Autor: Horllíkyo Alessandro Camilo
Texto: Judas 17-23
Introdução:
Em certo dia, estava eu em minha casa, quando derrepente ouvi vozes na porta da garagem, notei que tinha uma pessoa muito deprimida e outra tentando consolar, quando estava indo ao encontro destas pessoas ao aproximar notei que era duas pessoas de minha vizinhança, me aproximando delas, a que estava chorando desesperadamente começou a falar comigo de sua vida cristã, falando que sempre foi uma crente fiel, e que nunca tinha feito o que era errado na presença de Deus. Mas que ultimamente se vira em meio ao pecado, e que ela não estava se sentido salva mais! E me perguntou o que ela poderia fazer para obter a salvação novamente.
De súbito a outra vizinha que também era da mesma igreja a interpelou dizendo que ela deveria agora buscar com todas as suas forças a salvação, através da oração e do jejum, pois era a única maneira de ser salva novamente.
Naquele momento vi, de que como os falsos ensinamentos, fazia mal na vida das pessoas, e comecei a falar da predestinação, e da questão de sermos salvos para sempre e do sacrifício substitutivo de Cristo na vida do Cristão, falando da justificação pela fé e da perseverança dos santos.
Quanto mais ia falando, notava a sua afeição mais tranqüila, e quando terminamos aquela conversa ela estava tão segura de sua salvação, que me falou que agora que ela estava entendendo realmente sobre o amor de Deus, e sobre o que significa realmente graça.
Hoje estamos cercados por falsos ensinos, falsos mestres, heresias que tentam deturpar as sãs doutrinas e é coisa perigosa viver por Cristo numa atmosfera de falso ensino e de moralidade sedutora.
Narrativa:
A ocasião pelo qual Judas escreveu esta epístola, era as constantes heresias que estavam infiltrando na igreja através dos falsos mestres, heresia como o gnosticismo (Era um sistema que pretendia oferecer salvação, e que só poderia alcançar pela renúncia ao mundo material e pela busca do mundo invisível. Deste argumento surgiram duas conclusões éticas contraditórias: a) a do ascetismo, que sustentava que o corpo sendo material, era mau e deveria ser mantido sob estrito domínio; b) se o corpo existe só temporariamente os seus atos não tinham importância para a salvação final do espírito, que haveria de sobreviver sozinho, e que estavam tão cheio do Espírito que não tinha lugar para lei (moral), e que a salvação da alma é o que importa, então o que o homem fizer do corpo não vinha ao caso). – estes conceitos gnósticos vem da consciência platônica e Armínio bebeu muito desta água); Gnosticismo que estava tomando conta da igreja. E Judas queria combater esses falsos ensinos dos falsos crentes, que é bem evidente na sua epistola.
Em quanto ao propósito está bem explícito através da preocupação de Judas, quando ele incita os cristãos encorajando-os em perseverarem na fé e na sã doutrina que Cristo tinha deixado através dos apóstolos, e com isto para combater estes falsos ensinamentos que estava confundindo a mente da igreja de Cristo, fez uso de literatura de peso da tradição judaica, Judas através de sua preocupação, nos deixa um alerta para nós hoje, em nos dispormos em defender as boas novas, que é o ensinamento de Jesus, pois fazendo isto estamos preservando a igreja contra heresias que sempre tentaram e tentam assolar a igreja e corromper os bons costumes cristãos e a sã doutrina de Cristo.
PROPOSIÇÃO:
TÍTULO: Lutando por um cristianismo verdadeiro
AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA:
Como cristãos temos a responsabilidade de lutar pela fé pura e verdadeira e pela sã doutrina que Cristo nos deixou, para isto devemos observar algumas verdades que encontramos na epistola de Judas.
I- DEVEMOS ESTAR CONCIENTES ACERCA DOS INIMIGOS. Vss 17-19.
1.1) Quem eram os inimigos para Judas?
Resp: Os falsos mestres que Judas chama de escarnecedores
– Escarnecedor (empaikthv), quer dizer zombador, que segundo o dicionário quer dizer: Manifestação intencional, malévola, por meio de riso, palavras, atitudes, com que se procura levar ao ridículo alguém ou alguma instituição; chacota, escárnio, galhofa, mofa, troça, deboche.
Que estavam propagando suas doutrinas na igreja e com isto usando do escárnio para com os líderes da igreja e suas doutrinas.
1.2) Como devemos ficar conscientes acerca dos inimigos.
– Lembrando sempre dos ensinamentos Bíblicos.
Judas ordeno-lhes que lembrassem da mensagem dos apóstolos.
Lembrai-vos – Que vem do grego (mnaomai), quer dizer trazer a memória, estar atento, este verbo está no modo imperativo, que então está expressando uma ordem ao ouvinte para realizar uma determinada ação.
– Lembrar das palavras proferidas pelos apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
– As palavras proferidas pelos apóstolos são as boas novas de salvação.
