Autor: Renato Vargens
Afirmação:
O Deus da revelação bíblica é um Deus cognoscível.
Uma das maneiras de conhecermos melhor a Deus é conhecermos as variantes de seu nome na Bíblia. Na verdade, a variante do nome de Deus nas Escrituras Sagradas ao contrário do que possa parecer, não aponta para a existência de muitos deuses. Antes pelo contrário, a variante de seu nome aponta-nos vertentes de quem ele seja.
John Davis Afirmou:
“Conhecer o nome de Deus é testemunhar as manifestações dos seus atributos e aprender o significado que o nome expressa” .
O nome de Deus em nossos lábios deve refletir o conhecimento daquilo que estamos pronunciando.
Todos sabemos que quando uma pessoa está apaixonada por outra, gosta de pronunciar o nome da pessoa amada. Assim também acontece na relação homem-Deus, quando mais o amamos mais prazer sentimos em pronunciar seu nome.
Ao aprendemos as variações dos Nomes de Deus e pronuncia-los com conhecimento, é absolutamente natural que a sua maravilhosa presença tome conta do nosso coração.
Você sabia que a primeira frase que uma criança judia aprende é shemá Israel? (Dt 6:3.) Elas aprendem à dizer “Shemá Israel , Hashem Elohenú, hashem Ehad” (Escuta ó Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é um) . Preste atenção, a primeira frase dita pelas crianças o Nome de Deus. Da mesma forma, também deve ser esta também a última frase dita por um judeu antes de morrer.
Os Judeus sabiam que o nome de Deus era uma valiosa arma em tempo de guerra. não só o Nome de Deus é uma arma , mas todos as variantes de seu nome por Ele revelado nos dão alento força e refrigério em momentos de dificuldade. Como está escrito “Torre forte é o nome do Senhor” Pv 18:10.
Deus se agrada quando nos inclinamos para conhecê-Lo. “Porque a Mim se apegou com amor eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo porque conhece ao meu nome”(Salmo 91:14).
Não tenho dúvida de que seja muito importante conhecermos o Nomes de Deus, até porque, o Senhor ensinou a seu povo que os nomes carregam significado e importância.
Senão Vejamos:
1- Elohim – Elohim é plural de El que significa força , poder (Gen 1:1) Deus tem controle sobre todas as coisas e se ele reina e tem domínio sobre todos os reinos e homens não há razão para o desespero. Basta uma palavra sua e todas as coisas são revertidas para o nosso bem.
2- El Eliom – Deus Altíssimo (Nm 24:16, Sl 7:17; Sl 18:13). A idéia da palavra, é que ao pronunciarmos seu nome sejamos levados à adoração.
3- YHWH – é a combinação de YHWH mais as vogais de Adonai (meu Senhor). Esta foi uma forma para poder pronunciar sem temor o nome de Deus em vão.
Em Êxodo 6:3 é a primeira vez em que Deus se revela com este nome redentivo. Numa outra versão, (Amplified Bible) a passagem de Êxodo 6:3 se encontra desta forma:
“Apareci a Abraão , a Isaque e a Jacó, como El Shaddai; mas pelo meu nome Yaweh não lhes fui conhecido.”
4- El Shaddai – Gen 17:1. Deus todo Poderoso , Aquele que é mais do que suficiente. Ele é o Deus todo poderoso que se levanta em nossa defesa , é ele que faz caminho onde não há caminho, dispersa os nossos inimigos e tem cuidado e amor muito mais profundo do que aquelas que amamentam. Os 11:2, 3 ; Ez 16 , Dt 33:12; Dt 32:10
Shaddai é a abreviatura da frase “Shomer daltot Israel” que significa Guardião dos Portões de Israel. Além de guardar os muros e os portões da nação de Israel , El Shaddai cuida dos teus portões , pois você é Israel espiritual.
5- Jeová Tsidkenu – Nossa Justiça. Jr 23:6. Ele é justo. Ele é a nossa justiça. Vale a pena ressaltar que por meio de Jesus (II Cor 5:21) e da sua justiça temos livre acesso ao Pai. Não devemos temer nem os homens e nem as circunstâncias, pois Jeová Tsidkenu fará a nossa justiça romper Is 46:13 Ez 12:15 Sal 26:1
6- Jeová Sabaoth – Senhor Deus dos Exércitos Jr 11:20 .
