Autor: Pr. Antonio Carlos Barro
Uma das coisas mais difíceis no cristianismo é encontrar cristãos que entendam o propósito de Deus no seu sentido último ou global. Nós costumamos ver as coisas por partes ou em partes. Cada acontecimento é analisado apenas com base naquilo que aconteceu. Se o que aconteceu é bom, ou seja, está de acordo com as nossas expectativas então nós agradecemos e louvamos a Deus. Todavia, se o que aconteceu “não é bom” segundo as nossas expectativas então lamentamos e reclamamos muito de Deus.
O nosso problema é que nós não conseguimos entender o plano geral de Deus para a humanidade e assim sendo, pensamos que cada acontecimento se encerra nele mesmo ou que tem um fim em si mesmo. Permita-me exemplificar com um caso hipotético.
Um pai de família é despedido do seu emprego que era a única fonte de recursos para a família. Naturalmente que este evento visto de maneira isolada é trágico. Ninguém fica feliz em perder o emprego. Agora, se tentarmos ver este evento dentro do contexto da soberania de Deus e do
plano geral de Deus para as nossas vidas, é bem possível que este pai de família passe por estas tribulações e sofrimentos de maneira diferente e com uma certa tranqüilidade.
Esta experiência levará esta família a um patamar de intimidade com Deus que provavelmente jamais fora experimentado anteriormente. A dependência da graça de Deus será constante e profunda. Neste novo relacionamento
com Deus começa também um novo entendimento sobre os propósitos de Deus para a vida daquela família.
Assim, ao passarmos pelo vales da vida vamos ter bem claro em nossos corações de que não estamos abandonados por Deus e nem de que somos irrelevantes no seu propósito de salvar o mundo. Deus está plena e totalmente no controle de nossas vidas e nada acontece como obra do acaso ou do destino.
Faça um comentário