Autor: Ismar do Amaral
Na semana passada, eu estava na rua e encontrei um carro que trazia no seu vidro traseiro um adesivo com a seguinte frase: "se ficar, o bicho pega; se correr, o bicho come, mas se orar, o bicho foge". No mesmo dia encontrei um outro adesivo, agora em uma loja, que dizia: "ora, que melhora". Frases simples, curtas e objetivas que apontam para um aspecto essencial na nossa caminhada cotidiana com Deus, onde enfrentamos situações bastante diversificadas.
Por exemplo, você já se percebeu tendo que administrar situações que fogem totalmente do seu controle e que não dependem exclusivamente do seu querer? É possível até que, num momento ou outro da sua vida, você se perceba sem conseguir entender bem o porquê das coisas que acontecem ao seu redor. O quê dizer então daquelas situações onde aguardamos a resposta de Deus e que, por motivos dos mais variados e na nossa concepção, tarda a chegar? Na verdade é muito difícil lidar com o silêncio de Deus.
O profeta Habacuque também enfrentou esse drama e, na sua caminhada com Deus, passou por situações que ele não entendia. Uma delas foi exatamente o silêncio de Deus (Hab. 1:2). O profeta experimentou esse silêncio aguardando uma resposta da parte de Deus para suas queixas e indagações e, no capítulo 2 do seu livro, ele nos ensina três lições fundamentais.
A primeira delas é que, para aguardar a resposta de Deus, precisamos preservar uma vida de oração. Estamos vivendo esse momento em nossa igreja e queremos conclamar você a se engajar no mover de Deus sobre a nossa comunidade. Ore e peça a Deus que nos abençoe e nos faça uma igreja, segundo a sua própria vontade. Outra lição importante que o profeta nos ensina é que devemos preservar a esperança. Precisamos aprender com Deus sobre as nossas urgências e o seu tempo (Kairós), sem perder a esperança diante das situações que nos cercam. E uma terceira lição é que devemos preservar uma vida de fé, pois o profeta nos ensina que o justo viverá pela fé, além de aprendemos nas Escrituras que sem fé é impossível agradar a Deus.
São lições simples e básicas para quem quer confiar, depender e obedecer a Deus. Você é convidado a experimentar aquilo que Deus tem para a vida da nossa amada Oitava Igreja. Venha, junte-se a nós através de uma vida de oração, de uma vida de esperança e de uma vida de fé.
Faça um comentário