você só pode liderar pessoas se elas confiam em você. Se perder a confiança delas, você perde tudo. É por isso que o direito de liderar é conquistado e deve ser conquistado por meio da
confiança. O pior erro que um líder pode cometer é trair a confiança das pessoas.
Por Satanás estar no ataque, quero dividir com vocês algumas estratégias bíblicas para manter a integridade moral do ministério. Em 2 Coríntios 1:12 (NVI), Paulo diz: "Este é o nosso orgulho: a nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus." O que eu gosto nesse verso é que o que Paulo está realmente dizendo é: "Eu tenho ministrado com uma consciência limpa. Ninguém pode apontar o dedo para mim. Nossas consciências testificam que nós nos comportamos com integridade." Essa é a marca de um líder.
Em Tito 2:6, ele nos diz que um líder deve ser totalmente inocente. O verso está falando sobre integridade, que é a melhor qualidade de um líder. Em Efésios 5:3 (NVI), ele nos avisa: "Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos." Eu invejo a integridade de Deus.
Como você pode manter a integridade como ministro? Aqui estão algumas sugestões:
1. Nunca se considere acima das tentações. Não se engane. As pessoas dizem: "Não vai acontecer comigo." Isso é bobagem. Precisamos estar conscientes de quão vulneráveis somos. A primeira defesa é uma atitude de humildade que diz: "Eu sou um ser humano." Precisamos estar atentos. 1 Coríntios 10:12 diz: "Então seja cuidadoso se você está pensando ‘eu nunca vou me comportar assim’. Que isso seja um aviso, você também pode cair no pecado."
Nenhum de nós é invulnerável. Provérbios 16:18 (NVI) adverte: "O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda." Na manhã que digo "eu venci este problema", esta é a manhã em que eu estou aberto a tentações.
É como a pessoa que acredita que nunca vai ser roubada. Logo, nunca tranca as portas, nunca fecha as janelas e deixa seu dinheiro jogado em qualquer lugar.
Quem vai ser roubado? O cara que acha que nunca vai ser roubado. Jeremias 17:9 (NVI) lembra que "o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?"
Isso significa que cada pessoa tem seu próprio orgulho. Meu coração é enganador. É isso que Deus fala sobre o meu coração – e sobre o seu coração. Em certas circunstâncias e determinados eventos, você não pode dizer como se comportaria. Nós devemos ter  um medo sagrado de tudo que pensamos estar além da tentação.
2. Mantenha o olho na sua temperança espiritual. Tenha consciência do seu nível de compromisso de forma diária. É muito importante observar suas maneiras. Provérbios 4:23 (NVI) recomenda: "Acima de tudo guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida." Manter uma caminhada diária com o Senhor é obrigatório.
Como a tentação se apresenta de todas as formas, preciso continuamente me lembrar da onisciência e da onipresença de Deus. Deus vê tudo em minha vida e Ele está sempre comigo. O diabo diz: "Ninguém mais saberá." Essa é a verdade em qualquer tipo de tentação.
Se Deus está sempre comigo e vê tudo, então essa é uma motivação para que eu pratique Sua presença. Paulo, em 1 Coríntios 9:27, informa: "Eu disciplino meu corpo como um atleta, treinando-o para que faça o que deva. No entanto, eu temo que depois de pregar aos outros eu mesmo seja desqualificado." Esse versículo me amedronta: eu pregaria aos outros e depois eu mesmo seria desclassificado. A integridade do líder é absolutamente essencial.
(Tradução de Rachel Belo de Azevedo)

Rick Warren é pastor da Igreja Saddleback, em Los Angeles, Califórnia (EUA), e escritor do best-seller Uma igreja com propósitos.

www.sermao.com.br


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*