Autor: Ricardo Barbosa da Souza
“Conduze-me em meu viver, Senhor, em meio à perturbação deste mundo, e indica-me com clareza o caminho estreito que agrade aos teus olhos. Dá que tudo o que fizer hoje, eu o faça na perspectiva da eternidade”. Michael Weisse, autor de hinos, falecido em 1534.
“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. João 16:33
São palavras de despedida. Jesus está a caminho do Calvário. Embora a cena não seja exatamente esta, podemos imaginá-la assim: Jesus caminhando pelas ruas estreitas e sinuosas de Jerusalém, sendo acompanhado por uma grande multidão que gritava e se acotovelava, lutando por um lugar melhor para acompanhar o cortejo. Jesus segue carregando a cruz. Havia passado a noite anterior preso, e depois de interrogado por Pilatos foi duramente castigado com açoites e por fim lhe puseram uma coroa de espinhos. Foi condenado à morte, morte violenta sobre a cruz.
No meio deste caminho, sofrendo toda sorte de humilhação e escárnio, ferido e desfigurado, Jesus vê um amigo e lhe diz: “Olha, no mundo você vai encontrar muitas aflições, mas não se preocupe, fique firme, porque eu venci o mundo”. Venceu o que? pergunta para si mesmo o amigo confuso. Como alguém num estado assim pode dizer que venceu alguma coisa? Se tivesse um pouco mais de tempo, Jesus lhe diria: “O mundo tentou me fazer amá-lo mais do que ao meu Pai, mas não conseguiu, eu o venci. Tentou seduzir-me com o poder, fama, prestígio, mas também não conseguiu, eu venci. Quis também alimentar em mim o ódio, a vingança, o ciúme, a vaidade, mas não conseguiu, eu venci o mundo”.
Que tipo de vitória você tem tido sobre o mundo? Apenas o sucesso profissional, as conquistas materiais, ou você tem vencido da forma como Jesus o venceu?
Intercessão: A secularização é hoje o grande desafio da igreja. Muitos pastores e líderes vêm se deixando seduzir pelos encantos do poder e da fama. Oremos pela igreja, seus pastores e líderes para que não percam de vista a cruz e sua vitória sobre o mundo.
Vitorioso Jesus, quão ingênuos somos em achar que para vencer o mundo precisamos competir com ele, ser mais espertos que ele, vê-lo curvado diante de nós. Tua vitória sobre o mundo foi negá-lo, para amar o Pai e servir aos homens. Dá-nos, Senhor, esta vitória, ensina-nos a ter paz em meio às aflições de um mundo que julga vencer-Te. Permita que celebremos contigo o triunfo da ressurreição. Amém.
IPB Planalto – Brasília – DF
Faça um comentário