Autor: Moisés Careneiro
“… AO HOMEM ESTÁ ORDENADO MORRER UMA SÓ VEZ, DEPOIS SEGUE AO JUÍZO”.
Introdução
Para alguém morrer, basta estar vivo. Esse é um ditado popular muito conhecido, e é uma grande verdade. A vida é uma dádiva de Deus para nós, é um presente valiosíssimo que é até difícil de avaliarmos. Mas o próprio Cristo avaliou a vida de uma pessoa, sobrepondo-a ao valor do mundo inteiro. No entanto, é um presente que passa, e aliás passa muito rápido, tão rápido que a gente não percebe. Então como nós podemos viver a vida uma única vez de forma que alcancemos bons resultados, e com isso agradarmos a Deus? Nós não viveremos por duas, três ou mais vezes, mas uma única vez. Não haverá reencarnação, ninguém após a morte voltará a viver nesse mundo outra vez em um outro corpo qualquer. A vida que Deus deu ao homem é um grande presente, e aliás todos têm o direito de vive-la muito bem, porém só por uma vez.
Como vivermos bem?
Sempre é bom lembrarmos que é um desafio para o homem viver uma única vez e fazer isso de uma forma que lhe traga bons resultados. E como todos os desafios, viver bem exige muita dedicação e seriedade.
Viver Bem é a melhor forma de aproveitamos a vida que Deus nos deu, e muitas pessoas já perderam pelos seus caminhos o interesse de viver bem. É por essa e outras razões que muitos deixaram se envolver em caminhos maus, em roubos, em vícios de bebidas alcoólicas e drogas, em orgias, em violências, em mentiras, … etc. Se você olhar para o mundo em que vive, poderá perceber essa realidade. Pois como o mundo está tão violento, milhões de jovens e adultos em todo o planeta estão envolvidos em drogas e bebidas alcoólicas, os lares estão se desfazendo por causa do adultério. Esses resultados que vemos no mundo, são porque as pessoas se entregaram a isso e preferem não enfrentar o desafio da vida.
-Vivendo para Deus
A bênção da vida vem das mãos de Deus, no entanto para as pessoas terem sucesso em todo o seu ambiente de vida, é preciso viver para Deus. É impossível que alguém consiga desfrutar dos benefícios que uma vida possa gozar, sem que haja uma entrega de coração.
Viver para Deus é:
Amá-lo sobre todas as coisas
Quando você ama alguém, então você pensa nesse alguém constantemente, fala nele constantemente, não consegue viver longe dele, confia nele, dá presentes a ele, não o rejeita, se entrega a ele. E isso são maneiras de demonstrar o seu amor por esse alguém. Assim também deve ser o seu amor para Deus, deve então:
Pensar em Deus;
Falar em Deus;
Estar perto de Deus:
Confiar em Deus;
Agradar a Deus;
Adorar somente a Deus,
Colocarmos Deus acima de tudo e de todos em nossa vida.
Este é o grande mandamento:
“…amar a Deus sobre todas as coisas”.
-Vivendo para o nosso semelhante
Vivermos para os outros faz parte do plano de Deus. Conta-se uma pequena estória de alguns homens que estavam com muita fome e foram convidados por um gigante para tomarem uma sopa em seu grande Castelo, ao entrarem sentaram a beira de um grande caldeirão de sopa, e viram que as colheres tinham os seus cabos cumpridos demais. Logo serviram daquela sopa, mas quando eles tentavam colocar a colher na boca não conseguiam, pois o cabo era muito grande. E continuaram com muita fome, … até que um deles descobriu que se levasse a colher até a boca do seu próximo poderia alimenta-lo, foi aí que todos passaram a alimentar o seu colega até que todos se fartassem. É verdade, para manter uma vida boa é preciso dar a nossa mão ao nosso semelhante. Quando nós nos fechamos em um mundo onde mora só o nosso eu, aí não vivemos bem. Pois viver para o próximo é se realizar satisfatoriamente.
Cristo é o maior exemplo e prova de que é possível viver para o nosso semelhante, eu não estou falando de Cristo o Deus, mas de Cristo o homem. Ele foi capaz de viver a sua vida para os seus semelhantes, e muitos, tem seguido o seu exemplo. Você pode não acreditar, mas é possível viver para o próximo. Isso não quer dizer que você vai deixar de se preocupar consigo, nem que vai dar a sua casa, nem o seu carro para o seu semelhante, nem todo o seu dinheiro, más a verdade é que deverá fazer o bem para ele ser como você é, e vai ajuda-lo e se esforçar para ele ter o que você tem, a viver como você vive, a ter saúde como você tem, a ter conforto como você tem, e isso você pode fazer. Então você deve desejar para ele o que deseja para você, fazer para ele o que você faz para você. E aí você cumprirá o restante do mandamento:
“… e ao teu próximo como a si mesmo”
-Viver com Cristo
A vida sem Jesus não tem sentido, ele é a única esperança para nós, e ai de nós se esperássemos por outras pessoas. Não há nenhuma outra pessoa que os homens devam esperar. Se o mundo vive as ameaças da morte e da violência, somente os que vivem com Cristo poderão escapar desse grande mal. Pois ele é capaz de proteger aqueles que estão ao seu lado, desse grande distúrbio que transtorna o nosso planeta. A bíblia fala em Atos 4.12: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual sejamos salvos”. Somente em Jesus, toda a humanidade pode encontrar a saída para os conflitos eventuais, ele é a única resposta de Deus para o mundo, não existe outra resposta, então quer dizer que não existe outra salvação, nenhum outro caminho, nenhuma outra possibilidade de ser salvo fora dele. Só com Cristo você pode viver uma boa e sossegada vida.
Com Cristo podemos viver bem, pois nele temos:
A salvação garantida;
O perdão garantido;
Uma vida segura;
Grandes promessas;
O direito de continuarmos a vida no além;
A paz que o mundo não tem,
Quantas chances precisarmos.
Viver bem ainda é um desafio, mas com Cristo ao seu lado você irá vencê-lo. Não fuja desse compromisso, pois Deus tem o direito de propriedade da sua vida, isso me lembra também em dizer que ele pedirá conta de cada um pelo fez durante a sua vida. Viver bem é viver para Deus, é amá-lo sobre todas demais coisas; e viver para o seu próximo, é amá-lo como a si mesmo, isso é cumprir o grande mandamento de Cristo. E você só consegue fazer isso com Cristo ao seu lado. Deus em Cristo Jesus te abençoe!
Uberlândia, 20 de Julho de 2002
MOISÉS CARNEIRO
moisescarneiro@ig.com.br
tel.:(0xx12) 3951 7639
Faça um comentário