Atos 13 Rompendo as barreiras para o Brasil

Autor: Chacko Thomas

 

ATOS 13 ROMPENDO BARREIRAS é uma Visão e uma Estratégia. É inspirado por Atos 13, o exemplo da Igreja de Antioquia (Atos 13.1-5). Eles obedeceram a direção do Espírito Santo em “separar” dois trabalhadores, “Barnabé e Paulo para o trabalho que eu os tenho chamado”. Esta estratégia permite com que cada igreja local, no mundo inteiro, possa contribuir com a iniciativa de Deus em nosso tempo de levantar e enviar novos missionários para irem às nações com o menor número de evangélicos ou até mesmo nenhum. Pergunte como você pode se envolver.
George Verwer sempre teve um peso em seu coração por enviar e mobilizar missionários para partes do mundo onde as pessoas ainda têm que ouvir sobre Cristo. Mais de 100.000 pessoas já participaram dos Treinamentos de Evangelismo da Operação Mobilização desde quando ele fundou este ministério em 1957. 
Mas George não esperava que Deus lhe desse uma visão que permitisse o envio de 200.000 novos missionários nos anos seguintes de igrejas do mundo inteiro para irem às nações com o menor número de evangélicos ou até mesmo nenhum. Ele estava em um vôo de Córdoba para Buenos Aires, na Argentina, depois de participar do Love Latin America, em Janeiro de 1995. “É difícil explicar”, diz George, “o que eu experimentei naquele vôo quando Deus me deu a visão de Atos 13  Rompendo Barreiras. A experiência foi parecida com a que tive quando Deus me deu a idéia de ter um navio para a evangelização mundial”, diz George, referindo-se aos navios da OM: Logos, Doulos e Logos II.
“Conforme eu rascunhava os países chaves e áreas do mundo com um número de igrejas que eu sentia que deveriam responder a isso, pude ver mais do que nunca que 200.000 trabalhadores não era um sonho tão impossível. Precisávamos somente de 100.000 igrejas ao redor do mundo inteiro para que isso fosse possível.” Hoje isto é menos do que 10% das igrejas no mundo. A maioria destas igrejas não está entre os países que tradicionalmente enviam missionários, mas estão em países como o Brasil, Nigéria, Índia e Coréia do Sul.
Por que precisamos de novos missionários? A necessidade de novos trabalhadores vem de todas as nações e de todas as instituições missionárias. Há aproximadamente 2.000 grupos, representando centenas de milhões de pessoas, onde a igreja quase não existe ou é completamente inexistente. Muitos deles estão na parte do mundo conhecida como Janela 10/40 ou Sul da Europa. É claro que o campo missionário agora está entrando em nossos países, com pessoas imigrando ou vindo até nós para conseguir uma educação melhor ou fazer negócios. 
Em uma carta que recentemente enviamos para mais de mil pessoas de nossa mala-direta, George escreveu, “Estou sentado em um avião voltando de uma conferência na Alemanha com aproximadamente 200 missionários, onde quase todos trabalham no coração da Janela 10/40. Eles expressaram a necessidade por mais trabalhadores e as incríveis portas que estão abertas para tantas nações e vários grupos de pessoas. Quero agradecer a você por tudo o que tem feito para ver orações e trabalhadores sendo mobilizados”.
De que tipo de força missionária estamos falando? George vê os “fazedores de tendas” desempenhando um papel significativo nesta força de 200.000. Na maioria das vezes um missionário é uma pessoa que deixa sua própria cultura para levar o Evangelho à pessoas de outra cultura. Isso pode ser até mesmo dentro de seu próprio país, que é o caso de aproximadamente 45.000 missionários na Índia. Tais pessoas seriam “fazedoras de tenda” ou obreiros em tempo integral em um papel de apoio missionário, ou alguém que se voluntaria por alguns anos de sua vida, o que chamamos de missionários de curto-período. George acredita, com todo seu coração, que “o mesmo Espírito Santo de Atos 13 continua querendo enviar obreiro agora”.
A chave para realizar a visão é você. A igreja local com uma visão para a seara global é o meio mais poderoso de Deus de levar Suas Boas Novas até os confins da terra. Nenhuma igreja é pequena demais, grande demais, rica demais ou pobre demais para se envolver.
Onde vamos encontrar estas 100.000 igrejas para enviar 200.000 trabalhadores? Bem, a lista a seguir irá mostrar que isto se encaixa dentro da capacidade das igrejas ao redor do mundo. Algumas igrejas terão que fazer parcerias com outras igrejas para enviarem trabalhadores, enquanto outras por si mesmas poderão enviar vários obreiros.
Abaixo damos um exemplo do número de igrejas que acreditamos ser necessário para enviar missionários de diferentes partes do mundo:

América Latina          15,000
Canadá                          5,000
Estados Unidos          25,000
Caribe    1,000
Escandinávia  1,200
Europa Ocidental  4,800
Europa Oriental  5,000
Grã Bretanha   5,000

África                          5,000
Subcontinente Índico 15.000
Coréia do Sul              5,000
Austrália              2,000
Nova Zelândia              1,000
Pacífico Asiático          4,000

Abaixo está a sugestão da divisão para a América do Sul. Aqui você encontra uma proposta para aproximadamente 10.000 igrejas da América do Sul enviando aproximadamente 20.000 obreiros para os grupos  não alcançados do mundo.
 
Argentina  1.250
Bolívia      500
Brasil   5.000
Chile   1.000
Colômbia     500
Equador     250
Paraguai     250
Peru      250
Uruguai     250
Venezuela     500

Outros 5.000 trabalhadores poderiam ser mobilizados das igrejas hispânica nos EUA e outros da região do Caribe. 
Quando falei com o líder da OM Brasil, Humberto Aragão, sobre 5.000 igrejas brasileiras enviando 10.000 obreiros, este meu amigo me disse que apenas duas ou três grandes cidades do Brasil conseguiriam fazer isso. Eu creio que estes alvos estão dentro de nossa capacidade.
Aqui estão alguns passos que você pode tomar para fazer com que ATOS 13 Rompendo Barreiras seja uma realidade em sua igreja:

Espere em Deus em oração
Estabeleça um alvo de fé para futuros obreiros.
Tome uma decisão firme de fazer algo específico.
Leia materiais chaves de missões como “Missão de Enviar”, “Missões: Qual a sua parte?” ou “Intercessão Mundial”.
Entreviste aqueles que estão orando ou que estão abertos para saírem.
Comece um programa para levantar finanças para levar adiante este projeto.
Inicie um programa contínuo para aqueles que estão indo ou enviando.
Contate agências enviadoras para pedir conselho e ajuda.
Realize uma conferência missionária.
Envie! Romanos 10: 13″15
 
O tempo para responder é agora! Que Deus possa levantar um exército poderoso de Enviadores de Missionários, Mobilizadores de Missionários e de Missionários das Igrejas da América Latina. Você poderia orar especificamente por 15.000 Igrejas Latinas que enviem 30.000 obreiros para os povos não alcançados do mundo? Confiemos em Deus para outras 5.000 igrejas que enviem 10.000 obreiros do Brasil.  

Quanta oração, oferta e envio é dedicado àqueles milhões que nunca ouviram as Boas Novas de Jesus Cristo? Que Deus faça do Brasil uma forte Nação Missionária. A quem muito é dado, muito será cobrado.

Por favor, contate-nos para receber livros gratuitos sobre mobilização missionária e folhetos para ajuda-lo em sua visão ou para fazer cartas periódicas de mobilização missionária.  
 
Email: chacko.thomas@
missionsmobilisation.org
Website: www.Missionsmobilisation.org

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*