Confira os cuidados na terceira idade

Autor: Autor Desconhecido

O médico geriatra Luiz Freitag, um dos fundadores da Seção São Paulo da Sociedade Brasileira de Geriatria, aponta a alimentação e o lazer como decisivos para a melhor qualidade de vida de quem já passou dos 65 anos, fatores que contribuem inclusive na prevenção de doenças. Hoje, com o aumento da expectativa de vida, já se fala de uma 4.ª idade, a partir dos 80 anos. Confira as principais orientações:
1. Alimentação – Ela deve ser balanceada, rica em legumes, frutas e verduras. O tomate contém uma substância chamada licopeno, que não reduz, mas contribui para o não aumento da próstata. Alimentos com cálcio, como o leite (não o do tipo desnatado), que pode ser também o de soja, devem ser ingeridos para prevenir a osteoporose, mais freqüente em mulheres e em asiáticos. “A mulher deve estar atenta à osteoporose desde a menopausa, quando perde hormônios”, orienta o médico. O uso das supervitaminas, dos complexos vitamínicos, deve ser descartado, porque acarretam risco de lesões no fígado e no pâncreas, adverte Freitag. Quem tem qualquer problema de saúde como colesterol, triglicérides, ácido úrico, deve procurar seu médico para a dieta adequada.
2. Lazer – “Todos devem fazer caminhada diária de, no mínimo, meia hora”, recomenda o médico. “Preferencialmente não fazer os exercícios dentro da academia, mas ao sol, que é importantíssimo porque fixa o cálcio no organismo.” Além disso, a 3.ª idade é uma ótima fase para viajar e retomar um hobby que a pessoa tenha deixado de lado por falta de tempo, como leitura, jardinagem, culinária, pintura, ioga.
3. Doenças/Memória – Quem tem antecedentes na família de câncer colo-retal deve procurar o especialista (um proctologista) para obter a dieta adequada. A alimentação rica em gorduras, o sedentarismo e a obesidade estão entre os principais fatores de risco. Os homens têm de ser preocupar com a próstata – já a partir dos 45 anos, todos devem procurar uma vez por ano o urologista para o exame.
Aquele que percebe que está urinando com mais freqüência (por exemplo, levanta de três a quatro vezes durante a noite), tem ardência e sente vontade de urinar novamente quando acabou de fazê-lo, deve procurar o médico: pode ser problema de próstata, ou uma infecção urinária. A memória costuma ser uma preocupação que vem com a idade, mas, segundo Freitag, hoje se sabe que os neurônios podem ser reativados, com uma substância chamada gingko biloba. É claro que nenhum tipo de auto-medicação é recomendado, mesmo porque há contra-indicações.
O especialista ainda chama a atenção para o stress de quem está nessa fase. Quem mora sozinho, costuma ter um tipo de stress, de depressão, isolamento. Mesmo quem mora com familiares, também pode sofrer com esse mal – o importante é verificar se o ambiente é saudável, se a pessoa tem espaço, atenção.
A segurança em casa é um fator que deve ser levado em consideração, porque pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia mostra que um em cada quatro idosos cai dentro de casa pelo menos uma vez por ano, e, em 34% dos casos, há algum tipo de fratura. Freitag dá ainda uma recomendação sobre os netos: os avós devem visitá-los, mas não devem ter a responsabilidade da educação deles, como ter de levar e buscar na escola, na aula de inglês, no treino esportivo. A responsabilidade deve ficar com os pais, e os avós devem estar livres para aproveitar a melhor idade. 

Fonte: Adriana Gordon
Da equipe do DiárioNet
Publicada em: 6/9/2002 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*