Diligência – bem precioso!

Autor: Rick Boxx
O aclamado livro de Jim Collins “Good to Great” (Empresas Feitas Para Vencer), tornou-se um dos meus favoritos, porque sua pesquisa confirma muitos princípios bíblicos importantes, embora esse não fosse seu objetivo. Uma das ideias discutidas por Collins é a que ele chamou de “vontade profissional”. Descrevendo o significado de vontade profissional, Collins afirma ser a “determinação inabalável de fazer o que é preciso para produzir os melhores resultados a longo prazo, não importando o grau de dificuldade.” Intuitivamente, tenho apreciado esse valor em empreendimentos profissionais e na área pessoal, mas não estava seguro de suas raízes bíblicas, até estudar um versículo do livro de Provérbios, na Bíblia.

Provérbios 12.27 ensina: O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente. Ao pesquisar o sentido dessa passagem e ponderar sobre como diligência é comumente definida, compreendi que ela se assemelha ao que Collins define por “vontade profissional”. Uma das definições que encontrei descreve diligência como “atenção perseverante para os detalhes.” Dirigir uma grande organização requer diligência. Provações e dificuldades são inevitáveis, mas perseverando e permanecendo atento aos detalhes, você terá um bem precioso.

Como a Bíblia salienta, tais obstáculos podem contribuir para a formação de sólidas características de liderança. Tiago 1.2-4 diz: Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Assim como árvores ou outras plantas crescem mais fortes quando enfrentam climas adversos, encarar “climas” severos no mercado de trabalho nos ajuda a desenvolver e manter um caráter sólido. A despeito dos fatores negativos no ambiente que nos cerca, devemos prosseguir diligentemente realizando a tarefa que nos foi confiada.

O apóstolo Paulo, um dos mais destacados líderes da igreja cristã, citou os obstáculos que enfrentou para sustentar, como Collins definiu, “a determinação inabalável de fazer o que fosse preciso para produzir os melhores resultados a longo prazo”. Ele declarou ter enfrentado prisões, açoites, apedrejamentos, naufrágios, perigos, sono, fome, sede e estresse físico, mental e emocional. Mas em vez de sentir-se desencorajado diante da adversidade, ele perseverou com diligência.

Para ele nenhum obstáculo era grande demais. Por isso escreveu: Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separa do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8.38-39).

Talvez como nunca desafios inacreditáveis e sem precedentes nos cercam – turbulências econômicas, ritmo crescente de mudanças, incertezas globais – exigindo cada vez mais de nós, enquanto líderes. Você tem metas importantes a alcançar? Tem uma visão na qual crê firmemente? Somente com muita diligência poderá vê-la tornar-se em realidade!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*