Em Quê ou Quem Você Confia?

Autor: Robert J. Tamasy
Estamos vivendo tempos desafiadores e incertos, capazes de abalar a confiança dos mais otimistas. Corporações robustas se mostram instáveis; algumas entraram em colapso total. Bolsas de valores, que os peritos usam para determinar as economias globais, têm oscilado desenfreadamente, em queda livre após altos recordes alcançados. Indústrias vacilam à beira do desastre.

Empregos outrora seguros, estão ameaçados, enquanto se multiplicam as filas de desempregados.

Isso é suficiente para fazer-nos questionar em quê estivemos confiando. Quando corporações de bilhões de dólares apresentam relatórios financeiros desanimadores e fazem previsões sombrias para o futuro, investidores sabem que não podem confiar nelas. Quando líderes de governo e expertos se esforçam para explicar as mudanças dramáticas nas marés da economia, sabemos que não podemos confiar neles. Quando empregadores anunciam cortes drásticos e demissões em massa, os trabalhadores sabem que não podem confiar neles. Quando a mídia nos bombardeia com informações tendenciosas, distorcidas ou exageradas, grande parte delas contraditória, sabemos que não podemos confiar nela.

Sendo assim, no quê ou em quem podemos depositar nossa confiança? Podemos estar transbordando de autoconfiança e desenvoltura, mas se formos honestos, reconheceremos que temos nossas próprias limitações. Há coisas além do nosso controle. Nem sempre podemos confiar em nós mesmos. Mas, será que não existe nada ou ninguém digno de nossa total confiança?

Minha própria experiência me demonstrou que há somente uma fonte de confiança, com a qual podemos contar sem vacilar. Descobri essa fonte no que considero o maior livro sobre negócios já escrito: a Bíblia. Eis o que o livro de Provérbios diz sobre como devemos direcionar nossa confiança:

. Confiar no que não podemos entender. Situações há que desafiam nossa compreensão e ficamos pensando como solucioná-las. Porém, se confiarmos no Deus cuidadoso que tudo conhece e está ativamente envolvido em nossa vida, podemos ter segurança que Ele está fazendo ainda mais do que poderíamos esperar ou imaginar. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.5-6).

. Confiar em princípios provados e testados. Alguns consideram a Bíblia arcaica e irrelevante. Mas os que estão dispostos a analisá-la com honestidade, descobrem que suas verdades são tão novas e relevantes como as notícias de hoje. O desafio está em aprender esses princípios e descobrir de que forma se aplicam às circunstâncias do cotidiano. “Para que você confie no Senhor, a você hoje ensinarei” (Provérbios 22.19).

. Confiar em assuntos fora de nosso controle. Em muitos acontecimentos recentes a ganância contribuiu para o fim de muitas empresas. Executivos manipularam práticas e sistemas econômicos em detrimento de milhões de pessoas. Confiar em Deus remove a necessidade de tomar o assunto em nossas próprias mãos. “O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperarᔠ(Provérbios 28.25).

. Confiar no Único que jamais desapontará. Nossos queridos amigos e conselheiros, por experiência própria, algumas vezes nos desapontam, apesar de suas melhores intenções. Eles são, afinal de contas, “apenas humanos”. Mas quando depositamos nossa confiança em Deus, Ele jamais falhará para conosco. Suas promessas são sempre verdadeiras. “Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro” (Provérbios 29.25).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*