Liderança Princípios

Autor: Douglas Vilcinskas




Deus e a sociedade estão convocando líderes!
A liderança passa por uma grande crise provocada pela explosão populacional e porque aqueles que se dizem líderes não querem liderar, ou não tem condições.
Nosso povo, nossa sociedade está clamando por liderança. Por um referencial que possa ser seguido sem constrangimentos, pela família, empresa, governo enfim!

O QUE É LIDERANÇA?

Podemos dizer que liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial, dentro de um grupo, para levá-lo a atingir metas de permanente benefício que atendam as reais necessidades do grupo.

A liderança não é uma opção! A crise de liderança não é como a crise provocada pela falta de pedreiros, por exemplo. A sociedade está se movendo depressa e mudando rapidamente e nós (sociedade), precisamos ser orientados e liderados.

É preciso entender que um líder não nasce feito, a pessoa pode ter um espírito de liderança. O líder deve ser feito, ou seja, treinado. É claro que algumas pessoas têm mais aptidão para a liderança do que outras, mas tenha certeza de uma coisa, a aptidão sozinha não fará desta pessoa um líder. Ao contrário, se uma pessoa não tem nenhuma aptidão para a liderança, mas possua o ardente desejo de liderar, pode chegar ao sucesso na liderança através das técnicas.
 
QUAL O TIPO DE LIDERANÇA QUE O NOSSO MUNDO PRECISA?

Com certeza nosso mundo está precisando de uma liderança baseada na índole do bem, tendo Deus como centro orientador. Nós vivemos em um mundo que é uma bomba relógio, formado por pessoas revoltadas, e a única forma de liderança capaz de desarmar esta bomba relógio, é aquela baseada nos princípios citados a seguir (procure saber sobre o curso completo: Princípios de Liderança – Douglas Vilcinskas).

Uma liderança desse tipo, certamente terá como preocupação principal o crescimento na qualidade não apenas no seu crescimento como líder, mas do mundo como um todo.

Ezequiel 22:30
"E busquei entre eles um homem que estivesse tapando muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu a não a destruísse; mas a ninguém achei".

"Os covardes não escrevem a história" Evaldo SilvaSer líder não significa ser popular e ceder aos caprichos e vontades do liderado. Significa tomar decisões que sejam de fato relevantes, não importa o que o liderado pense no momento!

Enquanto nos mantemos no papel de juiz e júri, nós, raramente exerceremos o tipo de influência que desejamos.

TIPOS DE LIDERES

AUTORITÁRIO
1)    Todas as determinações do grupo são feitas pelo líder.
2)    Os passos da tarefa são ditados pelo líder um a cada momento, de forma que os passos futuros são em grande parte incertos.
3)    Geralmente é o líder que determina o companheiro de cada um.
4)    O líder tende a ser pessoal no elogio e na crítica do trabalho.
5)    O líder permanece distante da participação ativa do grupo, a não ser quando faz demonstrações.

LAISSEZ-FAIRE (Deixa estar para ver como é que fica)
1)    Completa liberdade para as decisões do grupo, com mínimo de participação do líder.
2)    Dá informações sobre a tarefa apenas quando solicitado. Não tem participação na discussão do trabalho.
3)    Não tenta avaliar ou regular a seqüência dos acontecimentos.
4)    Comentários espontâneos pouco freqüentes sobre o trabalho dos membros do grupo, a não ser quando interrogado.
5)    Completa não participação do líder.

DEMOCRÁTICO
1)    Todas as questões são temas de discussão e decisão do grupo, estimuladas e assistidas pelo líder.
2)    A organização da atividade é obtida durante o período de discussão. São esquematizados os passos gerais para o objetivo do grupo e geralmente são levantadas alternativas dentre as quais é possível escolher.
3)    Os membros têm liberdade para trabalhar com quem escolham e a divisão de trabalho é deixada para o grupo.
4)    O líder é objetivo ou dirigido pelos fatos em seus elogios ou críticas; tenta ser um membro normal do grupo, sem fazer grande parte do trabalho.

Para sua reflexão:

>Tente identificar que tipo de líder é você.
>É o ideal para você e seu grupo?
>Tem conseguido excelentes resultados com esse tipo de liderança?
>O que você pode fazer para melhorar o seu desempenho como líder?
>O quê seus liderados pensam de você, já  sabe disso? Como? (sabe ou acha que sabe?)
>Você já percebeu feedback’s sobre sua liderança?
>Como você reage a um feedback? Já considerou a hipótese de mudar o estilo de sua liderança?

"Os loucos não possuem orelhas". William Shakespeare
 
————–
Princípio de investimento
Douglas Vilcinskas,

ENTENDER A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO 
 
"O que semeia pouco, pouco também ceifará".
O princípio do investimento estabelece que se investirmos ou dermos alguma coisa a alguém, nós a receberemos de volta multiplicada. Todas as pessoas devem investir tempo na própria renovação nas quatro áreas principais da vida: física, social, mental e espiritual.
Receberemos de volta à mesma coisa que investimos (por exemplo: se investirmos em amizade: teremos muitos amigos), e nas mesmas proporções que investimos. Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará.

MOTIVAÇÃO CERTA PARA SE FAZER INVESTIMENTO.

A motivação para o investimento ou contribuição, é o interesse pessoal. O investidor investe porque isso o beneficia. Essa é a única motivação que Jesus usou nas Escrituras, por exemplo, quando disse: "Não julgueis para que não sejais julgados". Disse também: "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntais para vós outros tesouros no céu…". Com esse princípio todos ganham, "Dai e ser-vos-á dado…".
Os líderes têm que entender e praticar o princípio do investimento. Além disso, devem ensinar aos seus seguidores o hábito de "dar".
No mundo há dois tipos de pessoas: investidores e retentores. Os investidores por natureza praticam o princípio do investimento. Os retentores são aqueles que não vêem a contribuição como um investimento e, por isso tentam guardar tudo que lhes cai nas mãos. No fim os investidores recebem de volta, multiplicados o que investiram. E os retentores perdem, porque ficam sem disposição, sem amigos sem saúde e sem respeito.

ADVERTÊNCIA ACERCA DA ANSIEDADE E DA GANÂNCIA.

Como todos os dons de Deus, o princípio do investimento é bom, mas pode ser usado para maus fins. Por esse motivo, Jesus nos adverte contra dois extremos que podemos adotar em nossa atitude para com o dinheiro. Ele nos advertiu contra a idéia de que o dinheiro é inerentemente mau, o que nos levaria a ficar excessivamente preocupados e amedrontados em relação às coisas materiais. Ele advertiu, também, contra o extremo dos bens materiais o centro de nossas vidas e sermos cobiçosos ou termos o desejo de possuir por possuir.  EQUILÍBRIO!

DEZ MANDAMENTOS DO INVESTIMENTO.

1 – Reconhecer que Deus é provedor de tudo.
2 – Focalizar a atenção nas coisas que queremos na medida em que elas forem compatíveis e realmente necessárias, e esquecer as que não queremos.
3 – Investir aquilo que queremos obter.
4 – Investir no objetivo mais imediato.
5 – Ser paciente.
6 – Não nos deixar abater por uma ocasional falha na colheita.
7 – Pôr nosso dinheiro onde queremos que o nosso coração esteja.
8 – Alegrar-se.
9 – Crer que obteremos resultados.
10 – Investir: Tempo; pesquisa; estudo; com a família; atenção; lazer…


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*