Ele disse, eu disse

Autor: Antonio Carlos Barro

 
E me disse: “Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor Deus, tu o sabes” (Ezequiel 37.3).

Este texto acima faz parte de uma revelação de Deus ao profeta Ezequiel cuja conversa inteira está registrada no capítulo 37 do livro deste profeta. Isto me remete a pensar nas perguntas que temos na Bíblia, principalmente as perguntas complicadas que Deus faz a nós, seres humanos. Vejam algumas delas:
• Deus a Caim: Onde está Abel, teu irmão? (Gn 4.9).
• Deus a Jó: Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? (Jó 38.4).
• Jesus aos seus discípulos: Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? (Mt 6.25).
• Jesus aos judeus: E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? (Mt 12.27).
• Deus a Jonas: E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais? (Jn 4.11).
Certamente você deverá estar lembrado de outras perguntas instigantes. Todavia, a pergunta mais extraordinária que eu encontro na Bíblia é esta descrita em Ezequiel. Veja você que situação se meteu o profeta. Diante de um vale cheio de ossos secos (mais ou menos como um depósito de ferro-velho hoje). Cada osso num canto, uma perna num lugar, o braço em outro e assim por diante. De repente, a pergunta vem: é possível reviver os ossos. Ou seja: é possível que cada osso encontre no meio de tantos ossos os seus pares e se juntem num só esqueleto? Isso já seria complicado e complicou mais ainda quando Deus se eles poderiam voltar a viver.
Qualquer pessoa normal iria responder que não. A lógica e o bom senso dizem que não. Se Ezequiel respondesse não, seguindo a normalidade, ele poderia ofender a Deus e duvidar do seu poder. Se ele respondesse sim, Deus poderia pedir que ele fizesse tal coisa. Se ele diz não, ele duvida do poder de Deus; se ele diz sim, ele menospreza o poder de Deus.
Foi neste momento, um momento impar de um diálogo que marca a história, quando o profeta se volta para Deus e faz uma das declarações mais maravilhosas que temos na Bíblia: “Senhor Deus, tu o sabes”. Raciocine sobre esta resposta por um pouco. Ezequiel diz a Deus que se os ossos não podem reviver, Deus o sabe; e se os ossos podem reviver, Deus o sabe também. De um jeito ou de outro a soberania do que vai acontecer está nas mãos de Deus.
Deus sabe e Deus sabe todas as coisas. Saber que Deus sabe é o nosso grande consolo. Se Deus sabe não há o que temer e o saber de Deus dissipa o nosso medo. Quando nós não chegamos ainda a um ponto de dizer como o profeta, as coisas vão ficar estacionadas em nossas vidas. É necessário curvar-se diante de Deus e dizer: Senhor Deus, tu o sabes.
Já que estamos falando em perguntas, deixo uma para a sua reflexão: Se Deus não sabe, quem o sabe?
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*