Autor: J. Laurindo
Quando eu era criança, existia em nossas igrejas a Escola Popular Batista (EPB), que mais tarde se tornou a Escola Bíblica de Férias (EBF). Naquela época, aprendíamos importantes cânticos. Um deles dizia: "Cuidado, olhinho, no que vê, cuidado, olhinho, no que vê. O Salvador, dos céus, está olhando pra você. Cuidado,olhinho, no que vê…". Isso me levou a refletir em que tipo de filme, novela ou programa de televisão estamos "vendo" hoje. Qual é o propósito desses programas? Será que seus atores querem apenas entreter o povo, ou sua pretensão é "pregar" uma doutrina religiosa? Por exemplo, uma das protagonistas da novela "O Profeta", quando perguntada se segue alguma religião, respondeu: "… Freqüentei templo hare krishna, pratico budismo, acredito em Deus, em santos, na influência dos planetas, na força da natureza e no espiritismo" (Revista Veja, 01/11/2006, p. 50). Esse tipo de formação religiosa, certamente, vai mexer com a cabeça de qualquer um que assiste tal novela. Dado ao seu forte apelo religioso, seria ingenuidade pensar que tudo é arte ou cultura. Daí, temos que perguntar: será que vale a pena ‘"ver" tal novela? Certamente, não! Por quê? A Bíblia tem a resposta:
1) "Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz essas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa dessas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus" (Dt 18.9-13).
2) "O homem ou mulher, que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles" (Lv 20.27).
3) "Assim morreu Saul por causa da sua infidelidade para com o Senhor, porque não havia guardado a palavra do Senhor; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar" (1 Cro 10.13).
4) "Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus (Gl 5.19-21).
5) "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte" (Ap 21.8).
Diante disso, o melhor é desligar a TV ou mudar de canal, quando depararmos com ensinamentos contrários às Escrituras. Toda a atenção é pouco: "Cuidado, olhinho, no que vê [na TV]; o Salvador, dos céus, está olhando pra você."
www.sermao.com.br
Faça um comentário