Forças renovadas em Deus

Autor: Moisés Pedrosa Carneiro
“… porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus” ISm 30.6

Existe uma lenda, de que há muitos anos atrás, o diabo decidiu fazer um leilão. Ele colocou muitos objetos à venda, como: a inveja; o ódio; a avareza; a sensualidade; o egoísmo das quais estes foram vendidos a altíssimos preços. Por esses objetos, houve uma enorme procura por parte de seus compradores. Porém, houve ali naquele leilão um objeto que não recebeu nenhum lance, tinha o formato de uma cunha, seu nome era desânimo.
A lenda continua afirmando que, sendo incapaz de vendê-lo, Satanás, desde então, o tem utilizado com muita eficiência. E seu alvo principal, desde então tem sido os cristãos. Ele tem introduzido essa terrível cunha na vida de muitos escolhidos do Senhor, com muito sucesso.
O desânimo é uma terrível arma de Satanás, para inibir os planos, as metas, os objetivos dos escolhidos de Deus. Quantas pessoas desistiram de realizar seus sonhos por que um dia seu inimigo, introduziu essa cunha em seu coração? Esse mal se tornou uma imensa barreira na vida de muitas pessoas. E se você está enfrentando essa situação deprimente, então, saiba como se lidar com isso. Deus quer te instruir a expulsar o desânimo de sua vida. Abra a sua Bíblia no primeiro livro de Samuel 30.1-6. Leia essa história, e veja como desbaratar através da renovação interior, o desânimo.
Na história narrada no livro de primeira Samuel, devemos considerar o local onde Davi viveu toda aquela triste situação. Ziclague não era a cidade natal Davi, fazia parte do território de Israel, porém, ela tinha sido tomada pelos filisteus. E Davi estava vivendo ali, como um fugitivo, às escondidas do Rei Saul. Sob a mira do Rei de Israel, ele levou seus homens (seiscentos) e suas mulheres para aquela cidade. Ali viveu guerreando com os amalequitas, os gersitas, e os gesuritas. A Bíblia diz que ele feria a terra, e não deixava com vida nem homem nem mulher, e tomava as ovelhas, e os bois, e os jumentos, e os camelos, e as vestes (ISm 27.8-9).
Um dia Davi e os seus homens foram acompanhar Aquis, o rei de Gate, a uma grande batalha contra os Israelitas. Porém, os príncipes dos filisteus rejeitaram a ajuda do guerreiro com seus homens. Entristecidos por serem dispensados naquela batalha, Davi e seus homens voltam para Ziclague, por caminho de três dias. Quando eles vão se aproximando de sua cidade, observam uma grande nuvem de fumaça, se elevando ao céu. Desesperados, se disparam com ímpeto a cidade. Ao chegarem, Davi e seus homens, não acreditam na cena. Suas casas, seus bens haviam sido consumidos pelos amalequitas. Tudo estava destruído, por eles. Sem contar que seus filhos e suas mulheres também não estavam lá. _Porventura, eles mataram nossos filhos, nossas mulheres? Pensou Davi. Vasculharam os escombros das casas, os lugares que estavam em chamas, e não encontraram nenhuma alma vivente. Naquela hora, uma grande tristeza tomou conta dos homens de Davi, todos começaram a chorar em alta voz, até mesmo Davi.
A vida de Davi parecia ter chego ao fim, pois todos os problemas estavam sobre ele. Honestamente, este foi o momento mais difícil de sua vida. Nunca tinha vivido uma fase tão ruim assim, a ponto de perder tudo. Pelo menos cinco grandes problemas ele enfrentava naquela hora:
Era fugitivo de Saul;
Foi rejeitado pelos príncipes dos filisteus;
Ziclague foi saqueada pelos amalequitas;
Seqüestram seus filhos e suas mulheres,
Seus homens falaram em apedrejá-lo.
A que ponto chegou o escolhido de Deus? Seus próprios homens,… homens de confiança falando em tirar sua vida a pedradas. Diante de tudo isso, qual deveria ser a reação de Davi? A Bíblia afirma que ele muito se angustiou, e com razão. Porém, ele olhou para dentro de si, à procura de forças. E encontrou as promessas de Deus, vivas em seu interior. A força de Deus estava dentro de Davi.
Os inimigos de Davi, conseguiram levar suas posses, destruir suas casa, raptarem seus filhos e mulheres. Até mesmo criar um generalizado conflito entre ele e seus homens. Porém, eles não conseguiram roubar a sincera comunhão que Davi tinha com Deus. Como isso é maravilhoso, ao mesmo tempo em que parecia ter perdido tudo, ele não tinha perdido nada, pois o Tudo estava com ele. Deus estava com Davi.
Ele encontrou forças em Deus, naquela hora. Levantou-se do monturo, e foi consultar a Deus, para ir a peleja. Deus lhe prometeu entregar tudo em suas mãos. Depois de consultar a vontade de Deus, ele convocou seus homens, que lhe deu mais um voto de confiança e foram em busca de tudo aquilo que haviam perdido. Veja o que Davi e seus homens fizeram:
“Feriu-os Davi, desde o crepúsculo vespertino até à tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou senão só quatrocentos moços que, montados em camelos, fugiram. Assim, Davi salvou tudo quanto havia tomado os amalequitas; também salvou as suas duas mulheres. Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: tudo Davi tornou a trazer”. E passado alguns dias, após a morte de Saul, Davi foi proclamado o rei de Israel.
Há momentos em nossas vidas em que vivemos contra tudo e contra todos. Que nada dá certo, e ao contrário tudo dá errado… que as nossas metas não são alcançadas, que os nossos planos são frustrados, que perdemos o emprego, à família, em alguns casos até mesmo o apoio dos nossos amigos. É justamente nessa hora de reveses da vida, que Satanás, introduz sua pequena arma destrutiva, o desânimo. Foi o que ele tentou fazer com Davi, porém sem alcançar nenhum resultado. Porque Davi buscou em Deus forças para reconquistar seus sonhos.
Quando você se vir diante dos problemas da vida, olhe para dentro de si, e veja a força de Deus viva no seu interior. Encontre Deus em você, acredite que Ele está contigo. Devemos crer nessas palavras: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Deus é quem nos fortalece, por isso somos mais do que vencedores!
Acredite, não desista, Deus é contigo por onde quer que andares.

Assembléia de Deus – Madureira – Jacareí
moisescarneiro@ig.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*