Decepção

Autor: Paulo Cesar Ramalho

Esta palavra é uma das quais as pessoas menos gostam. Mas, infelizmente, é uma das palavras que mais surge no contexto da vida. A decepção pode vir de todos os lados, até mesmo daquele em que não se espera.
A decepção surge:
Quando não valorizam o seu esforço em tentar fazer o melhor, dando atenção apenas para os seus erros.
Quando rejeitam seu amor e carinho, preferindo acreditar nos outros a acreditar em você.
Quando pisam nos seus sentimentos como se você não tivesse nenhum valor.
Quando olham sempre para você com a lente do passado, não acreditando numa mudança no presente e no futuro.
Quando não lhe dão uma chance de mostrar seu valor e suas reais intenções.
A decepção faz com que a pessoa passe a não acreditar em mais ninguém, a evitar relacionamentos mais íntimos e a fugir de todos aqueles que se aproximam, por temer ser novamente pisada, maltratada e incompreendida. Faz também com que a pessoa viva uma vida de aparência, escondendo o que é e o que sente, a fim de evitar novas decepções e sofrimentos. Nasce assim no seu coração a ansiedade, que dá à luz à depressão, e se esta não for tratada, pode levar a pessoa a perder totalmente a alegria de viver.
Mas o maior de todos os problemas é que a pessoa que se decepciona com os outros pode acabar decepcionando-se também com Deus. Pode colocar n’Ele a culpa de tudo o que passa, por saber que suas intenções eram boas e que elas não foram valorizadas. A pessoa pode julgar-se incompreendida pelo próprio Criador e pensar que Ele se alegra com aquilo que está passando. E ao decepcionar-se com Deus a vida perde o valor, o brilho e o encanto. Perde-se a alegria, a esperança e a fé. Assim, a pessoa fica cada vez mais sozinha e fraca para enfrentar todas as lutas da vida.
Se houvesse um remédio para curar a decepção ele seria um dos mais vendidos nas farmácias. Mas como este remédio não se vende nas farmácias, o jeito é procurar em Deus a cura para a decepção. E o remédio de Deus é bem simples: é necessário aprender a confiar em Deus e a reconhecer a fraqueza humana. Deus diz que “o coração do homem é enganoso” (Jeremias 17:9), ou seja, é falho. Todos os seres humanos falham em alguma área da vida. Quem sabe você que se decepcionou com alguém também já foi motivo de decepção para outras pessoas. Como todos erram, não se pode exigir dos outros algo mais do que eles podem dar. É por isso que se faz necessário confiar em Deus. Ele, como sábio e justo sabe a hora certa de conceder aquilo que Seus filhos precisam, e, mesmo que eles estejam sofrendo devido à incompreensão humana, na hora certa fará justiça. Jesus disse: “Não fará Deus justiça a Seus escolhidos, que a Ele clamam dia e noite, embora pareça demorad! o em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça” (Lucas 18:7,8).
Se você está decepcionado com as pessoas, olhe para Deus e confie na Sua providência. Tenha certeza de que maior do que as injustiças humanas é a graça de Deus para Seus filhos.

Projeto e-mail falando de Jesus
www.loucris.kit.net

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*