Autor: Autor Desconhecido
Pastor auxiliar da Igreja Projeto Água da Vida e cantor do grupo Os Nazaritos, Gustavo Legal tem somente 27 anos, porém já é casado há nove anos e pai de dois filhos. Com um ministério jovem, Gustavo fala para o Portal Melodia como as igrejas podem se adaptar para atrair este público.
“A igreja não pode querer impor e sim conquistar acima de tudo. Não proibir e sim orientar”.
Portal Melodia – Em sua opinião, está mais difícil hoje evangelizar os jovens do que antigamente?
Pastor Gustavo – Está fácil hoje porque tiveram igrejas que souberam contextualizar, porém não é a maioria. Na minha igreja, conseguimos através do Espírito Santo contextualizar a bíblia. Temos várias vertentes na nossa igreja: surfistas, skatistas, universitários, poetas, músicos. O leque foi aberto e isto facilitou nossa entrada. Eu costumo falar que a pessoa não pode ser extremista: Nem querer impor Jesus para o jovem, nem deixar de falar. Você tem que mostrar através de sua vida que Jesus Cristo veio para fazer a diferença e que vale a pena servir a Deus. Dentro das oportunidades que vão aparecendo você aproveita para evangelizar. Não é tão difícil assim, como alguns acham.
Portal Melodia – Como a igreja deve atrair os jovens?
Pastor Gustavo – A igreja não pode querer impor e sim conquistar acima de tudo. Não proibir e sim orientar. Estas atitudes são formas de amor. Mostrar que não somos inimigos, e sim amigos. Que vale a pena ter nossa amizade, uma amizade sadia, cristã que busca o interesse do Reino e não os interesses pessoais. É nisto que a igreja deve pensar.
Portal Melodia – Como se conquista os jovens?
Pastor Gustavo – A conquista é de muita amizade, convívio, de algo mais aberto, sem tabus. Os assuntos devem ser tratados abertamente como no mundo secular, mas claro com direção do Espírito Santo. O importante é esclarecer o máximo e contextualizar. A grande dificuldade da igreja hoje em dia é contextualizar a bíblia para os dias de hoje. Sabendo fazer isto você, com certeza, irá conquistar os jovens.
Portal Melodia – Como se contextualiza a bíblia?
Pastor Gustavo – Mostrando que Jesus é um Deus sem tabus, sem paradigmas e sem tradições. È um Deus coerente, que ama e tem como prioridade o relacionamento, o amor e o convívio. A doutrina básica de Deus está no amor e na servidão. De um servir a outro, ser solidário. A solidariedade é uma grande forma de contextualizar. Servindo desta forma, a igreja será bem sucedida para atrair os jovens na igreja.
Portal Melodia – Como o jovem atual deve lidar com as coisas do mundo, como as drogas?
Pastor Gustavo – O jovem cristão tem uma grande curiosidade, principalmente os que cresceram na igreja. Essa curiosidade é alimentada pelo medo que alguns pastores impõem falando frases como: Se você for ou fizer, vai arder nas chamas do inferno. Alguns pastores preferem impor o medo a parar e sentar, conversar, do que passar todo um dia, uma semana, um ano com o jovem. Ao sentar o pastor pode conversar e explicar porque não, porque não vale a pena, que as drogas são na realidade uma fuga. Nossa fuga tem que ser para Jesus Cristo. Quando nós fugimos para qualquer outra coisa que não seja Jesus Cristo não é sadio, seja droga, seja namoro, seja praia, qualquer coisa…
Então o papo, o dialogo tem que acontecer, ele é fundamental no sentido de esclarecer e abrir a mente do jovem e de começar a tirar o mito e a curiosidade do jovem de querer ir para um mundo que ele pensa que vai suprir certas necessidades. O importante é saber que a necessidade é Jesus Cristo em todas as áreas da nossa vida.
Portal Melodia – Qual é o erro que alguns pastores cometem com os jovens?
Pastor Gustavo – O erro é impor. Eles querem por cabresto no jovem, talhar e tolher o jovem através da proibição. Muitas vezes, os próprios pastores tiveram no passado vontade de surfar, ir ao cinema ou teatro e foram tolhidos. Parece que é uma forma de se vingar, por terem sido tolhidos, pensam em tolher o jovem. Infelizmente existe este tipo de sentimento em alguns pastores frustrados porque perderam ou não aproveitaram sua juventude pelo medo. É um erro que vão passando de geração em geração: Meu filho não vai fazer porque não fiz, o jovem não vai fazer porque não fiz. Então eles erram muito nessa legalidade. Eu sou contra a legalidade. Somos livres, Deus nos chamou para sermos livres. Temos que ter coerência para saber nossas limitações, o que posso fazer ou não. Até indo posso ir. A coerência se adquire na Palavra de Deus e orando bastante, pedindo sempre a Deus muita sabedoria.
Portal Melodia – O melhor modo de o jovem ficar longe do caminho errado é orar?
Pastor Gustavo – É orando e pedindo a Deus o discernimento. Estudando muito, tendo muita intimidade com Deus, porque Ele vai falando o que é tradição, pecado, o que são costumes e doutrinas humanas, o que é teologicamente de Deus, o que é realmente fundamentação de Deus. Então o jovem vai criando o discernimento, mas que só vem com muito estudo, muita intimidade, vontade de acertar, fazer a diferença (principalmente no seu lar). Agindo desta forma, ele vai saber o que é certo ou errado. A bíblia é muita clara e não permite o extremismo. Deus sugere a moderação. Então temos que ser moderados em tudo (seja em qualquer área da nossa vida). A bíblia diz: "Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas tolo; por que morrerias antes do teu tempo? (Eclesiastes 7:16,17). Ou seja, seja moderado, tranqüilo e seja livre em Deus sabendo e buscando a direção.
Crédito: Portal Melodia
Jornalista Tatiana Cioni Couto
Concordo.
Até porque assumimos a Deus por amor que antecede do reconhecimento, e não por força.
Amém, colhi muitas informações para fazer uma obra linda na vida de muitos jovens.
Muito bom
eu tenho certeza que para um jovem se sentir bem com DEUS a pessoa que esta ao lado tem quer dar exemplo. Por que na BIbía diz que nós não devemos falar muito e sim fazer .Para conquistar uma vida tem quer ter consciência o que esta fazendo não adianta conquistar e deixar largado…
E esse estudo me ajudou muito♥♥
“Jesus é um Deus sem tabus, sem paradigmas e sem tradições. È um Deus coerente, que ama e tem como prioridade o relacionamento, o amor e o convívio.”? Esquecem que Deus é um Deus de justiça e de ira? esqueceu que ele vira para julgar? e que os pecadores ficaram fora do reino? Jesus mesmo fala aquele que obedece ao pai “JOÃO 14-21 Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele.”