Autor: Christian Barbosa
Um conceito muito simples, mas não simplista, diz que tudo que você faz na sua vida sofre uma escolha. Todas as suas decisões são fruto de uma escolha consciente ou inconsciente.
Quando você decide ficar trabalhando até mais tarde em vez de ir para casa, você está priorizando seu trabalho. Quando você decide ir para a praia em vez de ir para o campo, você fez uma escolha. Quando você decide comer carne em vez de peixe, algo inconsciente o fez ter essa escolha. Quando você vai falar no MSN em vez de fazer a tarefa importante, você fez uma escolha. Quando você decidiu ler um e-mail, seu cérebro processou a escolha.
Quando você diz que não tem tempo, você escolheu não ter tempo! Óbvio ou cruel? Tanto faz, mas essa é a mais absoluta verdade. Logo, gerenciar tempo é uma questão puramente de escolha.
Você pode escolher ter mais tempo, sabendo decidir que atividades executar, que atividades recusar, que atividades delegar.
E mesmo quando você acha que não está tomando decisão nenhuma, você está escolhendo entregar a decisão na mão das circunstâncias. Algo como “deixa a vida me levar”. Só não vale reclamar depois e dizer que você não queria isso.
Você pode escolher ter mais vida se optar por fazer coisas importantes para você, aproveitar seus relacionamentos, fazer esportes, dedicar-se a você.
Pense no dia de hoje. Faça uma lista de tudo que você tem a fazer. Pense em quanto tempo levará cada atividade, some esse tempo. Quantas horas resultaram? O ideal é que não ultrapasse 6 horas (para sobrar tempo para urgências ou eventuais circunstâncias). Quando ensino essa técnica simples às pessoas, é comum aparecerem dias com 8h, 9h e já vi até com 14 horas.
Se esse é seu caso, faça as seguintes perguntas para si mesmo: Eu quero trabalhar 12 horas hoje? O que eu posso não fazer? O que posso adiar? O que eu posso fazer de forma mais eficaz? O que eu posso delegar? O que eu posso fazer de importante para mim hoje? Priorize os itens que ficaram por uma ordem numérica (1, 2, 3, 4,…) e execute suas atividades do dia nessa ordem! Não acredite em mim, teste!
Se você fizer essa priorização, você acabou de escolher ter um dia mais produtivo! Se você não tem tempo, a causa é provavelmente, a falta de escolhas corretas na sua vida.
Escolha ser feliz, escolha sair do seu relacionamento que não terá futuro. Escolha arriscar mais. Escolha se organizar. Escolha ter mais tempo. Escolha fazer a diferença para você e para o mundo. Escolha viver!
Acabe com o mal da indecisão na sua vida, traga a escolha.
Faça um comentário