Credo Atanásiano

Autor: Autor Desconhecido
Atanásio foi um ministro fiel que tomou uma posição firme contra as heresias de Ário. Ele defendeu o ensino bíblico sobre a Trindade e sobre a encarnação de Cristo – que ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Atanásio não é o autor deste credo. Na sua forma atual o credo data do século VI.

*****************************

(1) Qualquer um que quer ser salvo, antes de tudo deve seguir a fé universal: (2) aquele que não a guardar integral e intata, sem dúvida perecerá eternamente.
(3) A fé universal é esta: que adoremos o único Deus na Trindade e a Trindade na Unidade, (4) não confundindo as Pessoas, nem separando o Ser. (5) Pois, uma é a Pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo; (6) mas o Pai e o Filho e o Espírito Santo possuem uma só divindade, igual glória e igual majestade eterna. (7) Assim como é o Pai, assim é o Filho, assim é também o Espírito Santo. (8) Incriado é o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo; (9) imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo; (10) eterno é o Pai, eterno o Filho, eterno o Espírito Santo; (11) contudo, eles não são três eternos, mas um só eterno; (12) como não são três incriados nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso. (13) igualmente o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso; (14) contudo eles não são três todo-poderosos, mas um só todo-poderoso. (15) Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; (16) contudo eles não são três deuses, mas um só Deus. (17) Assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor; (18) contudo eles não são três Senhores, mas um só Senhor. (19) Pois assim como nós somos compelidos, pela verdade cristã, a confessar cada Pessoa singular como Deus e Senhor, (20) assim nos é proibido, pela fé universal, falar de três deuses ou três Senhores. (21) O Pai não foi feito por ninguém, nem criado, nem gerado. (22) O Filho não foi feito, nem criado, mas gerado, somente pelo Pai. (23) O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado pelo Pai e Filho, mas está procedendo dEles. (24) Ento, um só Pai, não três Pais; um só Filho, não três Filhos; um só Espírito Santo, não três Espírito Santos. (25) E nesta Trindade não há nada anterior ou posterior, nem maior ou menor, (26) mas todas estas três Pessoas têm a mesma eternidade e igualdade. (27) Por isso, como já foi dito, seja venerada, em tudo, a Unidade na Trindade, assim como a Trindade na Unidade. (28) Portanto, quem quer ser salvo, deve reconhecer assim a Trindade.
(29) Mas é necessário para a salvação eterna, crer também fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo. (30) Ento, a verdadeira fé é que cremos e confessamos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é igualmente Deus e homem. (31) Ele é Deus da substância do Pai, gerado antes de todos os tempos, e Ele é homem da substância da mãe, nascido no tempo; (32) perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de alma racional e carne humana; (33) igual ao Pai, visto a natureza divina; menor que o Pai, visto a natureza humana. (34) Ele, mesmo sendo Deus e homem, não é dois mas um só Cristo. (35) Ele é um, não por ser convertida a Divindade em carne, mas porque Deus assumiu a natureza humana; (36) Ele é um, não por confusão da substância, mas pela unidade de uma Pessoa. (37) Pois assim como a alma racional e a carne são uma Pessoa, assim Deus e homem são um só Cristo. (38) Ele padeceu por nossa salvação, desceu ao reino dos mortos, ressurgiu dos mortos, (39) subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos: (40) com a vinda dele todas as pessoas vão ressurgir com seus corpos e dar contas de seus próprios atos; (41) os que tiverem feito o bem, entrarão na vida eterna, os que tiverem feito o mal no fogo eterno. (42) Esta é a fé universal: quem não crer nela fielmente e firmemente, não poderá ser salvo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*