7- Jeová Jiré – O Senhor que provê Gen 22:8.
8- Jeová Nissi – Minha Bandeira Ex 17:15.
9- Jeová Shalom- O Senhor é a nossa paz. Juizes 6:24. Ele é a nossa paz , o nosso refrigério, o nosso orvalho, Os 14:5 . A Sua paz excede todo o entendimento , pois os que Nele confiam têm paz no meio do temporal , na prisão,…Is 26:3 , 2 Tes 3:16 temos paz em todo tempo. Paz inclusive para obedecer ordens que estão muito além dos nossos limites como foi o caso de Gideão.
10-Jeová Shamma – Deus presente. (Ez 48:35) Deus presente para nos alegrar , nos confortar e para termos a certeza de que nunca seremos abandonados. (Sl 46 :1,2,4,5,7)
11- Jeová Rohi – Senhor meu Pastor.(Sl 23:1)
12- Jeová Rapha – O Senhor que sara (Ex 15:26.)
13- El Eloe Israel (O Deus Pessoal de Israel) Gen 33:18-20
Os nomes de Deus no Sl 23:
Senhor , Tu és o meu Pastor (Jeová Rohi), nada me faltará – (Jeová Jiré)
Tu me fazes repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso (Jeová Shalom)
Refrigeras , minha alma (Jeová Rapha)
Guia-me pelas veredas da justiça (Jeová Tsidkenu) por amor do Teu Nome
Ainda que eu ande pelo Vale da Sombra da Morte, não temerei mal nenhum( Jeová Sabaoth, me defenderá), porque Tu estás comigo (Jeová Shamma sempre presente): a tua vara e o Teu cajado me consolam.
Prepara-me uma mesa na presença dos meus inimigos (Jeová Nissi , minha bandeira e vitória) unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Bondade e Misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na Tua Casa para todo o sempre. Amém.
Ouvi uma história muito interessante cujo as protagonistas eram duas moças. Uma cristã e outra mulçumana. Elas conversavam muito sobre a fé que cada uma professava. A cristã, falava de Cristo para a amiga e a mulçumana contrapunha os argumentos da amiga cristã, fazendo a apologia de Alá.. Só que com o passar do tempo a que professava a fé muçulmana ficou com um enorme sentimento de culpa. Isto porque ela ousou dizer para Deus (Alá no islamismo) que O amava. Depois de havê-lo feito, ela se sentiu culpada.
Os muçulmanos crêem que Alá é o Todo-Poderoso que está sentado em seu trono lá no alto. Ele não sente nada pelo ser humano, nem se importa com ele, e ninguém pode se dirigir a ele como a um amigo, nem Ter nenhum tipo de relacionamento pessoal com ele. A simples ousadia de alguém pensar nisso, tratá-lo como uma pessoa, é considerada blasfêmia e infidelidade ao islamismo. Esta pessoa, portanto, merece ser severamente punida por Alá.
No Alcorão há uma lista de nomes de Alá. Os muçulmanos têm 99 nomes para escolher, como todo-poderoso, poderoso, grande, justo, etc. Entretanto, existem duas definições de Deus que aponta o quão maravilhoso ele é. Contudo, se os muçulmanos apenas ousarem pensar nesses dois nomes ou chamar Alá por eles, sentir-se-ão culpados e se considerarão blasfemos. Estes nomes são:
– Deus é Amor.
– Deus é Pai, ou “meu Pai”.
Alguns acreditam que a maneira mais eficaz de se ganhar um muçulmano para Cristo é lhe dizer que Deus revelou a Si mesmo na Bíblia como Amor e o Pai. Isso é o que todo muçulmano deseja encontrar. Deus é amor (Alá não, pois eles são totalmente diferentes); Ele ama você pessoalmente. Ele está pronto a ter um relacionamento pessoal com você, ouvindo você, falando com você e amando a você. Ele está sempre disponível nas 24 horas do dia, sete dias por semana. Ele nunca dorme, nem cochila. (Sl 121)
Ele não somente é Amor, mas você também pode chamá-lo de pai. “Aba Pai – meu Pai”. Esta revelação atraiu uma das filhas de um famoso ministro do governo do Paquistão a Cristo, juntamente com muitos outros muçulmanos do mundo inteiro.
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, exultem! Deus é Amor e é o nosso Pai.
www.ejesus.com.br
Faça um comentário