– Estas boas novas estavam sendo deturpadas pelos falsos crentes. Com isto Judas incitou a igreja primitiva a colocar esses falsos ensinamentos que estavam ouvindo com o que os apóstolos diziam.
1.3) Para que lembrar dos ensinamentos dos apóstolos?
Para ficarmos atentos contra os:
– Escarnecedores dos últimos dias que andam segundo suas paixões.
– Escarnecedores: Que promovem divisões, sensuais que não tem o Espírito.
– Sensuais (qucikov), são desejos e atitudes humanas sexuais, mais parecida com as dos animais, que tem total dependência dos desejos e das paixões. (Os gnósticos pregavam que o mais importante era o espírito então poderia ser feito o que quisesse com o corpo).
• Então Judas, tenta acordar a Igreja Primitiva, mostrando que aquilo que os apóstolos tinham alertado, já estava acontecendo no meio deles.
• Em nosso meio hoje também estamos cercados de falsas doutrinas e ensinamentos enganosos, que tentam deturpar a palavra de Deus.
• Nosso dever estarmos atentos a esses ensinos enganosos, lembrando sempre dos ensinamentos bíblicos, para que possamos resisti-lhes. Para que o evangelho de Cristo seja preservado puro no meio da igreja.
• No caso da ilustração que coloquei na introdução deste sermão: Se considerarmos o fato de nossa participação na salvação é através da santificação, estaremos desconsiderando que a santificação é conseqüência do instrumento da graça e conseqüência da obra de Cristo, e que esta santificação é algo moral mais está ligado ao criador e não ao homem e o propósito fundamental desta santificação é resgatar a imagem de Cristo em nós. Rm 8.29
• Não devemos calar quando notamos que os ensinamentos bíblicos estão sendo deturpados e por isto também devemos ser fortes:
II- DEVEMOS SER FORTE (edificando na fé) vss. 20,21
2.1) Como ser forte?
a) Edificando na fé santíssima.
– Edificando = (epoikodomew), construir sobre um fundamento, verbo que está no tempo presente que observa um fato ou realidade, como algo que ocorre no momento, na voz ativa que representa o sujeito como o agente ou executor da ação, modo particípio que significa ação continua.
– Fé Santíssima = É a revelação cristã, transmitida pelos apóstolos.
• Devemos edificar nossa fé, sobre um fundamento, que é as escrituras e este edificar deve Ter ação continua em nossas vidas (todos os dias).
• Devemos Ter práticas diárias de leitura e estudo das escrituras, se quisermos edicarmos na fé com o propósito de servir a Deus e a sua igreja, ajudando na edificação de outros irmãos.
b) Orando no Espírito Santo.
– Muitas vezes é sugerido que orar no Espírito Santo indica a oração em línguas. Se for assim, é sugerida de modo muito obscuro.
– A verdade é que o homem que é dirigido pelo o Espírito Santo em suas orações, como em todas as suas atitudes (Gl 5.18), certamente orará no Espírito. É o Espírito Santo que nos capacita a orar, é Ele quem pronuncia dentro de nós, modo distintivo cristão de chamar Deus de “Aba” ou “Pai”. (Rm 8.15).
• Muitos cristãos têm deixado a prática da oração e com isto conseqüêntimente, perdendo sua intimidade com Deus e a vontade de ler as escrituras e com isto se definhando na vida espiritual.
• Muitos cristãos hoje têm achado a oração e a leitura das escrituras uns métodos ultrapassados e trocando este estilo de vida cristão, por estratégias que procuram impressionar as pessoas usando a emoção no lugar do Espírito Santo, na verdade estão deixando de lado o verdadeiro sentido do cristianismo e da sã doutrina.
C) Guardando-nos no amor de Deus.
– (threw), guardar, manter alguém no estado em que está, conservar – Tempo Aurísto: O Aoristo é caracterizado por sua ênfase na ação puntiforme; isto é, o conceito do verbo não leva em consideração o tempo passado, presente, ou futuro. Não existe um equivalente claro ou direto para este tempo em Português, embora seja geralmente traduzido como um passado simples na maioria das traduções.
Os fatos descritos pelo aoristo são classificados num certo número de categorias pelos gramáticos. A mais comum destas descreve a ação como tendo iniciado de certo ponto (“aoristo incoativo”), ou tendo terminado num certo ponto (“aoristo cumulativo”), ou meramente existindo num certo ponto (“aoristo punctilinear”).
O leitor não precisa se preocupar com a maioria destas distinções detalhadas do tempo aoristo, uma vez que na maioria dos casos elas não podem ser traduzidas de forma exata ao português, sendo pontos específicos da exegese do grego apenas. A prática comum de utilizar um aoristo no passado simples satisfaz na maioria dos casos.
Voz Ativa, modo imperativo = Judas nos ordena a nos guardar no amor de Deus, e que esta atitude parte de nós.
a) Guardar-mos no quê?
