Autor: Sammy Tippit
Uma pessoa não precisa ser Cristão por muito tempo para começar a imaginar: “Existe mesmo uma vida cristã vitoriosa? Eu tenho somente a promessa do perdão e da salvação eterna de Deus ou será que eu posso realmente ter vitória sobre velhos hábitos e maneiras?” Eu acho que se formos completamente honestos uns com os outros, vamos descobrir que há muitos cristãos fazendo perguntas como estas. E por bons motivos.
Nós só precisamos olhar para os lados para encontrar muitos cristãos vivendo bem abaixo da vitória descrita no Novo Testamento. Eu geralmente tenho encontrado pessoas com problemas imensos e dificuldades tamanhas que até me fazem pensar que não há saída para a situação delas. E eu olho ao meu redor, mesmo entre líderes cristãos, e frequentemente encontro derrota, desânimo e desespero por toda a comunidade cristã. A derrota tornou-se uma norma na comunidade cristã, de tal forma que muitos desistiram dos princípios bíblicos sobre vitória e viraram-se para os princípios humanísticos e psicológicos. Uma indústria inteira de aconselhamento se formou, nos últimos anos, por causa de tanta derrota na comunidade cristã. Consequentemente, a tendência natural é questionar se a vitória de fato existe.
Muito pior do que ver a derrota de tantos cristãos ao nosso redor é ver nossas próprias falhas. Muitos cristãos encontram-se escravizados na lascívia, amargura, raiva, ansiedade e tantas outras atitudes de coração que eles achavam que não teriam mais que enfrentar depois de tornarem-se cristãos. Muitos de nós não precisam ser lembrados que estão derrotados. Nós encaramos nossa derrota todos os dias. Recentemente, uma senhora cristã casada me contou friamente que ela tinah se envolvido com outro homem. A maneira pela qual ela confessou seu pecado não mostrou nenhuma esperança de vitória sobre o relacionamento. Anos atrás, eu confrontei um pastor a respeito de um relacionamento imoral. Ele me disse: “Eu orei e pedi para Deus me livrar dos sentimentos que tenho por essa mulher. Mas, Ele até agora não fez isso. Por isso, eu aceitei esse relacionamento como a vontade Dele para mim.” Muitos cristãos aceitaram a derrota como o destino do crente, porque eles parecem não conseguir se agarrar na fonte e caminho de vitória para suas vidas.
Eu frequentemente escuto cristãos citarem as Escrituras para desculpar a falta de vitória deles na vida cristã. Mais do que ninguém, o rei Davi é citado por sua falha. Tal pensamento afirma que ele era, acima de tudo, um homem segundo o coração de Deus. Porém, ele sucumbiu à lascívia, adultério e assassinato. Se ele era um homem de Deus e um líder no reino de Deus, então, por que é exigido de nós sermos melhor que ele? A Bíblia está, certamente, cheia de exemplos de homens bons que acabaram derrotados. O apóstolo Paulo disse: “Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço” (Rom. 7:19). Pedro negou Jesus e Tomé duvidou Dele. Abraão agiu como um covarde quando um rei quis a mulher dele. Moisés fugiu para o deserto Midianita em derrota e medo de Faraó. Dê uma folhada rápida na Bíblia e você poderá facilmente pensar que a vitória para o crente simplesmente não existe.
Mas, há uma outra razão pela qual muitos seguidores de Cristo ficaram presos no esgoto da derrota. Eles sabem que o lugar onde eles estão fede. Eles sabem que a Bíblia descreve um tipo diferente de vida. Muitos querem sair da pobreza do pecado, mas aceitaram uma favela como destino espiritual de moradia. O que muitas pessoas não entendem é que há um proprietário mal e ilegítimo que os tem convencido de que eles devem viver na lama. Eles acreditam nas mentiras de Satanás. Este tem contado a mesma história desde a criação do homem. Ele tenta convencer cada geração de crentes que eles estão destinados a viver na probreza do pecado e que o esgoto espiritual é a regra da vida cristã.
A vida cristã vitoriosa é certamente impossível para nós na nossa própria força e poder. Se deixarmos por nossa conta, vamos permanecer derrotados. Mas, há boas novas para o seguidor verdadeiro de Cristo. Jesus disse que “as coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” (Lucas 18:27). Nossos Deus é um Deus que se especializa no impossível. Ele já proveu tudo para a nossa vitória. A vida cristã vitoriosa não é só um sonho ou um desejo impossível de ser alcançado para o crente. É uma realidade. Não é somente algo atingível. É algo que já foi alcançado por Cristo.
Jesus derrotou cada um dos nossos inimigos quando Ele morreu na cruz. Acima de tudo, Ele derrotou Satanás. O inimigo é descrito como o acusador. Ele constantemente diz que não há esperança. Ele nos convence que a derrota é o nosso destino. Mas, ele é um mentiroso. As Escrituras nos dizem claramente: “mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rom. 8:37). A Bíblia diz que Jesus fez uma exibição pública da derrota de Satanás quando Ele morreu na cruz (Col. 2:15). Nós não precisamos acreditar mais nas mentiras do inimigo. A vitória já foi alcançada nos lugares celestiais. Isto é um fato.
Talvez a luta mais difícil que enfrentamos é dentro de nós mesmos. É com isso que o apóstolo Paulo mais lutou em Romanos, capítulo 7. Ele queria vitória, mas confessou que nele (na sua carne) não habitava bem algum. Ele até perguntou: “Quem me livrará do corpo dessa morte?” (Rom. 7:24). Ele mesmo responde essa pergunta, afirmando veemente: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor” (Rom. 7:25)! Sim, Paulo experimentou a derrota. Mas, ele também sabia que a fonte da vitória era encontrada em Cristo.
Esta talvez seja a maior verdade que eu aprendi desde que me tornei um cristão. A vida cristã vitoriosa não é algo que eu posso conquistar. É algo que Cristo já obteve para mim. Não é o que eu posso fazer por Ele, mas o que Ele já fez por mim. Não sou “eu”, mas “Cristo em mim” que é a grande esperança da vitória. Minha responsabilidade é confiar Nele. Assim como eu confiei em Jesus para me salvar e perdoar, eu posso confiar Nele para me dar a vitória sobre cada desejo maligno com o qual sou tentado. Cristo é minha vitória. Sim, a vida cristã vitoriosa é possível. E é atingível porque Jesus já ganhou a vitória. Nós simplesmente precisamos confiar Nele.
Faça um comentário