Resp: No amor de Deus.
• Devemos permanecer dentro da esfera do amor de Deus. (como?) Jo 15.9
– Cultivando aquele relacionamento de amor para com Deus. (como?)
– Lendo as escrituras e mantendo um devocional pessoal diário com Deus.
D) Esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.
– Judas estava querendo dizer que devemos manter viva dentro de nós a chama da esperança cristã.
– Esperando o cumprimento das promessas de Cristo.
• Hoje, a esperança cristã é freqüentemente esquecida, na busca de tantas outras coisas, como manter um método ou uma estratégia que foi revelada a alguém, esquecendo que a única revelação certa para igreja é a escritura.
• Se realmente conservamos no amor de Deus, mantendo vida dentro de nós a chama da esperança cristã. Por isso não precisaremos de nenhum método revolucionário de evangelismo para o crescimento da Igreja. Más sim descobriremos que a palavra de Deus é suficiente, para convencer as vidas de seus erros e trazê-las para Deus.
III- DEVEMOS MANTER UM ESPÍRITO EVANGELÍSTICO. Vss 22-23
3.1) Como devemos manter um espírito evangelístico
a) Compadecendo daqueles que estão na dúvida.
Compadecendo = (eleew), Ter misericórdia, ajudar alguém aflito ou que busca auxílio.
Também se encontra na mesma situação dos verbos, lembrai-vos, guardai-vos, dando uma expressa ordem de Judas aos amados da igreja, mostrando que nós temos que Ter esta atitude de compadecer e que esta atitude deve Ter ação contínua.
• Nosso dever como cristão é: Sermos misericordiosos, com esses falsos crentes ou falsos mestres, pois eles estão na dúvida, e no nosso dever é: Esclarecê-los na sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo.
• São pessoas que precisam ser salvas da dúvida (ex: a ilustração da introdução)
B) Salvando-os, arrebatando-os do fogo.
Dois verbos nos mesmos casos anteriores e que nos traz a mesma conotação.
De que fogo Judas está falando?
– Pessoas que estão indo para o caminho errado e precisam de uma abordagem direta e frontal, estão no caminho errado e precisam ser tirados de lá, que para Judas um caminho que os levaria para o fogo eterno, pois nunca encontraram o caminho da salvação, então era necessário mostrar-lhes o caminho da salvação.
– Hoje vemos pessoas totalmente enganadas quanto as suas convicções teológicas, achando que o homem tem que ajudar a Deus no processo da salvação, e com isto deixam de viver uma vida de amor e alegria para com Deus, mediante o entendimento da graça.
– Pessoas que vivem vinte quatro horas por dia, sobre o peso da opressão e da angústia, devido o medo de perder a salvação.
– Lembra-nos uma tenaz tirando a brasa do fogo.
C) Sendo compassivo em temor.
– Esta é uma consideração importante, pois esta obra de salvamento nunca pode ser realizada em qualquer espírito de santidade fingida ou de superioridade.
– Deve ser feito com temor, reconhecendo a graça de Deus no processo da salvação.
D) Detestando até a roupa contaminada pela carne.
Roupa = citwn é mais bem expresso pela palavra túnica. Era uma veste usada por baixo, estreitamente ajustada, geralmente junta a pele. Às vezes, especialmente no trabalho, era a única veste usada. Uma pessoa vestida apenas com citwn era muitas vezes chamada gumnov (#Jo 21.7). imation e citwn são freqüentemente associados como a veste de cima e a de baixo respectivamente.
Carne = sarx natureza sensual do homem, “a natureza animal”; a carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus.
Obs: Judas neste ponto aqui estava batendo no pensamento gnóstico, que falava que importava era o espírito e a carne se podia fazer o que quiser, qualquer tipo de depravação.
Então ele fala que nós devemos, detestar o pecado, que devemos manter nosso corpo puro, sem contaminação com o pecado.
• O pecado na vida do crente é um acidente e não um hábito, pois Deus trocou nossos trapos de imundície por vestes limpas.
• Tanto o nosso espírito como o nosso corpo tem ser mantido puro para Deus.
CONCLUSÃO:
Vimos que devemos lutar por uma fé genuína, e que para isto devemos ter consciência acerca dos nossos inimigos, devemos ser fortes e manter um espírito evangelístico, devemos ser servos, pois somos salvos para servir a Deus e aos nossos irmãos, compadecendo dos que estão na dúvida, arrebatando-os do fogo, nos preservando da contaminação da carne.
Isto me lembra um jovem seguidor de John Huss, que se refugiou na ilha dos morávios, e que tinha um desejo no coração de ir para a ilha de São Marcos no Caribe para evangelizar os escravos, mesmo sabendo que para isto teria que se tornar escravo e sofrer como escravo para alcançá-los.
Fazendo tudo isto, com certeza e convicção estaremos lutando por um cristianismo autentico, puro e verdadeiro.
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